X

O que foi a Semana da Arte Moderna? Aprenda sobre o movimento que revolucionou a arte brasileira

o que foi a semana da arte moderna

A Semana da Arte Moderna ou Semana de 22 foi um evento artístico que teve o intuito de romper com os padrões estéticos-literários, em particular, com o do parnasianismo. Durou uma semana e causou muito falatório.

Os principais autores e pintores que fizeram parte desse acontecimento foram Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Graça Aranha e Manuel Bandeira.  Todos estavam bastante empolgados com as ideias vindas da Europa.

Quanto às participações mais polémicas, sem dúvidas, foram as de Anita Malfatti, Manuel Bandeira e Villa Lobos. Leia até o final para conhecer o que foi a Semana da Arte Moderna com todos os detalhes e os artistas que fizeram parte dele.

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que foi a Semana da Arte Moderna. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que foi Semana da Arte Moderna?
  2. Qual foi o contexto histórico da Semana de Arte Moderna?
  3. Quais foram os principais artistas da Semana de Arte Moderna?
  4. 8 características fundamentais da Semana de Arte Moderna
  5. 2 curiosidades sobre Semana de Arte Moderna

Não vai ser difícil aprender o que é a Semana de Arte Moderna, e sabe outra coisa que não será complicada? Entrar na universidade. O Beduka Bolsas está te oferecendo uma bolsa de 65% de desconto na faculdade. Não tem prova e o início é imediato. 

O que foi a Semana da Arte Moderna?

Foi, provavelmente, o evento mais importante que a literatura brasileira já teve. Ele ocorreu em São Paulo, no Theatro Municipal. Durou uma semana, do dia 13 ao 18 de fevereiro de 1922.

Apesar de ter durado uma semana e ter recebido esse nome por causa disso, o evento foi realizado em 3 dias, que alternaram-se entre si. 

O objetivo do encontro foi promover a propagação de novas ideias vindas da Europa, principalmente no que se referia a menos preocupação com rigor estético e valorização da liberdade criativa em detrimento da métrica. 

A Semana de 22, como também ficou conhecida, não foi apenas relacionada à literatura; teve também apresentações musicais e exposição de pinturas de artistas como Anita Malfatti. 

Nós temos outros artigos exclusivos que podem te ajudar a compreender o que foi a Semana da Arte Moderna, acesse: 

Qual o contexto histórico da Semana de Arte Moderna?

Na Europa, tínhamos as Vanguardas Europeias, várias manifestações artístico-literárias com o intuito de romper tradições: futurismo, dadaísmo, cubismo, surrealismo e expressionismo. 

As vanguardas surgiram justamente em meio a um contexto bastante diferente, o da Segunda Revolução Industrial, ou seja, de grandes mudanças no cenário ocidental: como o surgimento da energia elétrica. 

No Brasil, estabeleciam-se as primeiras indústrias. Em paralelo a isso, a produção cafeeira estava no auge no interior paulista, tornando São Paulo o mais novo berço econômico do país.  

Não à toa, a Semana de 22 ocorreu justamente por lá, no Theatro Municipal. E pasmem! Com muitos investimentos da burguesia da época. 

Apesar de tantas novidades, o país ainda estava mergulhado na República Velha, com a famosa política do café com leite e acordos políticos de alternância da ocupação do posto de presidente por representantes dos estados mais importantes da época: São Paulo e Minas Gerais. 

Era uma situação de conflito entre o velho e o novo, e os artistas estavam no meio desse “fogo cruzado”. A maioria deles, inclusive, fazia parte de famílias oligárquicas (grupo dominante da época).

Isso permitiu que viajassem a Europa e tivessem contato com as rupturas artísticas que estavam ocorrendo por lá. 

Para entender melhor o que foi a Semana da Arte Moderna, é muito importante compreender um pouco mais sobre as vanguardas europeias. Nós podemos te ajudar nisso, acesse: 

Quais foram os principais artistas da Semana de Arte Moderna?

