Geografia

O que é posição geográfica? Entenda o conceito com exemplos

o que é posição geográficaO que é posição geográfica?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Sabia que dizer que o Brasil está na América do Sul é uma afirmação correta, mas inexata? Isso porque a posição de um lugar é mais específica do que apenas falar no continente a que ele pertence. Ela se refere às suas coordenadas. Descubra o que é posição geográfica com este texto e fique por dentro deste assunto.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler este artigo sobre o que é posição geográfica, que tal acessar resumos de matéria no Instagram do Beduka?

O que é posição geográfica?

Ei, onde está você? A esse tipo de pergunta a gente sempre responde algo parecido com: “estou na casa da Isa”, não é verdade?

Essa é uma resposta social e contextualmente precisa, contudo, geograficamente faltariam alguns elementos aí.

Isso porque a posição geográfica é o ponto exato de algum lugar no planeta.

Este ponto não é definido pela ideia de propriedade, mas sim por coordenadas, que vamos explicar no próximo ponto.

  • Quando terminar de ler este texto sobre o que é posição geográfica, descubra o que é cartografia!

Como a posição geográfica é definida?

Como a gente viu acima, a posição geográfica é determinada pelo uso de coordenadas. No caso do exemplo, teríamos de saber em quais coordenadas a casa da Isa fica, para poder dizer com exatidão sua localização.

As coordenadas são duas:

  • Latitude: são as linhas paralelas à Linha do Equador, que cortam o planeta no sentido horizontal. Elas determinam o que está a norte e a sul. Também por isso as latitudes são chamadas de paralelos.
  • Longitude: as linhas de longitude são verticais que cortam o planeta no sentido leste-oeste. Também são chamadas de meridianos e têm como referência o meridiano de Greenwich.

O cruzamento entre as linhas é o que determina a posição geográfica de um determinado lugar. Ela é medida em graus, minutos e segundos. Cada grau tem 60 minutos e cada minuto tem 60 segundos.

Assim, para responder com precisão à mãe, seria preciso dizer qual o ponto em que as linhas se cruzam, usando os graus, minutos e segundos.

Veja que não seria suficiente dizer norte ou sul, pois isso ainda seria dar uma informação vaga. A precisão será sempre dada por meio da latitude e da longitude.

Exemplo: a Faculdade de Medicina da UFMG fica na parte leste de Belo Horizonte. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Esta é uma afirmação correta, mas é imprecisa pois não mostra a posição geográfica exata. Para ter exatidão, seria preciso dizer que ela fica a 19°55’27″S (latitude) e a 43°55’42″W (longitude).

Dezenove graus, cinquenta e cinco minutos e vinte e sete segundos a sul da Linha do Equador e quarenta e três graus, cinquenta e cinco minutos e quarenta e dois segundos a oeste de Greenwich.

Legal, né? Mas qual seria a posição geográfica do Brasil? Vamos descobrir.

Qual é a posição geográfica do Brasil?

Você deve saber que o Brasil está a oeste de Greenwich, que corta o planeta ao meio de leste a oeste, e ao sul da Linha do Equador, que divide os hemisférios sul e norte. Apenas 7% do território brasileiro está acima do equador.

Assim, o Brasil está no hemisfério sul ocidental. Isso de maneira geográfica, de modo cultural o Brasil faz parte da América Latina e os países considerados ocidentais são os Estados Unidos e os que estão no oeste da Europa e na Oceania.

Quando se fala em latitude e longitude de um país, toma-se como referência os seus pontos extremos nas coordenadas cardeais: norte, sul, leste e oeste.

Os extremos do Brasil a leste e a oeste são, respectivamente, a Ponta do Seixas (na Paraíba) e a serra Contamana (no Acre). Assim, as longitudes limites são: 34°47’30” W e 73°59’32”W.

No sentido norte-sul, os extremos são o Monte Caburaí (em Roraima) e Arroio Chuí (no Rio Grande do Sul), respectivamente. Portanto, as latitudes limites são: 5°16’20” N e 33°45’03” S.

  • Exercícios sobre posição geográfica caem muito no Enem, que tal colocar seus conhecimentos em prática no Simulado Enem do Beduka? É gratuito!

Gostou do nosso texto sobre o que é posição geográfica? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.