X

Quais são as funções sintáticas? Desvende-as e entenda seu papel

Quais são as funções sintáticas

Você já parou para pensar que as palavras podem assumir funções diferentes em uma frase e que o modo como a utilizamos pode mudar totalmente o sentido do que está sendo dito? 

Isso acontece porque a língua é moldável e se ajusta às nossas necessidades, apesar de existirem normas gramaticais. É por esse motivo que é preciso entender a função que uma palavra exerce ao se juntar com outras e formar uma oração. 

Essa função pode ser a de sujeito, objeto e assim por diante. Aqui, você vai aprender quais são as funções sintáticas e, ao final, poderá testar o que aprendeu com questões de vestibulares sobre o assunto.

É importante ter um planejamento eficiente na hora de estudar. Por isso, criamos o Plano de Estudos do Beduka! Um cronograma que vai te deixar bem à frente dos concorrentes. Com  ele, você vai saber o que, como, onde e por quanto tempo estudar. 

Este artigo vai te contar quais são as funções sintáticas, além de te ajudar a entender esse período. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é sintaxe?
  2. Quais as funções sintáticas?
  3. Sujeito
  4. Predicado
  5. Objeto direto e indireto
  6. Complemento Nominal
  7. Agente da passiva
  8. Adjunto adverbial
  9. Adjunto adnominal
  10. Vocativo
  11. Aposto
  12. Exercícios sobre funções sintáticas (com gabarito comentado)

O que é sintaxe?

Sintaxe é o estudo de como as palavras se relacionam entre si dentro de uma frase. Imagine que você vai ver a apresentação de um grupo de dança só que metade dos dançarinos esqueceram a ordem dos passos.

Você e a plateia com certeza começarão a achar algo estranho na apresentação. Por que isso acontece? Pelo simples fato de que os integrantes não conseguiram desempenhar um papel em conjunto.

A sintaxe não deixa de ser uma arte também, a arte de combinar palavras de forma harmoniosa e que faça sentido. Como um corpo de dança mesmo, onde cada passo é programado e tem um intuito específico.

Só que nesse caso é uma dança das frases, onde cada palavra é um dançarino que utiliza a sua função para complementar a função do outro. Em resumo, há aquele que será o protagonista (sujeito), o que representará ação (o verbo) e assim por diante.

Lembrando que diferente da morfologia na qual analisamos a função das palavras de modo isolado, na sintaxe a análise será de forma coletiva. Há uma dependência total entre os constituintes da oração.

Aqui, vamos te contar não só quais são as funções sintáticas como também te ajudar a entender como elas funcionam e se correlacionam. 

Além deste artigo, temos outros que podem te ajudar na preparação para o Enem e outros vestibulares. Aproveite que eles são gratuitos e super fáceis de entender!

Quais são as funções sintáticas?

Você já sabe que cada partezinha de uma oração assume uma função para colaborar com as outras partes. Agora, é hora de conhecer elas e qual função cada uma desempenha.  

1 – Sujeito

É protagonista do que está sendo dito, ou seja, o termo que realiza a ação expressa pelo verbo na oração. Ou ainda aquele sobre qual o verbo indica uma qualidade ou estado. Um sujeito pode ser simples, composto, oculto, indeterminado entre outros

Exemplos:

  • O gato mia durante a noite. (sujeito simples)
  • O cão e o gato brigaram na sala. (sujeito composto)
  • Chove muito hoje. (sujeito oculto)

2 – Predicado

É a parte da oração que traz a informação sobre o sujeito, ou seja, é o que falamos sobre ele. Uma forma super simples de identificar é pensando que o predicado é tudo aquilo que vem depois do sujeito.

Mas essa dica para identificar quais são as funções sintáticas só funciona se a oração estiver na ordem direta (sujeito vindo no início). 

Predicados podem ser verbais, nominais ou ainda verbo-nominais. Vamos explicar cada um deles logo abaixo para que você entenda profundamente quais são as funções sintáticas.

