Português

O que é Objeto Indireto?

O que é Objeto Indireto?O que é Objeto Indireto?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Objeto Indireto é o termo da oração responsável por completar o sentido dos verbos transitivos indiretos, sendo sempre precedidos por uma preposição

O Beduka preparou esse artigo para tirar suas dúvidas sobre o que é Objeto Indireto e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Entender sobre essa matéria também é importante na hora de escrever a redação no ENEM. Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.

Confira o artigo completo sobre o que é Sintaxe.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que é Objeto Indireto;
  • Tipos de Objeto Indireto;
  • Objeto Indireto x Complemento Nominal.

O que é Objeto Indireto

Teste seus conhecimentos com os Exercícios de Objeto Direto e Indireto!

O objeto indireto é o termo da oração que possui a função de completar verbos transitivos indiretos. Esses verbos são aqueles que precisam de um complemento para possuírem sentido completo. No entanto, diferentemente dos verbos transitivos diretos, os transitivos indiretos são aqueles que exigem complemento com uma preposição.

Aprenda também o que é um verbo transitivo direto.

O objeto indireto é o complemento desses verbos transitivos indiretos, o termo fundamental para que a oração possua sentido. O objeto indireto sempre se inicia com uma preposição, logo, para se descobrir se um objeto é direto ou indireto, verificamos a presença da preposição.

Exemplo:

objeto indireto

Nos dois exemplos, o verbo obriga o narrador a estabelecer uma relação de sentido ou dependência e, logicamente, usar uma preposição. A menina, do exemplo, precisa de alguma coisa (ajuda). Bruno, do segundo exemplo, está falando com alguém (você). 

Aprenda também o que é uma proposição.

Os objetos indiretos podem ser representados por várias classes de palavras e até orações, a seguir, vamos conferi-los.

Objeto indireto representado por um substantivo

  • Ela duvidou da palavra da menina.
  • O estudante respondeu ao teste ontem.

Aprenda também quais são os substantivos.

Objeto indireto representado por um pronome oblíquo

  • Enviei-lhes todos os relatórios.
  • Respondeu-me assim que pôde.

Aprenda tudo sobre quais são os pronomes

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Objeto indireto representado por uma oração subordinada substantiva objetiva indireta

  • O presidente da corporação precisa de que todos estejam na reunião.
  • Rafael comunicou que não poderia estar presente hoje.

Aprenda sobre o que são orações subordinadas substantivas.

Tipos de Objeto Indireto

Objeto Indireto Não Preposicionado

Alguns objetos indiretos podem aparecer na oração sem a presença de uma preposição. Isso acontece quando eles são representados por um pronome oblíquo (me, te, lhe, nos, vos, lhes).

  • Declararam-lhe inocente.
  • Ele deu-me um buquê de rosas.

Objeto Indireto Pleonástico

O pleonasmo consiste em uma repetição de palavras que tem como objetivo enriquecer algo que já foi dito em um texto. Quando se repete o objeto indireto com o objetivo de ser mais expressivo e reforçar a mensagem dita, o classificamos como objeto indireto pleonástico

Esse caso acontece quando o objeto indireto se encontra no início da oração e é repetido após o verbo na forma de pronome oblíquo átono. Esses pronomes átonos não são antecedidos de preposição e podem substituir um substantivo. 

Exemplos:

  • À minha família, dou-lhes todos os agradecimentos.. (-lhes substitui objeto indireto “à minha família”);
  • Para os meus amigos, comuniquei-lhes assim que cheguei. (-lhes substitui objeto indireto “para os meus amigos”).

Aprenda também quais são as funções da linguagem.

É preciso de tomar cuidado para não confundir o objeto indireto com o objeto direto preposicionado. O objeto indireto precisa de uma preposição para completar o sentido do verbo transitivo indireto, já o objeto direto pode se utilizar de uma preposição de forma facultativa, para evitar ambiguidades, por exemplo.

Objeto Indireto x Complemento Nominal

objeto indireto e complemento nominal

Também é importante não confundir o objeto indireto com o complemento nominal. O objeto indireto completa o sentido de um verbo, enquanto o complemento nominal tem a função de completar o sentido de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio.)

Exemplos: 

  • Tenho esperança de que ele venha. (complemento nominal, pois se refere ao nome “esperança”)
  • Não confio em você. (objeto indireto, pois se refere ao verbo “confio”).

Além de aprender sobre o que é Objeto Indireto, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre o que é Objeto Indireto? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora! 

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.