Geografia

O que é movimento de translação da Terra? Saiba como ele acontece e suas consequências para nós

o que é movimento de translação de terrao que é movimento de translação de terra
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Terra realiza dois movimentos principais: a rotação e a translação. Eles são muito importantes para definir as horas, os dias e as estações do ano e por isso caem bastante no Enem. Saiba o que é movimento de translação da Terra e se prepare para o maior vestibular do país!

Se você quiser ir para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:

Estudando para o Enem? Prepare-se com as questões de edições antigas do exame no Simulado Beduka! Ele é gratuito e personalizável.

Quais são os movimentos da Terra?

Com certeza você já ouviu naquela história de que o mundo gira e o vacilão roda. Para você não vacilar no Enem, vamos te explicar quais são as formas como a Terra se movimenta e suas consequências.

Nosso planeta realiza dois movimentos principais: a rotação e a translação. A rotação é a volta em torno do próprio eixo da Terra, feito em mais ou menos 24h, ou um dia.

A translação é um movimento mais demorado, com grandes consequências na nossa vida. Continue lendo para saber o que é movimento de translação da Terra.

Acesse o perfil do Beduka no Instagram e receba informações diárias sobre vestibulares e conteúdos para estudar.

O que é movimento de translação da Terra?

A Terra, assim como todos os planetas do nosso Sistema Solar, tem seus movimentos determinados pela sua proximidade com o Sol. No caso da translação, a Terra faz uma volta em torno dele.

Esse movimento é feito de maneira elíptica no sentido anti-horário. Como nosso planeta não é uma esfera certinha, mas possui os polos achatados, a trajetória que ele faz em volta do Sol ocorre de forma oval.

Além disso, a depender do momento, a Terra estará mais próxima ou mais distante do Sol. Chamamos periélio o momento de maior proximidade e afélio, o de maior distância.

Você deve estar se perguntando como o movimento de translação da Terra acontece. Vamos te explicar isso, mas você precisa ler até o final para entender.

Por que a Terra gira em torno do Sol?

A Terra gira em torno do Sol porque, além de ela manter o movimento da nuvem de partículas que a formou, possui uma órbita estável.

Para explicar isso, você vai precisar lembrar um pouco das aulas de Física e das Leis de Newton. Leia este texto aqui para relembrar tudo sobre isso.

Nosso planeta surgiu de uma nuvem de partículas que tinha um momento angular. Isso significa que ela girava em torno de um ponto fixo. Bom, você deve lembrar da lei da inércia cuja descrição é: os corpos que estão em movimento tendem a permanecer em movimento, se não houver uma força que os pare e vice-versa.

Graças a isso, a Terra continua mantendo os movimentos que a nuvem realizava. Entre eles, a volta em torno de um objeto. No caso, o Sol.

Pronto. Já sabemos por que a Terra gira, mas qual é a causa do movimento especificamente em torno do Sol? A gravidade.

Segundo a equação que Newton fez, os corpos se atraem pela massa e pela distância. Quanto maior a massa, maior a atração; quanto maior a distância, menor a atração.

Para haver a órbita entre dois corpos, é preciso haver um equilíbrio entre a velocidade do movimento orbital e a força gravitacional.

A Terra permanece em órbita ao Sol porque sua velocidade equilibra a força de atração entre eles.

Agora que você tem ideia do que é movimento de translação da Terra, teste seus conhecimentos sobre os movimentos que o planeta realiza.

Quais são as características do movimento de translação da Terra?

Para entendermos melhor o que é movimento de translação da Terra, vamos conhecer suas características.

As duas principais são: a duração e a velocidade.

Duração

A translação da Terra tem duração de 365 dias, 5 horas e 38 minutos, Como medida prática, adota-se apenas um calendário de 365 dias e a cada quatro anos, como forma de compensar as horas que ficam de fora, temos um ano bissexto, com 366 dias.

Velocidade

A velocidade média da translação é de aproximadamente 107.000 km/h. Apesar disso, nós não conseguimos percebê-la. Isso só aconteceria se observássemos um ponto fora do planeta parado ou com velocidade diferente.

Sabe quando você está em um carro e vê as árvores ao lado da estrada? É basicamente isso. Se elas não estivessem ali, você não perceberia a velocidade com que o carro estaria.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Ah, outra coisa. Essa velocidade aí é a média. Mas ela pode ser alterada, a depender do afastamento ou da aproximação que a Terra faz do Sol no plano elíptico. No periélio, a velocidade aumenta e no afélio, diminui.

Qual é a relação entre a translação da Terra e as estações do ano?

Aqui chegamos ao ponto em que saber o que é movimento de translação da Terra nos permite notar como ele afeta diretamente na nossa vida. Sem delongas, é ele quem determina as estações do ano.

E ao fazer isso, implica diretamente na temperatura, no ritmo das chuvas e em tudo que se relaciona com o clima.

Mas como isso acontece? Bem, para entendermos isso, precisamos conhecer uma coisa chamada eixo de inclinação da Terra.

Nosso planeta tem uma inclinação natural que oscila entre 22º e 25º. Isso faz com que a luz do Sol não chegue aos mesmos lugares da mesma forma durante a translação. É assim que as estações são definidas.

Em alguns períodos, a Terra fica mais inclinada para um dos hemisférios (norte ou sul). Isso os leva a ter características diferentes ao longo do ano com relação ao seu clima, que são as estações.

Quando a Terra tem inclinação máxima para o norte ou para o sul, acontece o solstício, que marca o início do verão ou do inverno, depende do hemisfério em que a pessoa estiver. Se for com mais incidência de luz solar no norte, teremos verão por lá e inverno na parte sul, vice-versa.

O solstício ocorre duas vezes ao ano: janeiro e junho. Sua característica principal é que o dia se torna maior no verão, enquanto a noite é mais longa no inverno.

Além dele, temos outro fenômeno, que marca o começo da primavera e do outono: o equinócio. Ele ocorre duas vezes ao ano, em março e setembro, quando nenhum dos polos está inclinado para o Sol durante a translação. Desta forma, o dia e a noite têm a mesma duração.

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigado por ter lido até aqui nosso resumo sobre o que é movimento de translação da Terra.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.