A população mundial atualmente está acima de 7 bilhões de pessoas, com mais da metade delas vivendo em zonas urbanas. Ou seja, cerca de 4 bilhões de pessoas vivem em cidades, a maioria de maneira concentrada em grandes centros.
Assim, surge o fenômeno das metrópoles e megalópoles, que contam com uma grande população e lidam com diversos problemas para gerir tantas pessoas.
A seguir, vamos te apresentar uma lista mostrando quais as maiores cidades do mundo e os problemas que elas enfrentam, além dos benefícios que as tornam atrativas.
Quais as maiores cidades do mundo?
As maiores cidades do mundo estão localizadas em três continentes (África, América e Ásia), mas a maioria está na Ásia, que possui uma grande concentração de megacidades.
O levantamento é realizado pela quantidade de habitantes tanto dos municípios quanto das suas regiões metropolitanas. Todas contam com mais de 10 milhões de habitantes.
1. Tóquio, Japão
A região metropolitana de Tóquio possui 37.843.000 de habitantes e se destaca por ter um dos maiores índices de desenvolvimento humano do mundo.
Ela apresenta ótima qualidade de vida, educação de alto nível e bons índices empregatícios, mesmo sendo uma tarefa difícil para uma aglomeração urbana tão grande.
2. Deli, Índia
Mais de 33 milhões de pessoas vivem em Deli, que inclui a região de Nova Deli, a capital do país. É uma cidade muito antiga e seu território é ocupado com zonas urbanas desde antes de Cristo, podendo ter mais de 3 mil anos de história.
Deli é o centro político e econômico do norte da Índia, o que a faz atrair trabalhadores de diversas áreas do país.
3. Shanghai, China
A China tem mais de 1 bilhão de habitantes e 29.867.918 de pessoas estão em Shanghai, o retrato da expansão econômica chinesa.
Além de ser uma das maiores cidades do mundo, Shanghai atrai milhares de pessoas devido a seus vários pontos turísticos, como o Templo da Cidade de Deus.
4. Dhaka
Capital e cidade mais populosa de Bangladesh, concentra intensa atividade comercial e industrial, mas enfrenta desafios de infraestrutura devido à rápida urbanização. Tem 23.935.652 moradores.
5. São Paulo, Brasil
Única representante brasileira, São Paulo possui uma região metropolitana com quase 23 milhões de habitantes. Ela é o centro financeiro do Brasil e a maior cidade da América Latina.
6. Cairo, Egito
Quando se fala sobre as maiores cidades do mundo, o Cairo é uma das mais lembradas. Sua população vem crescendo num ritmo de 2% ao ano, e hoje está em 22.623.874 habitantes, o que a torna a maior cidade da África e do mundo árabe.
O Cairo possui uma história longa e abriga diversos pontos turísticos que atraem pessoas do mundo inteiro, como as pirâmides de Gizé.
7. Cidade do México, México
A Cidade do México é a capital mexicana, e mistura passado asteca, arquitetura colonial e urbanização moderna. É o principal centro político, econômico e cultural do país.
Possui cerca de 22.500.000 habitantes e é um dos maiores centros da América Latina.
8. Pequim, China
Capital da China, reúne monumentos históricos como a Cidade Proibida com centros de poder político e tecnológico. É uma das cidades mais influentes do mundo. A população total de sua zona metropolitana é de mais de 22 milhões de habitantes, o dobro, por exemplo, da população de Portugal.
9. Mumbai, Índia
Centro financeiro da Índia e sede de Bollywood, a maior indústria cinematográfica do mundo. É marcada por contrastes entre riqueza, tradição e desigualdade social e também pela impressionante marca de mais de 21 milhões de habitantes. Para você ter noção, isso é maior do que a soma da população de todas as regiões metropolitanas do nordeste.
10. Osaka, Japão
Importante centro comercial japonês,possui uma população com mais de 18 milhões de pessoas e destaca-se pela gastronomia, pelo papel histórico no comércio e pela integração com a região de Quioto e Kobe. Seus habitantes correspondem a 7% de toda a população japonesa.
Quais os benefícios de viver em uma das maiores cidades do mundo?
Você viu quais as maiores cidades do mundo. Mas por que elas atraem tantas pessoas?
Em geral, grandes cidades possuem mais infraestrutura, permitindo o acesso a serviços que não se encontram em cidades menores como hospitais, escolas e universidades de alto nível e possibilidades de emprego.
Assim, elas possuem benefícios que tornam a qualidade de vida melhor do que outros locais.
Problemas de viver em uma das maiores cidades do mundo
Apesar dos benefícios os quais as maiores cidades do mundo possuem, nem todos terão acesso a eles.
Existem vários problemas nas cidades grandes, inclusive porque a atração que realizam de mais habitantes todos os anos leva à competição por espaço. Assim, há a tendência de aumento da violência.
O inchaço das cidades também aumenta a poluição, a especulação imobiliária torna a vida nas partes com mais serviços e empregos mais cara também, empurrando parte da população para regiões periféricas.
Veja outros problemas urbanos.
Maiores cidades do mundo por área
Outra forma de ver quais as maiores cidades do mundo é pela extensão territorial. Veja as cinco maiores.
1. Sermersooq, Groenlândia: tem cerca de 531.900 km²
2. Avannaata, Groenlândia: possui 522.700 km²
3. Nagqu, China: cidade-prefeitura com 450.537 km²
4. Hulunbuir, China: cerca de 263.953 km²
5. Altamira, Brasil: com 159.534 km², é a maior cidade em extensão no Brasil
Gostou do nosso texto sobre quais as maiores cidades do mundo? Veja também: