Com certeza você já ouviu na escola, palestras ou noticiários as palavras Liberalismo e Neoliberalismo. Apesar de ser quase a mesma palavra, há uma diferença grande entre elas.
O Liberalismo e o Neoliberalismo são conceitos ligados à política e à economia, baseados na liberdade. Porém, enquanto os liberais possuem uma proposta mais ampla de liberdade, os neoliberais se preocupam mais com questões práticas e imediatas.
Para você entender melhor isso, vamos te contar a história dessas duas correntes políticas e, através disso, explicar qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo. Está pronto?
Quando terminar a leitura, considere adquirir o Plano de Estudos do Beduka e conheça a magia de ser aprovado no Enem!
Se você quiser ir diretamente para alguma parte do conteúdo, clique em um dos tópicos abaixo:
- O que é Liberalismo?
- O que é Neoliberalismo?
- Qual diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo?
- Quais são os principais pensadores do Liberalismo e do Neoliberalismo?
- Crítica dos liberais ao Neoliberalismo
- Conheça magia de ser aprovado no Enem!
O que é Liberalismo?
O Liberalismo é uma ideologia política, econômica e social, que surgiu na Europa na Idade Moderna e tem como base a defesa da liberdade. Ele se formou a partir das críticas ao Estado Absolutista.
Até as revoluções burguesas ocorridas na Europa entre o final do século XVII e início do século XIX, a estrutura da sociedade europeia era bastante rígida e repressora. Ela estava dividida em estamentos, sem liberdades políticas, de expressão e de imprensa.
Para publicar algo na França de meados do século XVIII era preciso:
- Dizer que o texto foi impresso fora do país;
- Disfarçar as críticas sociais mais firmes;
- Contar com a ajuda de alguém que trabalhava na censura e permitisse a publicação.
Isso era algo que nem todo mundo conseguia. Sem falar que as sociedades intelectuais estavam fechadas, impediam pesquisas ou zombavam de ideias e estudos. Desgostosos com a situação, muita gente passou a pressionar pela abertura do regime, adotando uma postura liberal.
O Liberalismo então é uma ideologia de vanguarda, progressista. Ele defende que cada indivíduo possui a liberdade de fazer o que bem entender, com a condição de que ele não fira a liberdade nem a integridade dos outros.
Por exemplo, os liberais clássicos defendem uma mínima ou até mesmo nenhuma intervenção do Estado na economia. Eles também defendem a igualdade de condições entre os cidadãos, a liberdade religiosa e de pensamento, a igualdade entre homem e mulher etc.
Contudo, essa igualdade defendida pelos liberais não se estende à igualdade material. Ou seja, os liberais não defendem usar violência contra ricos para distribuir suas riquezas com os mais pobres.
A igualdade, segundo os liberais, é uma igualdade de direitos humanos, e essa é a diferença entre liberalismo e neoliberalismo. Por exemplo, em um julgamento, as mesmas leis valem tanto para um rico quanto para um pobre, pois ambos são seres humanos.
Entenda melhor com nosso artigo sobre o que é o Liberalismo.
O modelo econômico liberal foi adotado pela maioria dos estados ocidentais no século XIX. Porém, ele perdeu força após a Segunda Guerra Mundial, dando lugar ao Estado de bem-estar social.
O Estado se tornou fornecedor de diversos serviços, como saúde e educação. Em um primeiro momento, isso aumentou o padrão de vida dos mais pobres, principalmente nos países europeus.
Contudo, os gastos eram enormes e nem sempre o modelo foi viável fiscalmente. No caso, o Estado não conseguia arrecadar tanto quanto gastava e acabava se endividando.
Então novas respostas precisaram ser dadas para as novas situações econômicas. Esse foi o Neoliberalismo. Vamos conhecê-lo para entender qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo.
O Liberalismo criticava as feudalidades existentes na Europa. Saiba quais eram com nosso texto sobre as principais características do Feudalismo.
O que é Neoliberalismo?
O neoliberalismo é um modelo de política econômica que surgiu na década de 1970 como uma resposta à inviabilidade fiscal do estado de bem-estar social.
A ideia é basicamente enxugar as contas do Estado para continuar promovendo certos serviços vistos como essenciais.
Para isso, ele promove a redução do papel do Estado na economia e na sociedade em geral. Ele enfatiza a liberdade individual, a privatização, a desregulamentação e a livre concorrência como formas de alcançar o desenvolvimento econômico e o bem-estar social.
Neste sentido, o Neoliberalismo é mais uma prática política que uma teoria econômica e social. Ele foi adotado por diversos governos a partir da década de 1970 e ainda é bastante presente no mundo inteiro.
Os mais representativos foram os de Margareth Thatcher (Reino Unido) e Ronald Reagan (Estados Unidos). No Brasil, os governos considerados neoliberais foram os de Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer e Jair Bolsonaro.
Qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo?
Como se pode notar pelo nome, o Neoliberalismo é apontado como uma derivação do Liberalismo. E eles possuem grandes semelhanças mesmo. Contudo, eles não são iguais. Então, qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo?
