X

Principais características da arquitetura barroca no Brasil: aprenda sobre esse maravilhoso legado turístico e histórico

Características da arquitetura barroca no Brasil

O Barroco no Brasil não deixou somente um legado literário, mas também uma importante herança arquitetônica. Ele representou uma arte luxuosa e repleta de detalhes. Mas não só isso! Nesse artigo, vamos te contar quais são as características da arquitetura barroca no Brasil e o nome que a tornou singular por aqui!

Preparamos este artigo incrível para você que deseja conhecer as características da arquitetura barroca no Brasil. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi o Barroco?
  2. Como arquitetura barroca chegou ao Brasil?
  3. Quais as principais características da arquitetura barroca no Brasil?
  4. Arquitetura barroca mineira: como ela difere da produzida no restante do país?
  5. Quais são as principais obras da arquitetura barroca no Brasil?
  6. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Depois de descobrir as características da arquitetura barroca no Brasil, você pode testar seus conhecimentos de uma forma super simples e gratuita! Treine com o Simulado Beduka. Ele vai te ajudar a colocar em prática tudo que aprendeu.

O que foi o Barroco?

O Barroco foi um movimento não só artístico, mas também social, histórico e cultural. Ele englobou a literatura, a pintura, a escultura, a arquitetura e até mesmo a música.

Foi marcado principalmente pelo dualismo; o dilema entre corpo e alma, céu e inferno, o profano e o sagrado. E pela riqueza de detalhes; pinturas, arquitetura e esculturas com características exuberantes e luxuosas.

Chegou ao Brasil no início do século XVII e perdurou até meados do século XVIII. Minas Gerais, Bahia e Pernambuco são os estados brasileiros com mais legados arquitetônicos herdados dessa época.

Como a arquitetura Barroca chegou ao Brasil?

O Barroco foi trazido ao Brasil pelos jesuítas e, primeiramente, ganhou destaque no cenário literário. Só bem depois, já no século XVIII, ele começou a trilhar os caminhos da arquitetura.

Não foi uma arte pertencente à igreja, mas foi aceita e aproveitada por ela. Por esse motivo, o maior legado arquitetônico está no exterior e interior delas.

Nesse cenário, surge o principal nome brasileiro da arquitetura barroca: Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho. Além dele, tivemos o pintor Manuel da Costa Ataíde, conhecido como Mestre Ataíde.

É importante destacar o Mestre Ataíde porque a pintura está diretamente ligada à arquitetura. Inclusive, ele pintou forros, painéis e altares de importantes igrejas, como:

  • Forro da sacristia e pano de porta da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Mariana;
  • Forro da nave da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, em Ouro Preto;
  • Teto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Mariana;
  • Painéis na Igreja Matriz de Conceição do Mato Dentro

Qual o contexto histórico do surgimento da arquitetura barroca no Brasil?

A arquitetura barroca no Brasil se propagou e chegou ao apogeu no cenário conhecido como “O Ciclo do Ouro”. Esse período corresponde a exploração de minérios em Minas Gerais. 

Devido a isso, o estado é o lugar com mais heranças arquitetônicas do estilo barroco. Nesse contexto, destacam-se as cidades de Ouro Preto, Tiradentes, Congonhas, Mariana e Diamantina.

Mas o movimento não se restringiu às cidades mineiras, inclusive, iniciou-se em Salvador e Recife. Lugares que também possuem importantes produções relacionadas a arquitetura desse período

Esses fatos acabaram refletindo nas características da arquitetura barroca no Brasil. Ainda que o poder representado pelo ouro não tenha impedido o surgimento de uma arte produzida com pedra-sabão. Não sabe o que é isso? Você a aprenderá mais à frente.

Se você quiser saber ainda mais detalhes sobre o contexto histórico desse período, pode acessar um de nossos artigos exclusivos. Ele detalha tudo que você precisa conhecer sobre o Barroco:

Quais as principais características da arquitetura barroca no Brasil? Lista completa

Por aqui, o barroco não deixou de seguir alguns padrões europeus. Isso pode ser visto, principalmente, em igrejas presentes nos estados da Bahia e Pernambuco.