O verbal é aquele que indica uma ação (comer, rezar, amar), já o nominal indica um estado ou qualidade (é, está, parece). 

Quanto ao verbo-nominal, é aquele que apresenta tanto um verbo que indica ação quanto um que indica qualidade ou estado. 

Exemplo:

  • Pedro adora nadar no mar. (predicado verbal);
  • Meu irmão é médico. (predicado nominal);
  • A mãe do meu amigo ficou feliz com a notícia. (predicado verbo-nominal).

3 – Objeto direto e indireto

É o termo que recebe a ação, ou seja, o sujeito fez algo em relação a ele. Há dois tipos de objetos, o direto e o indireto.

O que é objeto direto?

É aquele que não precisa de complemento. Basicamente ele não tem uma preposição que o acompanhe. Para identificá-lo você pode fazer as perguntas “o quê?” ou “quem?”.

Exemplo:

  • João comprou um carro novo. (objeto direto: carro novo)

Para saber ainda mais detalhes sobre eles, basta acessar: tudo sobre objeto direto.

O que é objeto indireto?

É aquele que precisa de complemento, ou seja, ele precisa de uma palavrinha para o acompanhar: a preposição. Ele também indica a quem ou para quem se destina a ação verbal.

Simplificando: ele não recebe a ação de forma direta (como o objeto direto), mas é afetado por ela. Nesse caso, as perguntas que podem te ajudar são as mencionadas anteriormente: “a quem?” ou “para quem?”.

Exemplo:

  • Minha mãe deu um presente para mim. (objeto indireto: para mim)

Para saber ainda mais detalhes sobre eles, basta acessar: tudo sobre o objeto indireto.

4 – Complemento nominal

É o termo que completa o sentido de um nome, ou seja, dá um sentido a mais ou específica esse nome  (substantivo, adjetivo ou advérbio).

Veja o exemplo e continue os estudos sobre quais são as funções sintáticas:

  • O amor à natureza é essencial para a preservação do planeta. (complemento nominal: à natureza)

5 – Agente da passiva

A voz passiva acaba mudando a estrutura sintática com a qual estamos acostumados: o sujeito praticando a ação. Ou seja, na voz passiva, o sujeito sofre a ação

É aí que surge o agente da passiva: termo que indica quem pratica a ação quando o verbo está na voz passiva.

Por exemplo, na frase “O livro foi escrito pelo autor“, o sujeito é “o livro”, que recebe a ação verbal “escrito”. 

Viu como o sujeito (livro) não faz absolutamente nada? Quem faz é o agente da passiva, o autor, caracterizado pela parte da oração: “Pelo autor”. 

Mais exemplos para te ajudar a entender completamente quais são as funções sintáticas:

  • A casa foi construída pelo arquiteto. (agente da passiva: pelo arquiteto)
  • O dever foi feito pelo aluno. (agente da passiva: pelo aluno)

6 – Adjunto adverbial

O adjunto adverbial indica o modo como determinado fato se deu, ou seja, ele indica as circunstâncias em que ocorre a ação verbal.

Exemplo:

  • Pedro caminhou rapidamente até a estação de metrô. (adjunto adverbial: rapidamente)

7 – Adjunto adnominal

É a palavrinha que acompanha um nome e acaba modificando seu sentido ou mesmo atribuindo uma característica a ele.

Exemplo:

  • O garoto vestia uma camisa branca. (adjunto adnominal: branca)

8 – Vocativo

Vocativo é a parte da oração que funcionaria sozinha caso você quisesse somente a palavra que o representa. Isso acontece porque ele é um chamamento, idêntico ao que fazemos na oralidade, só que de forma escrita.

Logo, é o termo que chama ou invoca o interlocutor.

