X

O que foi a Idade Antiga? Aprenda sobre o conceito e as principais civilizações deste período

O que foi a Idade Antiga?

Sabia que Roma, Grécia, Egito e Mesopotâmia têm uma coisa em comum? Elas foram civilizações da Idade Antiga, um dos recortes temporais utilizados para facilitar o ensino de história. Neste artigo você aprenderá tudo sobre este recorte, que é um dos principais temas de história no Enem.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler este artigo sobre Idade Antiga, que tal organizar seus estudos para o Enem com o Plano de Estudos Beduka?

O que foi a Idade Antiga?

Você já deve ter notado que a História humana é dividida em períodos. Renascimento, Idade Média, Idade Moderna, entre tantos recortes. Essas são formas didáticas de apresentar a história das sociedades.

Geralmente, esses termos apontam para um momento da história iniciado por uma ruptura com o que veio anteriormente. Este novo momento, por sua vez, manteve um grau de unidade de costumes nos anos que o compõem.

Por exemplo, a Idade Moderna começou com a Reforma Protestante, que quebrou unidade religiosa europeia que caracterizou a Idade Média.

A Idade Antiga é um desses recortes. Ela se inicia em 3500 a. C. e vai até 476 d.C. Os marcos para esta periodização são, respectivamente, o surgimento da escrita cuneiforme na Suméria, e a queda do Império Romano do Ocidente.

Estes marcos, porém, não devem ser vistos de modo engessado. Eles são apenas recursos didáticos, que não contemplam a história de toda a humanidade

Por exemplo, a queda do império Romano não teve implicações na vida das populações que habitavam a América naquele momento.

A Idade Antiga, ou Antiguidade, é vista, principalmente, como o momento do desenvolvimento das civilizações orientais e civilizações clássicas

Os destaques das sociedades orientais são Egito, Mesopotâmia, Hebreus, Fenícia e Pérsia. As civilizações clássicas são as grega e romana.

Contudo, existem também estudos sobre civilizações no extremo Oriente, como a China. Além delas, há também estudos sobre civilizações da América e da África.

Você já deve ter notado que o estudo da Antiguidade é o estudo das civilizações antigas. Conheça as que ganham mais destaque nos estudos e podem aparecer em alguma questão do Enem.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka. Aproveite!

Como era o Egito Antigo?

O Egito Antigo foi uma civilização que se desenvolveu no nordeste da África, às margens do Rio Nilo, o que possibilitou a fertilidade das suas terras. O surgimento do reino do Egito se deu a partir da unificação de pequenas comunidades da região, conhecidas como nomos.

Dos “nomos” formaram-se os reinos do Alto e do Baixo Egito. O Alto Egito ocupava a parte sul do território, próximo a montanhas. Já o Baixo Egito ficava no norte, se estendendo até o mar Mediterrâneo.

Menés (rei do Alto Egito) unificou os dois reinos no ano de 3.200 a.C. Assim, deu-se início à história das dinastias faraônicas do Egito Antigo. A unidade entre os reinos era simbolizada na coroa do faraó. Esta tinha duas partes: uma vermelha e outra branca, representando o baixo e o alto Egito, respectivamente.

O Egito foi muito poderoso alo longo de sua história e passou por diversas transformações políticas, religiosas e sociais, até que foi dominado por outros povos, como os gregos e os romanos, perdendo prestígio e poder.

Como era a Grécia Antiga?

A Grécia Antiga foi uma civilização que floresceu às margens do mar Mediterrâneo num período que se estende entre o século XX a.C. e o século II a.C, quando passou a ser dominada por Roma.

Ao contrário do que muita gente acredita, a Grécia Antiga não era um único país, mas sim um conjunto de cidades-estados que compuseram o que se chama de mundo grego. As cidades eram independentes entre si, mas mantinham costumes em comum.

Isso se dava pela formação de redes de contato que mantinham entre si, estabelecendo uma cultura muito similar. A língua, a religiosidade, as formas artísticas e mesmo as políticas eram muito parecidas.

Os gregos foram formados por outros quatro povos: os Jônios, os Aqueus, os Eólios e os Dórios.

A civilização grega é uma das mais lembradas da Idade Antiga, principalmente pela Filosofia e pelas práticas políticas desenvolvidas nela. A democracia ateniense, iniciada por Clístenes no século VI a.C., é uma referência até hoje de modelo político.

Como era a Mesopotâmia?

Mesopotâmia é o nome dado ao território compreendido entre os rios Tigre e Eufrates. É considerada o berço da civilização humana, abrigando as sociedades suméria, acádia, babilônica dentre outras.

Foi nesta região que surgiu a primeira forma de escrita registrada pelo homem, conhecida como cuneiforme. Essa escrita era feita em blocos de argilas com cunhas, daí o nome cuneiforme.

Os babilônios, que habitavam a região, desenvolveram um complexo regime de leis, conhecido por Código de Hamurabi. Nele aparece a famosa Lei do Talião, ou lei do olho por olho, dente por dente.

No caso, as punições deveriam ser exatamente iguais aos crimes realizados.

Esta civilização tem sido redescoberta depois que as tábuas de argila foram traduzidas para diversas línguas. A estrutura religiosa e social, sua arte e historiografia são objetos de estudo de importantes historiadores, como Jean Bottero.

Como era a Roma Antiga?

A civilização romana surgiu a partir de uma pequena cidade no Lácio: região no centro da atual Itália. Desta cidadezinha, Roma tornou-se uma das maiores civilizações da Idade Antiga.

O domínio de seu império ia da Mesopotâmia ao extremo da Europa Ocidental, conquistando até as aldeias celtas do território onde hoje se encontra a República Portuguesa. A expansão romana foi fruto de inúmeras guerras travadas por eles.

Sua história é dividida em três grandes períodos: monárquico, republicano e imperial. Foi no período da república, governada pelo senado, que ocorreu o crescimento de seus domínios.

A sociedade romana era dividida entre patrícios e plebeus. Os primeiros eram descendentes de famílias tradicionais, que mantinham a posse das terras e participavam ativamente da política.

Os plebeus tinham origem incerta, podendo ser os derrotados de guerra tutelados pelo estado, ou estrangeiros que passaram a viver na cidade. De toda forma, estavam destituídos de direitos políticos e civis no começo da história romana.

Ao longo do tempo, porém, foram conquistando cada vez mais espaço. Isso se deu após diversas revoltas durante o período senatorial de Roma.

A queda do império romano do Ocidente, em 476 d.C., marca o fim da Idade Antiga.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou do nosso artigo sobre a Idade Antiga? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.