Ao aprender o que foi a Semana da Arte Moderna, você percebeu que ela engloba diversas áreas, não só a literária. Conheça os artistas mais importantes desse acontecimento: 

Na literatura

  • Manuel Bandeira
  • Oswald de Andrade
  • Mário de Andrade
  • Carlos Drummond de Andrade
  • Afonso Schmidt
  • Agenor Barbosa
  • Álvaro Moreyra
  • Elysio de Carvalho
  • Graça Aranha
  • Guilherme de Almeida

Na pintura

  • Anita Malfatti
  • Antonio Paim Vieira
  • Emiliano Di Cavalcanti
  • Ferrignac
  • John Graz
  • Vicente do Rego Monteiro
  • Yan de Almeida Prado
  • Zina Aita

Na música

  • Alfredo Gomes
  • Ernani Braga
  • Fructuoso Viana
  • Guiomar Novais
  • Heitor Villa-Lobos
  • Lucília Guimarães
  • Paulina de Ambrósio.

8 características fundamentais da Semana de Arte Moderna

Não dá para entender completamente o que foi a Semana da Arte Moderna sem conhecer as principais características que a envolveram. Por isso, fizemos uma lista importantíssima para você.

Conheça as 8 principais características da Semana de 22:

  • Rompimento com padrões estéticos;
  • Liberdade criativa;
  • Linguagem simples e acessível;
  • Referência as vanguardas européias: cubismo, futurismo, dadaísmo, surrealismo e expressionismo;
  • Críticas às correntes literárias anteriores, principalmente ao parnasianismo.
  • Experimentações literárias;
  • Antiacademicismo;
  • Versos Livres.

2 curiosidades sobre a Semana de Arte Moderna

Você veio aqui saber o que foi a Semana da Arte Moderna, então deixa eu te contar. Foi mais badalada que o Rock in Rio pós-pandemia, acredite! Só se falava nela. E como todo grande evento, não poderia faltar alguns acontecimentos, no mínimo… inusitados. Veja quais são:

1 – O calo no pé de Villa-Lobos

Villa-Lobos subiu ao palco da Semana de 22 no dia 17 de fevereiro. Até aí nada demais. O problema era o que ele tinha nos pés, ou melhor, o que ele não tinha em um deles.

Um sapato! O autor estava com uma sandália em dos pés e no outro um sapato normal. Isso provavelmente não seria nada demais em outra situação, mas era uma semana que muitos consideravam ser de uma rebeldia desnecessária.

Logo, a maioria considerou um protesto, uma afronta. Mas, segundo o músico, era apenas um calo no pé. 

2 – Intriga entre Monteiro Lobato e Anita Malfatti

Monteiro Lobato pegou pesado com Anita Malfatti! O autor fez uma “crítica”, com tom de ofensa, à pintora. Isso em um jornal de bastante circulação da época. Veja só um trecho da publicação e tire suas próprias conclusões:

“Embora eles se deem como novos, precursores duma arte a vir, nada é mais velho do que a arte anormal ou teratológica: nasceu com a paranoia e com a mistificação.

De há muito já que a estudam os psiquiatras em seus tratados, documentando-se nos inúmeros desenhos que ornam as paredes internas dos manicômios. A única diferença reside em que nos manicômios essa arte é sincera, produto lógico de cérebros transtornados pelas mais estranhas psicoses; e fora deles, nas exposições públicas, zabumbadas pela imprensa e absorvidas por americanos malucos, não há sinceridade nenhuma, nem nenhuma lógica, sendo tudo mistificação pura.”

Por falar em críticas, passamos a vida toda recebendo milhares delas. Algumas nos ajudam a melhorar e realmente representam boas intenções. 

Mas outras não são nada construtivas e só nos colocam para baixo. Isso acontece demais com quem está tentando passar no vestibular.

Sabendo disso, o Beduka encontrou um meio de te ajudar! Através do Beduka Bolsas, ele está te dando uma bolsa de 65% de desconto em uma excelente universidade.

Basta acessar o site, escolher o curso e a faculdade, gerar sua carta matrícula e começar a estudar. Não há prova e o início é imediato. 

No mais, desejamos sucesso na sua nova jornada. E, caso sua meta seja fazer o Enem ano que vem, estaremos aqui te auxiliando com conteúdos exclusivos e super fáceis de entender.

Categorias: Literatura
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.