Português

O que é sujeito e predicado? Aprenda a identificá-los em uma oração

o que e sujeito e predicadoo que e sujeito e predicado
Sala do Saber - melhor cursinho online

O sujeito é aquele que pratica ou sofre  a ação, ou seja, é aquele sobre o qual o verbo fala. Para identificá-lo, basta pensar que o verbo não existiria sem ele.

Predicado é a parte que fala algo sobre o sujeito. Pode representar uma ação (praticada ou sofrida) e até mesmo um estado. É formado pelo verbo, pelo objeto e pelos complementos.

O sujeito pode não aparecer em uma oração, mas nunca teremos uma oração sem predicado. Nesse artigo, você vai entender o que é sujeito e predicado, ver exemplos e aprender a identificá-los em uma oração.

Este artigo vai te ajudar a aprender definitivamente o que é sujeito e predicado. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é sujeito?
  2. Quais são os tipos de sujeito?
  3. O que é predicado?
  4. Quais são os tipos de predicado?
  5. Exercícios sobre o que é sujeito e predicado (com gabarito comentado)

Quer entrar na faculdade sem precisar fazer o Enem 2023? Com o Beduka Bolsas você ganha uma bolsa de até 65% para entrar no curso dos seus sonhos. Não tem provas e nem exigências. O início é imediatamente no semestre seguinte!

O que é sujeito?

Sujeito é aquele sobre o qual a frase fala. Para que você entenda melhor, imagine que a frase é uma história, e essa história é sobre ele.

Então, procure o protagonista da oração! Achando ele, você acha o sujeito. 

Tecnicamente falando, o sujeito é aquele que pratica ou sofre uma ação, ou seja, o verbo sempre será sobre ele. 

Mas vale lembrar que temos orações com sujeito oculto e até mesmo com inexistente. Veja como funciona nos próximos tópicos.

Antes!! Saiba que temos diversos artigos exclusivos que podem te ajudar a entender o que é sujeito e predicado. Acesse:

Quais são os tipos de sujeito?

Nem todo sujeito é igual, e nem toda oração apresenta o mesmo tipo de sujeito. Isso acontece porque há muitas formas de se construir uma frase. Descubra, a seguir, os tipos de sujeito e como eles aparecem em uma frase. Isso vai te ajudar a entender o que é sujeito e predicado.

O que é sujeito simples?

É o mais simples de todos. Aquele que é explícito (facilmente identificado) e pratica ou sofre sozinho a ação. Exemplo:

  • Joana correu por duas horas. 

Quem pratica a ação? Joana! Ou seja, é um sujeito que aparece na frase e que não tem companhia (ela correu sozinha).

O que é sujeito composto?

É aquele que apresenta duas ou mais pessoas que praticam ou sofrem uma ação. Eles também são explícitos (facilmente identificados). Veja o exemplo:

  • João, Maria e Thiago correram por duas horas.

Nesse caso, você não se pergunta “quem é o sujeito”, mas sim “quem são os sujeitos”. Afinal, 3 pessoas praticaram a ação (correram).

O que é sujeito oculto?

É aquele que não aparece na frase, mas mesmo assim conseguimos identificá-lo. Essa identificação ocorre através da conjugação do verbo que está na oração. 

Por exemplo, em “mandei um recado” logo percebemos que o sujeito é “eu”, pois não existe “nós mandei”. Ou seja, o verbo nos permite identificar o pronome (sujeito) que foi omitido, mas que permanece evidente.

Mas fique ligado! Só será sujeito oculto se o verbo for referente aos seguintes pronomes: eu, tu, ele, ela, nós e vós. Se o verbo estiver na terceira pessoa do plural (eles, elas), teremos um sujeito indeterminado.  Exemplo:

  • Comemos muito ontem.

O verbo “comer” está na primeira pessoa do plural, logo, conseguimos identificar o pronome que o acompanha (nós), mesmo que ele não esteja visível na frase.

Quer fazer exercícios para treinar o que é sujeito e predicado? Temos alguns exercícios que podem te ajudar. Acesse:

O que é sujeito indeterminado?

Como o próprio nome já diz, é aquele que não pode ser identificado. Exemplos:

  • Disseram que ela era feia.
  • Precisa-se de operários.

Em ambos os casos, não podemos determinar quem é o sujeito. No primeiro exemplo, o pronome “eles” não nos deixa conhecer a pessoa que praticou a ação. Fica a pergunta: eles quem?

No segundo exemplo, não conseguimos determinar quem precisa de operários, apenas que há uma necessidade referente a esse tipo de funcionário.

Agora que você conhece os sujeitos, está na metade do caminho para entender o que é sujeito e predicado. Preparado para a próxima parte? Então vamos lá!

O que é predicado?

Predicado é a parte da oração que vem após o sujeito. Ele é formado pelo verbo, pelo objeto e pelo complemento. É possível que uma oração tenha apenas o predicado, sem sujeito. 

Mas na maioria das vezes a oração terá um sujeito, e o predicado falará algo sobre ele. 

A gramática da Língua Portuguesa possui 3 tipos de predicado: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal. Entenda cada um deles no próximo tópico.

Quais são os tipos de predicado?

Como você acabou de ver, há 3 tipos de predicados e eles são classificados através da função que o verbo exerce na oração. Abaixo, conheça cada um deles para entender melhor o que é sujeito e predicado.

