Redação

O que é redação eletrônica? Aprenda a escrever uma em 7 passos fáceis

O QUE É REDAÇÃO ELETRÔNICAO QUE É REDAÇÃO ELETRÔNICA
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você sabe o que é redação eletrônica? Ela tem se tornado cada vez mais comum por consequência do maior uso da tecnologia. É fundamental saber usar as ferramentas digitais para escrever uma boa redação eletrônica para o seu leitor. Leia o artigo até o final para descobrir como fazer isso.

Neste resumo, você encontrará os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é Redação Eletrônica
  2. 1ª dica para fazer uma redação eletrônica
  3. 2ª dica para fazer uma redação eletrônica
  4. 3ª dica para fazer uma redação eletrônica
  5. 4ª dica para fazer uma redação eletrônica
  6. 5ª dica para fazer uma redação eletrônica
  7. 6ª dica para fazer uma redação eletrônica
  8. 7ª dica para fazer uma redação eletrônica

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira. 

Nos últimos anos, a tecnologia tem se desenvolvido muito rapidamente, e as transformações não param. Os smartphones, notebooks, tablets e outros são comuns na vida de muitas pessoas. 

Com isso, muitos setores na sociedade foram afetados positivamente com o uso da tecnologia. Inclusive, o setor educacional. A tecnologia tem alterado a forma como nos relacionamos uns com os outros e isso está relacionado ao dinamismo que as redes sociais nos oferecem. 

O fato é, todos os setores têm se adaptado e grandes empresas estão atualmente inserindo as ferramentas digitais no seu modo de operação. Nesse momento, surgem as redações eletrônicas. Mas afinal, o que são elas?

O que é a redação eletrônica?

A redação eletrônica, nada mais é do que um texto redigido em um aparelho digital (seja computador, notebook, celular ou tablet), em vez de ser escrito manualmente. 

Nesse sentido, a redação eletrônica pode ser um texto solicitado em um concurso, prova ou vestibular. Não somente, a redação eletrônica também pode ser um email ou uma correspondência eletrônica. 

O que todas essas modalidades de redação eletrônica têm em comum é que são todos textos com objetivo de expressar determinada ideia. Todos devem ter a mesma estrutura, isto é: início, meio e fim. Além disso, todos os textos devem ser claros, coesos e seguir as normas gramaticais. 

Apesar de exigirem menos que um texto manuscrito, as redações eletrônicas seguem os mesmos padrões dos textos comuns, e devem ser escritas com muita seriedade e cautela. 

Agora que você já sabe o que é uma redação eletrônica, veja 7 dicas para fazer uma excelente redação no digital.

Dicas para escrever uma redação eletrônica 

1.Conheça bem o seu receptor 

Para quem você está escrevendo? É muito importante saber exatamente em que situação você se encontra. Saber se está escrevendo para uma prova, um concurso ou se é somente um email. 

Ainda que seja um email, entenda a finalidade do texto e saiba o que o seu receptor espera ler. Isso será muito importante para você se adaptar em relação ao formato e a quantidade de informações necessárias no texto.

2. Se adeque quanto à formalidade exigida 

Por isso, conhecer o seu receptor é tão importante. Na sua redação eletrônica, você deve se adequar quanto à formalidade exigida. Um email para um amigo é diferente de uma redação dissertativa argumentativa para uma prova de vestibular. 

Por essa razão, fique atento à formalidade necessária. Saiba que existem níveis da linguagem, em alguns textos uma linguagem mais coloquial é permitida, em outros, o nível culto é obrigatório. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

3.Se adapte ao formato digital 

Ainda que a tecnologia tenha se tornado predominante nos dias atuais, muitos alunos foram educados e estão acostumados a escrever textos à mão. 

Por esse motivo, pratique a escrita em ferramentas digitais (seja por um computador ou um smartphone). Dessa forma, se tornará mais comum e fácil para você escrever redações eletrônicas. 

Também é uma boa ideia se acostumar a ler textos digitais. Esse procedimento fará com que você esteja ainda mais habituado com a tecnologia.

4. Se atente ao aspecto visual do texto 

No texto manuscrito, geralmente já se sabe como fazer o aspecto visual: parágrafo, letra cursiva, entre outros. Já no ambiente virtual, é importante tomar certos cuidados, tais como:

  • Não coloque várias cores no seu texto 
  • Não escreva frases inteiras em caps lock (Exemplo: PARA NÃO PARECER QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO)
  • Utilize parágrafo 
  • Não utilize várias fontes se não for necessário 
  • Utilize um tamanho de letra padrão (nem muito grande, nem muito pequena). 
  • Se atente ao espaçamento

Seguindo essas sugestões, o seu texto estará visualmente mais bonito; e consequentemente, mais fácil de ler e focar no conteúdo..  

5. Se expresse de forma clara e concisa

É verdade que com a tecnologia as pessoas ficaram cada vez mais informadas e também apressadas em conseguir a informação que elas precisam da maneira mais rápida possível. 

Por isso, seja conciso, não adicione informações desnecessárias ou dê voltas para passar a sua mensagem. 

Além do mais, seja claro e objetivo, use palavras simples que façam o seu leitor compreender o texto. Evite redundâncias, metáforas ou diálogos muito compridos. 

6. Seja claro no tópico frasal 

Na redação eletrônica, o seu tópico frasal será o seu título. Por isso, é importante que este seja claro e mostre ao receptor sobre o que o seu texto irá tratar. 

7. Releia o seu texto

Por fim, releia o seu texto. A releitura é fundamental para evitar possíveis erros gramaticais ou que comprometam a coerência e o conteúdo do texto. Desvios ortográficos, sinais de pontuação e concordância são aspectos fundamentais para um bom desempenho. 

Gostou de conhecer mais sobre o que é redação eletrônica?  Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.