Geografia

Resumo da Região Sudeste: Estados, Capitais e Cultura

Resumo da Região SudesteResumo da Região Sudeste
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Região Sudeste do Brasil é composta por quatro estados. Ela concentra o maior parque industrial do país e é responsável por mais da metade do nosso Produto Interno Bruto. Devido a suas especificidades, está sempre presente em questões do Enem e dos vestibulares. Fique sabendo tudo com este resumo da Região Sudeste.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler este resumo da Região Sudeste do Brasil, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é a Região Sudeste do Brasil?

A região sudeste do Brasil é uma das cinco divisões regionais que nosso país tem. Essas divisões ocorrem com o propósito de facilitar a integração entre os estados que as compõem e a gestão dos governos estaduais e federal.

O sudeste é uma das menores regiões do Brasil, ocupando 10,85% do território. Contudo, é a região mais povoada, com uma densidade populacional de 93 habitantes por quilômetro quadrado.

É nela que estão grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, duas cidades globais, que exercem influência sobre todo o território nacional.

O sudeste concentra a maior parte da riqueza brasileira. Somente o estado de São Paulo é responsável por 33% do PIB nacional.

A maior parte da população (cerca de 90%) vive na zona urbana. Seus indicativos sociais apontam para o segundo maior IDH do país.

Os estados que compõem a região sudeste são:

  • Espírito Santo: sua capital é Vitória e os naturais do estado são conhecidos como capixabas.
  • Minas Gerais: tem como capital Belo Horizonte, seus naturais são chamados de mineiros.
  • Rio de Janeiro: apesar de muita gente chamar a todos os nascidos neste estado de cariocas, seu gentílico é fluminense. Cariocas são os habitantes da capital, que tem o mesmo nome do estado, Rio de Janeiro.
  • São Paulo: os nascidos neste estado são os paulistas e a capital leva o nome da unidade federativa, São Paulo. Além disso, os habitantes da capital, que também se chama São Paulo, são chamados de paulistanos.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Resumo da história da Região Sudeste do Brasil

Como em todas as regiões brasileiras, o sudeste foi habitado primeiro por indígenas, como os Tamoios, que ocupavam a costa dos atuais estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

No século XVI os primeiros europeus chegaram à região. Uma das capitanias hereditárias mais importantes do Brasil Colonial ficava nessa parte do país. A capitania de São Vicente, ao lado de Pernambuco, foi a única a prosperar.

O povoamento do interior foi realizado após a fundação da vila de São Paulo de Piratininga. Este centro urbano cresceu em volta do colégio fundado pelos jesuítas, com destaque para José de Anchieta.

A partir desta vila saíram as bandeiras, que eram colunas de homens que buscavam desbravar o interior do Brasil à procura de especiarias (as drogas do sertão), metais preciosos e índios para escravização.

Os bandeirantes fundavam cidades por onde passavam. A população do interior da região cresceu de modo considerável após a descoberta de ouro. Foi assim que Minas Gerais foi povoada

Isso levou à mudança da capital da colônia de Salvador para o Rio de Janeiro, cujo porto ficava mais próximo da riqueza extraída das minas, aumentando a possibilidade de controle.

A presença da corte portuguesa na região a partir de 1808 levou ao aprofundamento de seu desenvolvimento. Com o Rio como capital, a burocracia estatal se estabeleceu nos seus entornos, tornando a região mais atrativa.

São Paulo se tornará em meados do século XIX a província mais rica do país, graças à produção de café, que se tornou o principal produto de exportação do Brasil.

Também é devido ao café que a população desta região se modifica pela presença dos imigrantes que chegam ao país para trabalhar nas lavouras. Isso se deu por causa da passagem do trabalho escravo para o livre que começou a se realizar a partir de 1870.

Resumo da economia da Região Sudeste do Brasil

A região sudeste é a mais rica do país, sendo 55,2% do produto interno brasileiro. Três dos seus quatro estados figuram entre os cinco com os maiores PIB per capita do  Brasil: São Paulo (2º), Rio de Janeiro (3º) e Espírito Santo (5º).

O sudeste é a região brasileira mais importante quando o assunto é indústria, comércio e setor financeiro. Cerca de 80% dos operários do Brasil estão concentrados nesta região.

São Paulo detém o maior parque industrial da América Latina, com destaque para os ramos automobilístico, eletrônico, maquinário, metalúrgico e tecnológico. As empresas ficam principalmente na capital e na região do ABC Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano).

Porém, devido ao processo de desconcentração industrial, as metrópoles vêm perdendo parte das empresas destes ramos. Algumas se dirigem para outras regiões, com maiores incentivos fiscais, ou cidades do interior.

