Redação

Aprenda tudo sobre análise discursiva aqui!

TUDO SOBRE ANÁLISE DISCURSIVATUDO SOBRE ANÁLISE DISCURSIVA
Sala do Saber - melhor cursinho online

Acredita-se que todo texto possui uma ideologia em sua linguagem, mesmo que de forma não proposital. É muito interessante aprender a realizar uma análise discursiva a fim de compreender melhor os textos que você precisará ler em toda sua jornada acadêmica. Aprenda tudo sobre análise discursiva lendo este texto.

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é análise discursiva? 
  2. Diferença entre análise gramatical e análise discursiva
  3. Por que fazer análise discursiva
  4. Como fazer uma análise discursiva?

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira. 

Vamos lá! Você agora vai aprender tudo sobre a análise discursiva!

O que é a análise discursiva?

A análise de discurso é um campo da linguística que tem como especialização a análise do uso da língua, especificamente a forma como se dão as construções ideológicas em um texto.

Essa ferramenta é comumente usada para analisar ideologias presentes em textos midiáticos.

Para que você compreenda melhor a análise discursiva, é preciso também entender dois conceitos essenciais. São eles: o texto e o discurso

O texto é a prática social de produzir textos, já o discurso é o resultado da atividade discursiva.

Não entendeu nada? Vamos explicar e você vai entender ainda melhor tudo sobre a análise discursiva!

Na análise discursiva, o discurso é uma construção social, isto é, reflete a visão de mundo do autor. Por isso, deve-se realizar a análise de discurso somente após examinar todo o contexto histórico-social, condições de produção e outras variáveis que podem influenciar a cosmovisão do autor.

Sendo assim, ideologias que o autor apresenta em seu texto são diretamente construídas e influenciadas pelo contexto político-social que o autor vive.É muito importante compreender também os níveis de linguagem. Identificar o nível de linguagem em que o texto foi escrito é fundamental para fazer uma boa análise discursiva.

Diferença entre análise gramatical e análise discursiva 

Existem alguns tipos de análises na língua portuguesa. A análise gramatical, por exemplo, se concentra na estrutura das sentenças e demais recursos textuais.

Já a análise de discurso foca no uso da linguagem para expressar ideologias. De forma clara, a análise discursiva considera que não existe neutralidade na linguagem, nem mesmo no uso rotineiro desta.

Na análise de discurso, entende-se que as palavras podem mudar de sentido, a depender do autor, do local em que elas são empregadas, e das circunstâncias sócio-históricas. A partir de todos esses fatores, um discurso é construído, e posteriormente, é possível extrair a ideologia presente através da análise discursiva.

Nesse sentido, Michel Foucault descreve o discurso como uma construção de características sociais. Segundo ele, a base de toda a estrutura do texto é a sociedade, portanto, todo elemento que faça sentido no discurso tem relação com a sociedade.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

O texto só pode ser assim considerado se o receptor compreender o seu sentido. Por isso, o autor deve ter atenção e fornecer o contexto para que o receptor entenda melhor e compreenda os sentidos. O caminho básico para a existência da comunicação é: emissão- recepção-compreensão.

A análise de discurso é uma análise extremamente contextual da estrutura discursiva (o texto).

Por que fazer análise discursiva?

Agora que você já entendeu o que é a análise de discurso, vamos te explicar como você pode colocá-la em prática. 

Em primeiro lugar, saber fazer uma análise discursiva irá te ajudar em toda a sua trajetória acadêmica

Você se tornará mais capacitado a compreender todo texto que você ler em sua totalidade. Você compreenderá as ideologias e questões contextuais por trás das palavras do texto. 

Tal habilidade lhe será muito útil tanto na sua jornada acadêmica, como na sua vida pessoal e profissional. A sua leitura se tornará mais focada e você terá a capacidade de ler as entrelinhas. 

Como se faz a análise discursiva? 

Você precisará compreender com exatidão o que é esta análise. Depois disso, será mais fácil para você realizar a identificação. Além disso, preste atenção em palavras que possam dar alguma carga de ideologia do autor. 

Especificamente, dê atenção aos advérbios e adjetivos. Essas palavras apresentam uma carga de personalidade e mostram o que o autor pensa sobre determinado acontecimento. 

Além do mais, busque informações sobre o autor do texto e o contexto em que ele estava inserido. Fazendo isso, é possível perceber ideologias escondidas na própria linguagem do autor. 

Seguindo os passos abordados, você estará mais apto para realizar a identificação da visão de mundo e ideologia do autor do texto que você está lendo. Com isso, você entenderá com mais profundidade o texto.

Gostou de saber tudo sobre a análise discursiva? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais. Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.