Português

O que são Orações Coordenadas?

O que são Orações CoordenadasO que são Orações Coordenadas?
Mude de vida com Beduka Bolsas

Orações Coordenadas são as orações que não possuem dependência sintática umas das outras, ou seja, que possuem sentido completo e podem ser entendidas separadamente. Elas podem ser classificadas em Orações Coordenadas Sindéticas e Assindéticas.

O Beduka preparou esse artigo explicando o que são Orações Coordenadas para tirar suas dúvidas a respeito dessa matéria e te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares.

Saber o que são Orações Coordenadas é importante na hora de escrever a redação no ENEM. Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.

Nesse artigo vamos falar sobre:

  • O que são Orações Coordenadas;
  • Classificação das Orações Coordenadas;
  • Tipos de Orações Coordenadas Sindéticas.

O que é Oração?

A oração é uma sentença linguística cuja estrutura se caracteriza, obrigatoriamente, pela presença de um verbo e por ter seu sentido completo. A oração se caracteriza pela presença de um predicado, o qual é introduzido pela presença de um verbo. Normalmente, a oração apresenta um sujeito, verbo, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Teste seus conhecimentos com os Exercícios sobre Orações Coordenadas!

Tipos de Orações

  • Orações Coordenadas: Orações que são sintaticamente independentes uma da outra (não precisam da outra para terem sentido completo);
  • Orações Subordinadas: São orações que desempenham uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu significado e sendo dependente dela.

O que são Orações Coordenadas?

Orações coordenadas são orações que estão conectadas mas que não exercem função sintática uma na outra. Essas orações são conectadas através de conjunções ou vírgulas e possuem sentido completo, podendo ser entendidas separadamente e não dependendo da outra.

Aprenda também o que são conjunções.

Exemplo:

orações coordenadas

Classificação das Orações Coordenadas

As orações coordenadas podem ser classificadas em orações assindéticas e sindéticas.

Orações Coordenadas Assindéticas

As orações coordenadas assindéticas são orações que não são conectadas por nenhum conectivo, sendo separadas por vírgulas.

Exemplos:

  • Fomos ao parque, comemos, jogamos, corremos.
  • Abriu a porta, suspirou, foi embora.
  • Só pensa em ficar em casa, comer, dormir.

Orações Sindéticas

As orações coordenadas sindéticas são orações que são ligadas por meio de conjunções coordenativas. Elas podem ser classificadas em:

Orações Sindéticas Aditivas

As orações coordenadas sindéticas aditivas exprimem uma ideia de adição à oração anterior.

Conjunções utilizadas: e, nem, também, bem como, como também, não só… mas também, não só… como também, não só… mas ainda, não somente… mas também, não somente… como também.

Exemplos:

  • Fomos ao parque e jogamos bola.
  • Gosto de ir ao cinema como também gosto de ver filmes em casa.

Orações Sindéticas Adversativas

As orações coordenadas sindéticas adversativas expressam uma ideia de oposição à oração anterior. O uso de vírgulas nessas orações é obrigatório.

Bdeuka Bolsas de Ano Novo

Conjunções utilizadas: mas, porém, contudo, todavia, senão, entretanto, no entanto, não obstante, ainda assim, apesar disso, mesmo assim.

Exemplos:

  • Elas queriam ir à praia, porém estava chovendo.
  • Ele sempre trabalha, no entanto, nunca tem tempo para descansar.

Orações Sindéticas Alternativas

As orações coordenadas sindéticas alternativas exprimem a ideia de alternância em relação à oração anterior. O uso de vírgulas é obrigatório entre as orações, mas caso haja somente uma oração sindética alternativa, o uso de vírgulas é opcional.

Conjunções utilizadas: ou, ou…ou, ora…ora, quer…quer, seja…seja, nem…nem, já…já, talvez…talvez.

Exemplos: 

  • Ora quer sair, ora quer ficar em casa.
  • Fale logo ou eu vou embora.

Orações Sindéticas Conclusivas

As orações coordenadas sindéticas conclusivas expressam a ideia de conclusão de uma ideia transmitida na oração anterior. O uso de vírgulas nesse caso é obrigatório.

Conjunções utilizadas: logo, pois (depois do verbo), portanto, assim, então, por isso, por conseguinte, por consequência, consequentemente.

Exemplos:

  • Namoram há cinco anos, logo devem se casar em breve;
  • Cheguei mais cedo, consequentemente vou ter que aguardar o horário.

Explicativas

As orações coordenadas sindéticas explicativas explicam uma ideia transmitida na oração anterior. O uso de vírgulas nesse caso é obrigatório.

Conjunções utilizadas: porque, pois (antes do verbo), porquanto, que, já que, visto que, dado que, uma vez que, isto é, ou seja, na verdade, a saber.

Exemplos:

  • Não fomos de carro, pois o trânsito estava cheio;
  • Ele não quis ir ontem, uma vez que estava cansado.

Além de aprender sobre o que são Orações Coordenadas, você pode testar seus conhecimentos de outras matérias respondendo algumas questões que caíram em edições antigas do Exame em nosso simulado gratuito.

Gostou de aprender sobre o que são Orações Coordenadas? Queremos te ajudar também a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora! 

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador