X

5 dicas infalíveis de como escrever um título de redação

5 dicas infalíveis de como escrever um título de redação

Iniciar uma redação é sempre aquela dor de cabeça, a parte mais difícil. É nessa hora que um bom título pode te auxiliar, inclusive a não fugir do tema proposto. É por isso que elaboramos 5 dicas incríveis de como escrever um título de redação. Após conseguir arrematar o assunto e chamar atenção do leitor antes de o seu texto iniciar, o resto fluirá muito mais fácil.

Neste texto sobre como escrever um título de redação, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. Qual importância de saber como escrever um título?
  2. O título deve se referir ao tema proposto e estar delimitado.
  3. Seja direto, não é uma boa ideia fazer títulos muito longos ou complicados.
  4. Não erre as regrinhas que o envolvem (ponto final, letras maiúsculas, linha em branco).
  5. Abuse da criatividade, mas não viaje demais.
  6. Não se preocupe com utilização de verbos, isso é facultativo.
  7. O título é obrigatório na redação do Enem?
  • Após conhecer as 5 dicas infalíveis de como escrever um título de redação, você pode aprender ainda mais com o nosso Guia da Redação, nele consta tudo que você precisa para arrasar na produção textual!

Qual a importância de saber como escrever um título de redação?

Todo mundo já passou pela situação de entrar em uma livraria e ser conquistado por uma capa ou um título chamativo. Não queremos dizer com isso, que o resto pode ser mal produzido. 

Pelo contrário, é uma pena que muitos enredos incríveis fiquem esquecidos devido a uma má elaboração da parte externa. Porém, um autor esperto saberá os segredos sobre como escrever um título de redação.

O fato é que a conversa com seu interlocutor, no caso dos vestibulares, os professores que corrigirão sua redação, se inicia pelo título. E, se você optar por colocá-lo (caso seja facultativo), pode perder pontos caso cometa alguns vacilos.

Então, é importante saber exatamente como escrever um título de redação.

Ele será responsável por dar ao leitor uma ideia daquilo que será exposto. Para fazer isso, você pode utilizar vários recursos, como aguçar a curiosidade por intermédio da criatividade, delimitar o tema, entre outros.

Sabendo que iniciar uma redação é a parte mais difícil e que às vezes travamos já no título, preparamos para você 5 dicas infalíveis de como escrever um título de redação. 

1 – Como escrever um título de redação? Se refira ao tema proposto e delimite-o

Digamos que o tema da redação seja violência contra a mulher. E, recentemente, você leu uma matéria sobre o aumento dos casos de violência contra a mulher no Rio de Janeiro, durante a pandemia.

Por sorte, você memorizou alguns dados e vai aproveitar para utilizá-los. Beleza, já há a base argumentativa para sua redação. Mas como escrever um título de redação para esse tema em especifico?

É só utilizar essa delimitação e inseri-la no título…

Ela irá te auxiliar a não fugir do tema proposto e a elaborar um título que se refira a ele. Exemplo: A enganosa decrescente da violência contra a mulher no Brasil.

O título exemplificado alcançou o objetivo da dica número 1 e representa  algumas outras dicas que você verá no decorrer deste artigo. Porém, agora que você já deu um passo sobre como escrever um título de redação, entenda melhor o exemplo citado.

O título  “A enganosa decrescente da violência contra a mulher no Brasil” remete  a pandemia e aos dados memorizados sobre a violência contra a mulher na cidade do Rio de Janeiro. Isso ocorre de uma maneira que o leitor tenha apenas uma pista.

Para compreender melhor, ele terá que continuar a leitura. Contudo, a base do que será exposto ficou especificada. Parece simples, mas a forma de como escrever um título de redação perpassa por diversas nuances. 

Trata-se de algo delimitado que favorece a exposição de argumentos sólidos, bem embasados. Porém, permanece totalmente vinculado ao tema proposto. Isso é a chave de como escrever um título de redação, nunca fugir ao tema.

Ao ler a dissertação, será possível associá-la ao título, à medida que a interligação entre o título e corpo do texto for sendo exposta. Ou seja, a referência ficará clara quando for citado que no período pandêmico esse tipo de violência alcançou números alarmantes.

Somado a isso, os avanços relacionados à justiça nesses tipos de casos se demonstraram ineficientes. O que pode ser exemplificado e confirmado pelos dados coletados na cidade do Rio de Janeiro.  

