Você sabe o que é redação eletrônica? Ela tem se tornado cada vez mais comum por consequência do maior uso da tecnologia. É fundamental saber usar as ferramentas digitais para escrever uma boa redação eletrônica para o seu leitor. Leia o artigo até o final para descobrir como fazer isso.
Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:
- O que é Redação Eletrônica
- 1ª dica para fazer uma redação eletrônica
- 2ª dica para fazer uma redação eletrônica
- 3ª dica para fazer uma redação eletrônica
- 4ª dica para fazer uma redação eletrônica
- 5ª dica para fazer uma redação eletrônica
- 6ª dica para fazer uma redação eletrônica
- 7ª dica para fazer uma redação eletrônica
Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira.
Nos últimos anos, a tecnologia tem se desenvolvido muito rapidamente, e as transformações não param. Os smartphones, notebooks, tablets e outros são comuns na vida de muitas pessoas.
Com isso, muitos setores na sociedade foram afetados positivamente com o uso da tecnologia. Inclusive, o setor educacional. A tecnologia tem alterado a forma como nos relacionamos uns com os outros e isso está relacionado ao dinamismo que as redes sociais nos oferecem.
O fato é, todos os setores têm se adaptado e grandes empresas estão atualmente inserindo as ferramentas digitais no seu modo de operação. Nesse momento, surgem as redações eletrônicas. Mas afinal, o que são elas?
O que é a redação eletrônica?
A redação eletrônica, nada mais é do que um texto redigido em um aparelho digital (seja computador, notebook, celular ou tablet), em vez de ser escrito manualmente.
Nesse sentido, a redação eletrônica pode ser um texto solicitado em um concurso, prova ou vestibular. Não somente, a redação eletrônica também pode ser um email ou uma correspondência eletrônica.
O que todas essas modalidades de redação eletrônica têm em comum é que são todos textos com objetivo de expressar determinada ideia. Todos devem ter a mesma estrutura, isto é: início, meio e fim. Além disso, todos os textos devem ser claros, coesos e seguir as normas gramaticais.
Apesar de exigirem menos que um texto manuscrito, as redações eletrônicas seguem os mesmos padrões dos textos comuns, e devem ser escritas com muita seriedade e cautela.
Agora que você já sabe o que é uma redação eletrônica, veja 7 dicas para fazer uma excelente redação no digital.
Dicas para escrever uma redação eletrônica
1.Conheça bem o seu receptor
Para quem você está escrevendo? É muito importante saber exatamente em que situação você se encontra. Saber se está escrevendo para uma prova, um concurso ou se é somente um email.
Ainda que seja um email, entenda a finalidade do texto e saiba o que o seu receptor espera ler. Isso será muito importante para você se adaptar em relação ao formato e a quantidade de informações necessárias no texto.
2. Se adeque quanto à formalidade exigida
Por isso, conhecer o seu receptor é tão importante. Na sua redação eletrônica, você deve se adequar quanto à formalidade exigida. Um email para um amigo é diferente de uma redação dissertativa argumentativa para uma prova de vestibular.
Por essa razão, fique atento à formalidade necessária. Saiba que existem níveis da linguagem, em alguns textos uma linguagem mais coloquial é permitida, em outros, o nível culto é obrigatório.
3.Se adapte ao formato digital
Ainda que a tecnologia tenha se tornado predominante nos dias atuais, muitos alunos foram educados e estão acostumados a escrever textos à mão.
Por esse motivo, pratique a escrita em ferramentas digitais (seja por um computador ou um smartphone). Dessa forma, se tornará mais comum e fácil para você escrever redações eletrônicas.
Também é uma boa ideia se acostumar a ler textos digitais. Esse procedimento fará com que você esteja ainda mais habituado com a tecnologia.
4. Se atente ao aspecto visual do texto
No texto manuscrito, geralmente já se sabe como fazer o aspecto visual: parágrafo, letra cursiva, entre outros. Já no ambiente virtual, é importante tomar certos cuidados, tais como:
- Não coloque várias cores no seu texto
- Não escreva frases inteiras em caps lock (Exemplo: PARA NÃO PARECER QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO)
- Utilize parágrafo
- Não utilize várias fontes se não for necessário
- Utilize um tamanho de letra padrão (nem muito grande, nem muito pequena).
- Se atente ao espaçamento
Seguindo essas sugestões, o seu texto estará visualmente mais bonito; e consequentemente, mais fácil de ler e focar no conteúdo..
5. Se expresse de forma clara e concisa
É verdade que com a tecnologia as pessoas ficaram cada vez mais informadas e também apressadas em conseguir a informação que elas precisam da maneira mais rápida possível.
Por isso, seja conciso, não adicione informações desnecessárias ou dê voltas para passar a sua mensagem.
Além do mais, seja claro e objetivo, use palavras simples que façam o seu leitor compreender o texto. Evite redundâncias, metáforas ou diálogos muito compridos.
6. Seja claro no tópico frasal
Na redação eletrônica, o seu tópico frasal será o seu título. Por isso, é importante que este seja claro e mostre ao receptor sobre o que o seu texto irá tratar.
7. Releia o seu texto
Por fim, releia o seu texto. A releitura é fundamental para evitar possíveis erros gramaticais ou que comprometam a coerência e o conteúdo do texto. Desvios ortográficos, sinais de pontuação e concordância são aspectos fundamentais para um bom desempenho.
Gostou de conhecer mais sobre o que é redação eletrônica? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.Experimente agora!