Na arte, o classicismo se refere à ao mundo antigo, ou seja, à valorização da Antiguidade Clássica. A arte classicista procura o equilíbrio, pureza formal e rigor. Estude fazendo algumas questões sobre classicismo!
Quando você terminar os Exercícios sobre Classicismo, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.
Hoje paramos para detalhar algumas questões do ENEM sobre classicismo com gabarito para te ajudar a se preparar para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Este é um assunto muito presente no exame e trata sobre o movimento artístico cultural que ocorreu na Europa a partir do século XVI.
- Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.
O classicismo ocorreu durante o período histórico do Renascimento, que marca o fim da Idade Média e início da Idade Moderna e faz referência aos modelos clássicos. Entre suas principais características estavam:
- Humanismo – o homem que é colocado no centro do pensamento filosófico (antropocentrismo)
- Racionalização – reflexão sobre mundo e sobre lugar do homem no mundo
- Valorização da cultura grega – a cultura grega passa a ser valorizada principalmente por causa de visão que se tinha do homem
- Carpe diem – aproveite o dia – busca por aproveitar o dia porque a vida é efêmera (passageira)
- Efemeridade do tempo – o tempo e a vida passam rápido e devem ser aproveitados
- Neoplatonismo – amor sensual e ao mesmo tempo platônico
Luís Vaz de Camões foi um dos mais importantes poetas do classicismo, sendo que sua obra, Os Lusíadas, é a maior epopeia já escrita em português e também um dos temas mais presentes nas questões do ENEM sobre o classicismo.
Mesmo assim, é importante estudar também toda a base histórica do classicismo, desde sua ligação com o Renascimento, às grandes navegações, às reformas religiosas, etc.
A estrutura dos poemas e das obras de arte também deve ser bem analisada, pois ela tinha algumas particularidades. Leia muito, faça resumos, pratique e discuta.
Questões sobre Classicismo
Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você.
Obrigado por ter lido até aqui!!!
Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.
Questão 1 – (ENEM 2012)
LXXVIII (Camões, 1525?-1580)
Leda serenidade deleitosa,
Que representa em terra um paraíso;
Entre rubis e perlas doce riso;
Debaixo de ouro e neve cor-de-rosa;
Presença moderada e graciosa,
Onde ensinando estão despejo e siso
Que se pode por arte e por aviso,
Como por natureza, ser fermosa;
Fala de quem a morte e a vida pende,
Rara, suave; enfim, Senhora, vossa;
Repouso nela alegre e comedido:
Estas as armas são com que me rende
E me cativa Amor; mas não que possa
Despojar-me da glória de rendido.
CAMÕES, L. Obra completa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 2008.
A pintura e o poema, embora sendo produtos de duas linguagens artísticas diferentes, participaram do mesmo contexto social e cultural de produção pelo fato de ambos
a) apresentarem um retrato realista, evidenciado pelo unicórnio presente na pintura e pelos adjetivos usados no poema
b) valorizarem o excesso de enfeites na apresentação pessoal e na variação de atitudes da mulher, evidenciadas pelos adjetivos do poema
c) apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela sobriedade e o equilíbrio, evidenciados pela postura, expressão e vestimenta da moça e os adjetivos usados no poema
d) desprezarem o conceito medieval da idealização da mulher como base da produção artística, evidenciado pelos adjetivos usados no poema
e) apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela emotividade e o conflito interior, evidenciados pela expressão da moça e pelos adjetivos do poema
Questão 2 – (ENEM 2013)
TEXTO I
Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.
CASTRO, S. “A carta de Pero Vaz de Caminha”. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).
TEXTO II
Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que:
a) a carta de Pero Vaz de Caminha representa uma das primeiras manifestações artísticas dos portugueses em terras brasileiras e preocupa-se apenas com a estética literária
b) a tela de Portinari retrata indígenas nus com corpos pintados, cuja grande significação é a afirmação da arte acadêmica brasileira e a contestação de uma linguagem moderna
c) a carta, como testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos
d) as duas produções, embora usem linguagens diferentes — verbal e não verbal —, cumprem a mesma função social e artística
d) a pintura e a carta de Caminha são manifestações de grupos étnicos diferentes, produzidas em um mesmo momentos histórico, retratando a colonização
Questão 3 – (ENEM 2010)
Texto I
XLI
Ouvia:
Que não podia odiar
E nem temer
Porque tu eras eu.
E como seria
Odiar a mim mesma
E a mim mesma temer.
HILST, H. Cantares. São Paulo: Globo, 2004 (fragmento).
Texto II
Transforma-se o amador na cousa amada
Transforma-se o amador na cousa amada,
por virtude do muito imaginar;
não tenho, logo, mais que desejar,
pois em mim tenho a parte desejada.
Camões. Sonetos. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br. Acesso em: 03 set. 2010 (fragmento).
Nesses fragmentos de poemas de Hilda Hilst e de Camões, a temática comum é:
a) o “outro” transformado no próprio eu lírico, o que se realiza por meio de uma espécie de fusão de dois seres em um só
b) a fusão do “outro” com o eu lírico, havendo, nos versos de Hilda Hilst, a afirmação do eu lírico de que odeia a si mesmo
c) o “outro” que se confunde com o eu lírico, verificando- se, porém, nos versos de Camões, certa resistência do ser amado
d) a dissociação entre o “outro” e o eu lírico, porque o ódio ou o amor se produzem no imaginário, sem a realização concreta
e) o “outro” que se associa ao eu lírico, sendo tratados, nos Textos I e II, respectivamente, o ódio e o amor
- Parabéns, você fez todos os Exercícios sobre Classicismo, Confira agora o Gabarito:
Gabarito das Questões sobre Classicismo
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: c) apresentarem um retrato ideal de mulher marcado pela sobriedade e o equilíbrio, evidenciados pela postura, expressão e vestimenta da moça e os adjetivos usados no poema
Exercício resolvido da questão 2 –
Alternativa correta: c) a carta, como testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: a) o “outro” transformado no próprio eu lírico, o que se realiza por meio de uma espécie de fusão de dois seres em um só
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!