2- Como escrever um título de Redação? Seja direto, não é uma boa ideia fazer títulos muito longos ou complicados

A escrita requer habilidade e prática, e isso está diretamente ligado ao tempo. Portanto, se sua prova já está batendo a porta e você não se sente seguro para escrever um título super bem elaborado, aposte no simples! Às vezes, ele é bem mais eficiente.

Isso quer dizer, nada de títulos longos, com figuras de linguagens, ou coisas do tipo. Não é preciso parecer inteligente, é necessário ser eficiente. Um “A violência contra a mulher no séc. XXI” poderá surtir muito mais efeito do que o título citado no primeiro tópico.

No mais, é só se ligar nas regrinhas que permeiam a aprendizagem sobre como escrever um título de redação, você as encontrará no tópico seguinte.

3- Como escrever um título de redação? Se atente as regrinhas que envolvem o envolvem

Ninguém merece perder pontos por causa do título, devido a isso separamos para você algumas regrinhas essenciais na hora de aprender a como escrever um título de redação. Veja quais são:

  • Você só deve colocar ponto final se seu título possuir um verbo;
  • Não é preciso esquentar a cabeça com as letras maiúsculas, basta colocá-la na primeira palavra;
  • Caso você esteja preocupado com a estética, é permitido pular uma linha após o título. Porém, trata-se de uma escolha;

4- Como escrever um título de Redação? Abuse da criatividade, mas não viaje demais

Não parecer óbvio é sempre uma boa opção, somos indivíduos únicos, portanto capazes de criações inimagináveis. Se estiver disposto a ser ousado em uma prova tão importante, como a do Enem, vale a pena impactar com um título diferenciado.

Você pode fazer isso por meio do uso de figuras de linguagem e até uma citação entre aspas. Isso pode passar uma imagem de domínio textual para a banca examinadora.

Só tenha cuidado para não colocar um título que não tenha a ver com o tema proposto ou que deixe a banca confusa.  Logo, não confunda criatividade com viajar na maionese.

  • Só falta um tópico para você saber tudo sobre como escrever um título de redação.

5- Como escrever um título de redação? Não se preocupe com a utilização de verbos, isso é facultativo

Seu título não precisa necessariamente formar uma oração, ou seja, com sujeito e predicado. Portanto, sinta-se livre para empregar ou não um verbo. O importante é o título se referir ao tema proposto.

Para que fique claro, e você não saia confuso deste artigo sobre como escrever um título de redação, veja um exemplo com verbo e, em seguida, sem verbo.

“ A crise hídrica merece atenção.” (com verbo)

“Os desafios da crise hídrica no Brasil” (sem verbo)

Confirmando…Ambos estão corretos!

O título é obrigatório na redação do Enem?

Estamos habituados a sempre inserir um título em nossas produções textuais, isso desde os nossos primeiros anos do ensino básico. Naquela época em que os professores nos mandavam fazer uma redação sobre como foi as férias.

Pena que naquele tempo, não era dada a devida atenção ao ensino de como escrever um título de redação. Então, a maioria cresceu fazendo isso de forma intuitiva.

Agora, se você nunca precisou relatar os acontecimentos das suas férias, então é porque vivenciou o ensino brasileiro de um jeito diferente. Brincadeiras à parte, a verdade é que já se encontra enraizado em nosso pensamento a obrigatoriedade do título. 

Está preparado para a novidade? É o seguinte, uma das provas mais importantes que temos no Brasil  para acesso à universidade, tem o uso do título como facultativo, estamos falando do Enem.

Já a Fuvest, por exemplo, determina que o título seja obrigatório. De qualquer forma, você já sabe como escrever um título de redação, além de ter entendido como ele pode influenciar a pessoa que está lendo seu texto.

Só não cometa o erro de não prestar atenção à informação sobre a obrigatoriedade ou não do título, pois ela sempre constará na proposta. Sendo assim, fique atento! Aí é só aplicar o que você viu sobre como escrever um título de redação.

Para te ajudar mais ainda, agora que terminou de ler este artigo sobre como escrever um título de redação, você pode ter acesso aos nossos demais textos para complementar seu conhecimento! Afinal, o aperfeiçoamento é fundamental.

Gostou do nosso artigo sobre  como escrever um título de redação?  Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! 

Você já tem certeza da profissão que quer seguir pelo resto da vida? É muito tempo, né? O  Raio X do Beduka pode te ajudar a escolher o caminho certo, sem perder tempo! É mais que um teste vocacional, através dele você vai poder se conhecer e se planejar melhor. Isso fará toda a diferença!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Redação
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.