Exemplo:

  • Luíza, você pode me ajudar? (vocativo: Luíza)

9 – Aposto

É um termo que serve para explicar ou especificar outro termo da oração. Mas existem cerca de 7 tipos de apostos. Para conhecer cada um deles, basta acessar:

Agora, vamos ao exemplo:

  • O melhor jogador da equipe, Ronaldo, fez um gol decisivo. (aposto: Ronaldo)

Não adianta conhecer quais são as funções sintáticas se você não praticar! Então, siga para o próximo tópico e resolva os exercícios que nós selecionamos para você.

Exercícios sobre funções sintáticas (com gabarito comentado)

Agora que você já conhece quais são as funções sintáticas, é hora de testar esse novo conhecimento na prática. Vamos lá?

Questão 1-  (Copeval) Na afirmação abaixo, de Padre Vieira,

“O trigo não picou os espinhos, antes os espinhos o picaram a ele… Cuidais que o sermão vos picou a vós” o substantivo “espinhos” tem, respectivamente, função sintática de,

a) ( ) objeto direto/objeto direto.

b) ( ) sujeito/objeto direto.

c) ( ) objeto direto/sujeito.

d) ( ) objeto direto/objeto indireto.

e) ( ) sujeito/objeto indireto

Questão 2-   (AOCP) Em “a outra pessoa é só um espelho”, a expressão em destaque classifica-se,

a) ( ) aposto.

b) ( ) adjunto adnominal.

c) ( ) adjetivo.

d) ( ) predicativo do sujeito.

e) ( ) substantivo.

Gabarito comentado

Fizemos questão de analisar cuidadosamente os exercícios acima para você! Assim, vai ficar mais fácil entender quais são as funções sintáticas e como elas funcionam. Confira:

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) ( ) objeto direto/sujeito.

Primeiro, vamos deixar claro que no trecho apresentado na questão temos um período composto por duas orações (temos dois verbos). Na primeira oração “O trigo não picou os espinhos…”, temos um verbo transitivo direto (aquele para o qual você pergunta “o que?”.

Então, basta se perguntar “O trigo não picou o que?”. A resposta é o objeto direto (objeto que sofre diretamente a ação e por isso não precisa de complemento): os espinhos.

Já na segunda oração “…antes os espinhos o picaram a ele.”, o termo “os espinhos” assumiu o papel de praticante da ação, ou seja, foram eles que o picaram. E quem pratica a ação? O sujeito!

Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta:  d) ( ) predicativo do sujeito.

A oração apresentada pela questão possui predicado nominal, ou seja, indica um estado ou qualidade do sujeito. Em predicados nominais temos o que chamamos de predicativo do sujeito, que é exatamente a qualidade dele ou o estado que ele se encontra. 

Esse predicativo vem logo após o verbo de ligação. Então, se pergunte “ele é o que?”. Só um espelho, né?

A resposta é aquilo que o personagem principal da frase é, portanto, a alternativa correta é a letra D, o predicativo do sujeito. 

Como já conversamos no tópico anterior, não basta saber quais são as funções sintáticas se você não colocar seu conhecimento em prática. É preciso treinar e treinar muito! Mas não só esse assunto, e sim todos que caem no Enem.

Para isso, pode contar com o Simulado Enem do Beduka.

Ele utiliza o método TRI, o mesmo do Enem. Ou seja, a nota que você tirar no simulado será muito semelhante à que você tiraria na prova. As questões também são do próprio exame.

E para saber por quanto tempo, como e o que estudar, conte com nosso Plano de Estudos! Ele vai te ajudar com:

  • Tempo de estudo acessível;
  • Conteúdos que mais caem;
  • Link de artigos exclusivos sobre cada assunto;
  • Temas de redação para treinar;
  • Dicas de filmes úteis para o Enem;

E muito mais! Baixe já e experimente a magia de ser aprovado! 

Qualquer dúvida, deixe um comentário por aqui ou nos mande um direct no Instagram. Nossa meta é te conectar à faculdade.

Sucesso e bons estudos!

Categorias: Português
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.