Como falamos antes, o Neoliberalismo não é necessariamente uma teoria, mas uma prática política. Inclusive, por causa disso ele é definido mais pelos seus críticos do que pelos defensores.
Pode-se dizer que ele é um conjunto de ações que visam diminuir a inflação e adotar reformas.
Por outro lado, o Liberalismo possui um conjunto de ideias e projetos em torno da economia, da política e da sociedade. Ele não quer apenas definir se o Estado vai intervir ou não na economia, mas projeta qual é o melhor modelo político a ser adotado.
Ou seja, a grande diferença entre liberalismo e neoliberalismo é a parte filosófica. O neoliberalismo se prendeu à realidade material de quais ações políticas tomar para reduzir o Estado.
Enquanto a parte filosófica de direitos humanos, definição do conceito de liberdade, definição de democracia e individualismo. Todos esses itens essencialmente teóricos fazem parte da teoria liberal clássica.
Agora que já vimos qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo, vamos conhecer alguns pensadores e suas ideias.
Quais são os principais pensadores do Liberalismo e do Neoliberalismo?
Como o Neoliberalismo não é necessariamente uma corrente ideológica, mas uma prática política, ele não possui muitos pensadores oficiais. Em geral, os que são apontados dessa forma são adeptos do Liberalismo. Entre eles estão:
- John Locke: defendia ideia de que o poder político deveria ser limitado e que os indivíduos têm direitos naturais, como o direito à vida, à liberdade e à propriedade. O Estado serve para proteger esses direitos.
- Adam Smith: Considerado o pai da economia moderna, defendia a ideia de que o livre mercado e a livre concorrência são a melhor maneira de organizar a economia e promover a prosperidade.
- Montesquieu: Defensor da separação dos poderes e da ideia de que o poder deve ser limitado para evitar o abuso de poder pelos governantes. Essa limitação se dá através de contrapoderes sociais. No caso do Absolutismo do rei, Montesquieu defendia a existência e o fortalecimento da nobreza.
- John Stuart Mill: defendia a ideia de que a liberdade individual é fundamental para o desenvolvimento humano e que o Estado deve proteger os direitos individuais e a liberdade de expressão.
- Ludwig Von Mises: Economista austríaco que elaborou as teorias da Ação Humana e do Cálculo Econômico, dessa forma conseguindo prever tanto a ascensão nazista na Alemanha, quanto a queda União Soviética. Ele acreditava que a única forma de uma economia ser eficiente, era permitir que os agentes econômicos fossem livres.
- Friedrich Von Hayek: Hayek é um dos principais teóricos do neoliberalismo e defendia a ideia de que a liberdade individual e o livre mercado são os principais motores do progresso e do desenvolvimento econômico.
- Milton Friedman: Outro importante teórico do neoliberalismo, Friedman defendia a ideia de que o mercado é a melhor maneira de alocar recursos e que o papel do Estado deve ser limitado.
Crítica dos liberais ao Neoliberalismo
Sim, os próprios liberais chegaram a criticar o neoliberalismo, mas nem foi uma crítica propriamente dita. A alegação dos liberais é que o neoliberalismo sequer existiu.
O motivo seria que o neoliberalismo não teria nenhum autor ou representante. Os personagens históricos entendidos como neoliberais seriam todos conservadores, como Ronald Reagan, Margaret Thatcher e até mesmo Jair Bolsonaro.
Já Friedman e Hayek têm ideias praticamente idênticas às dos liberais clássicos e também não se consideram neoliberais. No fim das contas, o neoliberalismo recebeu definições mais precisas dos seus opositores do que dos seus ditos representantes.
Além do fato de que os liberais clássicos também tinham ações concretas para com relação à vida pública e ao tamanho do Estado que iam além da filosofia.
Sendo assim, a grande crítica dos liberais ao neoliberalismo é que ele se chama de “neo”, mas não traz nada de novo e que por falta de representantes ele nem existe.
Teste seus conhecimentos em nossa lista de exercícios sobre Liberalismo.
Conheça a magia de ser aprovado no Enem!
Questões sobre o Liberalismo e Neoliberalismo sempre caem bastante no Enem. Você pode se preparar melhor para eles organizando seus estudos com nosso plano de estudos!
Ele é um item mágico que acabamos de lançar.
Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:
- O que estudar em cada dia até a prova
- Matérias mais importantes
- Temas de redação para treinar
- Filmes e livros que podem ser úteis
- Dicas de estudo e organização
- Fórmulas para memorizar
- Área personalizável e barra de progresso
Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.
Adquira agora mesmo: O Plano de Estudos do Beduka
Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!
Obrigado por ter lido nosso texto sobre qual a diferença entre Liberalismo e Neoliberalismo. Bons estudos!
Ver comentários (4)
eu nunca li tanta bobagem num texto só......
Oi, Divino! Poderia dizer o que está errado? Ficariamos felizes em explicar ou corrigir as informações.
Yah, eu também estou muito curioso...
Estamos dispostos a sempre melhorar ou esclarecer os assuntos para os leitores. Aguardamos as considerações do colega para podermos responder com mais precisão.