No sudeste se encontram importantes recursos minerais como ferro, manganês, ouro e zinco. Minas Gerais é o maior produtor destes recursos no país, o que gera uma receita muito alta.

No Rio de Janeiro se encontram reservas de petróleo, extraído do pré-sal da sua região litorânea.

A Região Sudeste também se destaca pela pecuária. O seu rebanho bovino é o segundo maior do país. Isso permite a instalação de frigoríficos e da indústria de laticínios na região. A produção de leite é a segunda maior do país, perdendo apenas para o sul.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Apesar de o café ter sido a grande força da economia da região, com os quatro estados participando de sua produção ao longo do século XIX e no começo do XX, seu cultivo vem se reduzindo cada vez mais.

Os cafezais são intercalados com outras culturas, destacando-se as de cana-de açúcar, soja e laranja.

O turismo também é importante para a região Sudeste. Cidades como Rio de Janeiro recebem pessoas de diversos locais do mundo para conhecer suas belezas naturais.

Clima e vegetação da Região Sudeste

Como a maior parte do Brasil, a Região Sudeste está localizada entre os trópicos e apresenta um clima tropical. Assim, os seus estados podem ter temperaturas elevadas. No entanto, alguns outros fatores além da latitude modificam o clima.

Por exemplo, o relevo altera a distribuição de chuvas e a temperatura. Por isso, cidades litorâneas como Santos e Rio de Janeiro têm o índice de chuvas maior que Belo Horizonte, que não sofre influência do oceano, estando a 852 m acima do nível do mar.

A altitude é um fator climático muito importante. As cidades mais altas geralmente têm um clima mais frio, como é o caso de Campos do Jordão e das cidades localizadas na região da Serra da Mantiqueira.

Os climas encontrados na região são:

  • tropical, 
  • tropical de altitude, 
  • subtropical e 
  • litorâneo úmido

A vegetação de um lugar é determinada principalmente pelo seu clima. Contudo, como ela é a primeira paisagem que o ser humano altera na sua relação com os outros seres, nem sempre ela permanece igual.

No caso do sudeste, ele é a região em que existe mais diferença entre a vegetação atual e a nativa. Isso se deve principalmente pela alta industrialização e urbanização pelas quais a região passou.

Os principais tipos de vegetação que encontramos são quatro:

  • Caatinga: comum no vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais.
  • Cerrado: é encontrado em São Paulo e em grande parte de Minas Gerais.
  • Mata Atlântica: é encontrada nos quatro estados da região e possui uma rica biodiversidade.
  • Manguezais e restingas: presente no litoral. Ela é muito afetada pela especulação imobiliária, o que interfere no seu ecossistema.

Depois de ler o resumo da Região Sudeste, conheça também a região sul do Brasil.

Resumo do relevo e da hidrografia da Região Sudeste

O relevo da região sudeste é acidentado e formado basicamente por três grandes unidades geomorfológicas, com a predominância dos planaltos.

As unidades são:

  • a planície litorânea, na região costeira;
  • o planalto atlântico, que marca o limite entre o litoral e o interior da região;
  • o planalto Meridiano, que fica no interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

As depressões ficam em São Paulo, entre os planaltos. Foi nessa área que se desenvolveu a cultura do café, devido à fertilidade do seu solo, conhecido como terra roxa.

Graças à predominância dos planaltos, a hidrografia da região sudeste apresenta os rios de planalto como tipo característico, que são naturalmente encachoeirados.

Existem diversas bacias hidrográficas na região, com destaque para:

  • Bacia do Paraná
  • Bacia do São Francisco
  • Bacia do Leste
  • Bacia do Sudeste-Sul.

Aspectos culturais da Região Sudeste

Assim como em todo o Brasil, a região sudeste apresenta uma diversidade cultural muito grande. Contudo, devido ao processo de colonização portuguesa e católica, é possível notar também semelhanças profundas entre as populações.

Isso se dá também pelo pioneirismo paulista, que desbravou o interior do país e contribuiu para a formação da população desta parte do país.

Os paulistas contribuíram com o som do “r” que é único do Brasil, conhecido como “r” caipira. Você já deve ter ouvido algum paulista do interior falando “porta”, “torta” de um jeito bem característico.

Minas Gerais tem cidades que preservam a arquitetura colonial, conhecida como barroco mineiro. As igrejas de Ouro Preto e São João del Rei são muito valorizadas, algumas sendo projetadas pelo artista Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

O carnaval é uma das festas mais importantes da região, com destaque para os desfiles de escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo e os blocos de rua nestas capitais.

  • Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira.

Gostou do nosso resumo da Região Sudeste do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.