O que é predicado verbal?

É aquele no qual o verbo é o núcleo. Complicou? Então, vamos simplificar. 

Toda vez que você se deparar com um verbo que indica uma ação, você estará diante de um núcleo, logo, de um predicado verbal.

Um predicado verbal pode apresentar 4 tipos de verbos: intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto e transitivo direto e indireto. Veja abaixo cada um deles:

Verbo intransitivo: é aquele que não precisa de complemento, pois tem sentido completo.

Verbo transitivo direto: é aquele que precisa de complemento, mas o complemento não exige preposição. 

Verbo transitivo indireto: é aquele que precisa de complemento, e que o complemento exige preposição. 

Verbo transitivo direto e indireto: é aquele que precisa de dois complementos, um que exige preposição e outro que não exige.

Exemplos de predicado verbal:

  • Ela matou a barata

No exemplo acima, “matou” é um verbo que indica ação e “a barata” é um complemento que não exige preposição. Logo, temos um predicado verbal que apresenta como núcleo um verbo transitivo direto.

O que é predicado nominal?

É o predicado mais fácil de analisar. É aquele que apresenta como núcleo um nome (substantivo ou adjetivo). Nesse tipo de predicado, o verbo remete a um estado ou qualidade do sujeito.

Logo, o verbo assume papel de ligação, e a palavra que indica qualidade ou estado (o predicativo do sujeito) assume o papal de núcleo. A estrutura de uma oração com predicado nominal é a seguinte:

Sujeito + verbo de ligação + predicativo do sujeito

Exemplo:

  • João está triste.

No exemplo, você pode observar como o verbo liga o sujeito a um estado no qual ele se encontra (triste).

O que é predicado verbo-nominal?

Basicamente, predicado verbo-nominal é aquele une os dois tipos de predicados, ou seja, possui tanto verbo de ação quanto um predicativo do sujeito.

O predicado-verbo nominal é formado pela seguinte estrutura:

Verbo transitivo ou intransitivo + o predicativo do sujeito ou predicativo do objeto

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Exemplo:

  • Ana chegou cansada do aniversário.

Observe que o verbo “chegar” indica uma ação e “cansada” indica uma qualidade. Logo, um verbo de ação + um predicativo do sujeito.

Exercícios sobre o que é sujeito e predicado (com gabarito comentado)

Saber o que é sujeito e predicado é importante, mas na prática tudo muda. Por isso, é importante resolver exercícios para entender como o assunto costuma ser cobrado.

Separamos duas questões bem interessantes para você resolver, depois é só conferir o gabarito comentado.

Questão 1 – (MACK)

Assinale a alternativa em que nada funciona como sujeito.

a) Nada vi.

b) Nada quer.

c) Nada somos.

d) Nada me perturba.

e) N.d.a.

Questão 2 – (FMPA-MG)

“Quando me procurar o desencanto, eu direi, sereno e confiante, que a vida não foi de todo inútil.”

O sujeito de procurar é:

a) indeterminado

b) eu (elíptico)

c) o desencanto

d) me

e) inexistente

Gabarito comentado

Resolveu as questões, mas ficou com algumas dúvidas? Então, confira o gabarito comentado:

Exercício resolvido da questão 1 – d) Nada me perturba.

Lembra o que falamos sobre observar o verbo para saber qual pronome o acompanharia? Essa técnica pode te ajudar a resolver essas questões.

Na alternativa “a”, assim como nas outras, o pronome ficou oculto e a oração não está escrita na ordem convencional. Caso estivesse, seria “Eu vi nada”. Ou seja, o nada assumiria a função de objeto. 

A mesma coisa ocorre em relação a letra “b” e na “c”, para os verbos dessas alternativas, fica uma dúvida: o que? Respondendo a pergunta, temos o objeto: nada. 

Já na alternativa “d”, o “nada” assume papel de sujeito, já que a ação se refere a ele: o nada não perturba. Não perturba o que? A mim. Logo, o “me” assume o papel de objeto direto.

Exercício resolvido da questão 2 – c) o desencanto

Para responder essa questão, basta colocar a oração referente ao verbo procurar na ordem direta: quando o desencanto me procurar. Fazendo isso, fica fácil visualizar quem pratica a ação, ou seja, o desencanto. Já o “me” tem papel de objeto, e o “eu” não cabe na oração, pois não é “quando eu procurar” e sim “quando me procurar”. 

Com este artigo e com os exercícios sobre o que é sujeito e predicado, tenho certeza que ficou bem mais fácil entender. Mas também tenho certeza que a trabalheira de se preparar para um vestibular não acaba por aqui.

Quer dizer… Pode acabar se você quiser! O Beduka Bolsas está te oferecendo uma bolsa de até 65% para você entrar imediatamente na faculdade.

Esse desconto vale para todas as mensalidades, ou seja, até o fim do curso!

Também não é preciso ter feito o Enem e nem fazer qualquer outra prova.

Nosso objetivo é te conectar à faculdade. Por isso, estamos sempre criando conteúdos exclusivos e correndo atrás de oportunidades como essa para te oferecer.

Qualquer dúvida, estamos também no Instagram. Basta mandar um direct.

Desejamos a você sucesso e bons estudos!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.