X

Entenda o que é inclusão social e se dê bem no Enem

O que é inclusão social?

A inclusão social é o conjunto de medidas tomadas pelos governos para inserir grupos marginalizados na sociedade. Este é um tema presente no Enem, seja na prova de Humanidades, seja como tema norteador da redação. Leia nosso artigo sobre inclusão social e se prepare para o Exame!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar de ler o artigo sobre o que é inclusão social, que tal organizar seus estudos com o plano de estudos Beduka?

O que é inclusão social?

Inclusão social é um conjunto de medidas pensadas para possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidade de acesso a bens e serviços

São políticas que visam corrigir desigualdades construídas historicamente. Normalmente, as medidas se relacionam com a educação e a saúde.

As sociedades atuais capitalistas têm sua formação na colonização moderna, iniciada no século XV. Este processo foi liderado pelos países europeus e resultou na exclusão de diversos grupos, que foram marginalizados.

Os indivíduos que compunham esses grupos ficaram vulneráveis. Em determinado momento, foram vítimas de diversos tipos de violência. Por exemplo, os deficientes físicos, que eram mortos na Grécia Antiga e na Alemanha Nazista, por serem indesejáveis.

Deste modo, algumas políticas são tomadas a fim de reverter ou diminuir esse quadro. Assim, possibilita-se a integração à sociedade daqueles que historicamente foram evitados por ela.

Qual a importância da inclusão social?

A inclusão social combate a segregação social e democratiza os variados espaços e serviços da sociedade.

Ela é um dos componentes da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.

Este documento estabelece alguns direitos básicos aos quais todos os indivíduos devem ter acesso. Ele também assegura a igualdade entre as pessoas independentemente de credo, cor ou opinião política.

Isso evita algumas políticas contrárias aos direitos humanos, como foram as leis raciais dos Estados Unidos e da África do Sul.

Como o Brasil realiza a inclusão social?

A inclusão social no Brasil se realiza por meio de ações afirmativas. Estas são ações temporárias do Estado, feitas para eliminar as desigualdades construídas ao longo da história do país.

As reservas de vagas (cotas) em universidades e concursos públicos são o exemplo mais conhecido de ação afirmativa no Brasil. Mas há outros, como as leis de proteção à mulher, contra o racismo e contra a homofobia.

Contudo, estas ações ainda são insuficientes para eliminar o problema da exclusão social. As cotas nas universidades não garantem a permanência de grupos marginalizados nestas instituições de ensino. 

Isto porque geralmente são pessoas de dupla jornada, que não conseguem conciliar estudo e trabalho. Ou a situação de pobreza limita a presença deles, mesmo que a vaga seja conquistada.

A incompletude das leis de inclusão é vista também com relação aos deficientes físicos. A urbanização e o lazer geralmente são pensados para pessoas sem limitações de mobilidade.

Isso implica em falta de acessibilidade para as pessoas que possuem alguma deficiência. Nas cidades, há sempre reclamação sobre falta de rampas nas calçadas ou em prédios públicos. Estas coisas são necessárias para permitir o acesso dos cadeirantes a esses lugares.

Isso demonstra que ainda há muitoa se fazer para incluir alguns grupos. Para além das leis, seria preciso adaptar a sociedade para acolher os seus cidadãos marginalizados.

Como a inclusão social é cobrada no Enem?

A inclusão social é um norteador dos temas de redação do Enem. De 1998 a 2018, 14 redações tiveram relação com este assunto. Isto significa que a probabilidade de ele estar presente na próxima edição é alta.

Geralmente, os temas tratam do combate à exclusão de algum grupo, como o tema da redação de 2016. Neste ano, o Exame pedia que o candidato fizesse uma dissertação sobre a intolerância religiosa.

Contudo, este tema não está restrito à redação. Ela perpassa todas as provas do Exame, principalmente as de ciências humanas. 

Na matriz de referência do Enem estão presentes conteúdos referentes a este tema, como: 

  • A luta pela conquista de direitos pelos cidadãos: direitos civis, humanos, políticos e sociais.
  • Direitos sociais nas constituições brasileiras.
  • Políticas afirmativas.

Além disso, uma das competências requeridas para responder às questões de Ciências Humanas é: identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Mas este não é um tema restrito à prova de Humanidades. Por exemplo, a questão abaixo foi retirada da prova de Linguagens e suas tecnologias:

(ENEM 2015 – caderno branco, questão 40)

O cartum evidencia um desafio que o tema da inclusão social impõe às democracias contemporâneas. Esse desafio exige a combinação entre

a) participação política e formação profissional diferenciada.

b) exercício da cidadania e políticas de transferência de renda.

c) modernização das leis e ampliação do mercado de trabalho.

d) universalização de direitos e reconhecimento das diferenças.

e) crescimento econômico e flexibilização dos processos seletivos.

Deste modo, percebe-se que a inclusão social é um tema que abrange o Enem de modos variados. Por isso, é muito necessário conhecê-lo bem para poder fazer uma boa prova.

Quais são os tipos de inclusão social?

A inclusão social pode ser realizada de diversas maneiras. Alguns exemplos são:

  • As cotas em universidades e concursos públicos.
  • Adaptação para deficientes físicos, visuais e auditivos do espaço público e da educação.
  • Programas de assistência social à população de rua ou vulnerável.
  • Programas de profissionalização de jovens de baixa renda.
  • Leis de proteção a minorias.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou do nosso artigo sobre inclusão social? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.