Nesse caso, presenciamos uma arte extremamente luxuosa, com incontáveis detalhes e simbolizada pelo poder que o ouro representa. Essas singularidades estão muito presentes em pontos turísticos da arquitetura barroca , do estado de Minas Gerais, mas isso não impediu o surgimento de algumas particularidades. 

A seguir, veja como esses fatores se mesclam para constituir as características da arte barroca no Brasil:

  • Uso de materiais mais simples: pedra-sabão e madeira no lugar do ouro;
  • Temas religiosos: esculturas e pinturas de santos;
  • Riqueza de detalhes;
  • Exagero: principalmente nas produções encontradas na Bahia;
  • Originalidade: representada pelas criações de Aleijadinho e do Mestre Ataíde;
  • Esculturas com predominância de linhas curvas.

Arquitetura barroca mineira: como ela difere da produzida no restante do país?

A primeira coisa que nos “salta à vista” quando falamos nas características da arquitetura barroca no Brasil e no mundo é a riqueza de detalhes. Mas, por aqui, ela também conseguiu se ramificar e originar produções visualmente mais singelas e harmônicas. 

Os termos singelo e harmônico não são no sentido do desaparecimento da riqueza de detalhes, que permanece ali. Mas no sentido de menos luxo em relação aos materiais utilizados, que agora eram pedra-sabão e a madeira.

Foi isso que o escultor, arquiteto e entalhador Aleijadinho nos trouxe. Segundo a maioria dos historiadores, ele iniciou uma arte que pode ser considerada genuinamente brasileira. 

Podemos entender melhor tudo isso por meio do visível contraste existente entre o que foi produzido por Aleijadinho em Minas, daquilo que foi produzido em Recife e Salvador.

Observe o interior da Igreja de São Francisco, em Salvador:

Agora, observe a A última Ceia” , de Aleijadinho, no interior do Santuário do Bom Jesus de Matosinho:

Talvez você esteja se indagando “Nossa, mas que diferença gritante”. Sim e não. Visualmente falando, a primeira imagem é uma fiel representação da arte luxuosa do Barroco.

A segunda consegue nos fazer enxergar a arte de uma forma mais harmônica, singela e clara. Sem, contudo, apresentar perda de detalhes. E você pode perceber essa riqueza nas feições e reações de Jesus e dos 12 apóstolos.

Vale ressaltar que tudo isso não quer dizer que o ouro e o luxo não estejam presentes na arquitetura barroca de Minas Gerais. Mas, sim, que por lá essa arte conseguiu também se diferenciar. 

  • Você sabia que preparamos artigos incríveis para você todos os dias? Caso você queira algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

Quais são as principais obras da arquitetura barroca no Brasil?

As características da arquitetura barroca no Brasil representam importantes pontos turísticos. E não são poucos! Essas obras estão espalhadas por várias cidades brasileiras.

Os estados de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais possuem a maior quantidade de construções arquitetônicas do período. Veja as principais obras dessa época:

  • Igreja de São Miguel, localizada em São Miguel,  no Rio Grande do Sul;
  • Igreja de Santo Antônio, localizada em Cairu, na Bahia;
  • Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo, localizada em Recife, Pernambuco;
  • Igreja de São Francisco de Assis, localizada  em Ouro Preto, Minas Gerais;
  • Os Doze Profetas, esculturas localizadas na Igreja do Bom Jesus de Matozinho, em Congonhas, Minas Gerais;
  • Igreja de São Francisco de Assis, localizada em Ouro Preto, Minas Gerais;
  • Igreja e Convento de São Francisco Pelourinho, localizada em Salvador, Bahia.

O Beduka pode te conectar a faculdade

As características da arquitetura barroca no Brasil são muito interessantes e gostosas de estudar. Mas entendemos que não é tão legal assim quando é preciso fazer uma prova.

Se for de vestibular então… Por isso, vou te contar uma forma super fácil de entrar na faculdade:

Sem precisar fazer provas;

Sem desespero;

Sem ansiedade.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre as características da arquitetura barroca no Brasil tenha te ajudado.

No mais, ainda temos outra forma de te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: Literatura
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.