X

O que é gametogênese? Entenda o processo e tudo que está relacionado

Como funciona a Gametogênese

A gametogênese é o processo relacionado com a produção de gametas para a reprodução sexuada. Devido a sua importância biológica, é um assunto muito cobrado no ENEM e nos demais vestibulares. Neste texto, você irá sanar suas dúvidas e aprender de maneira simples o que é a gametogênese!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler o artigo sobre o que é gametogênese, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é gametogênese?

Gametogênese é o processo de produção dos gametas masculinos e femininos. Certo, mas o que seriam gametas?

Os gametas são células especializadas cruciais na reprodução sexuada, pois são responsáveis pela transmissão dos genes (características) para os descendentes. 

Existem dois tipos de gametogênese:

  • Espermatogênese: processo de formação dos espermatozóides, os gametas masculinos.
  • Ovogênese: processo de formação dos óvulos, os gametas femininos.

Ambos os processos ocorrem no sistema reprodutor masculino e feminino, respectivamente. Desse modo, a espermatogênese ocorre nos testículos e a ovogênese ocorre nos ovários.

Qual a relação da mitose e da meiose com a gametogênese?

Para entendermos a gametogênese é necessário relembrar os conceitos de mitose e meiose. Ambos os conceitos estão relacionados com a divisão celular, mas existem algumas diferenças que precisam ser pontuadas. 

Na mitose, uma célula-mãe formará duas células-filhas idênticas. Isso ocorre pois o material genético da célula foi duplicado ao longo do processo mitótico. Vale ressaltar que não existe diferença no número de cromossomos entre as células-filhas e a mãe.

Por outro lado, na meiose, a célula-mãe diplóide dará origem a quatro novas células haplóides. Estas possuem a metade do número de cromossomos da célula-mãe. 

No caso das células humanas, como possuem 46 cromossomos (2n – diplóide), ao final do processo cada gameta terá 23 cromossomos (n – haplóide).

O que é espermatogênese?

A espermatogênese é o processo de formação dos gametas masculinos, os espermatozóides. Esse processo se inicia com o aumento dos hormônios masculinos na puberdade e continua ao longo da vida do indivíduo.

A espermatogênese pode ser dividida em fases, são elas:

  • Fase de multiplicação: nessa fase as células germinativas dão origem às espermatogônias (2n). Essas irão se replicar através de sucessivas mitoses.
  • Fase de crescimento: as espermatogônias irão se replicar através de mitose e darão origem aos espermatócitos primários (2n).
  • Fase de maturação: cada espermatócito dará origem a 4 espermátides. Nessa fase a divisão celular ocorre através da meiose e por isso ocorre a mudança da diploidia.
  • Espermiogênese: fase de diferenciação das espermátides para espermatozóides. Ocorre uma mudança estrutural na célula com o aparecimento do acrossomo, redução do conteúdo citoplasmático e desenvolvimento do flagelo.

O que é ovogênese?

A ovogênese é o processo de formação dos gametas femininos, os óvulos. Por mais que ela seja muito parecida com a espermatogênese, é importante ficar atento em alguns tópicos!

A ovogênese pode ser dividida em fases. São elas: 

Fase de multiplicação:

Nessa fase, as células germinativas (2n) dão origem às ovogônias (2n). Essas irão se replicar através de sucessivas mitoses.

Fase de crescimento:

Nessa fase, as ovogônias (2n) iniciam o processo de meiose 1 que será interrompido na fase de prófase 1, dando origem aos ovócitos primários. 

Esses ovócitos só completam a sua maturação quando a mulher alcança a puberdade e os hormônios sexuais femininos passam a estimular os ciclos ovarianos. 

Desse modo, as mulheres possuem um limite de gametas que podem ser produzidos ao longo da vida, ao contrário do que ocorre na espermatogênese.

Fase de maturação:

Nessa fase, o ovócito primário, estimulado pelos hormônios sexuais, completa a meiose 1 e dá origem ao ovócito secundário e o primeiro corpúsculo polar. 

Por sua vez, o ovócito secundário inicia o processo de meiose 2 que é interrompido na fase de metáfase 2, antes mesmo da ovulação. 

Desse modo, o ovócito 2 é liberado e só completará o processo de meiose quando estimulado por um espermatozóide durante a fecundação. Caso esta ocorra, o ovócito secundário vira um óvulo (n) e libera o segundo corpúsculo polar.

Confira no esquema abaixo os dois processos:

Esquema da Espermatogênese e da Ovogênese

Gostou do nosso artigo sobre o que é gametogênese? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Categorias: Biologia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.