Nem sempre a escola é suficiente para uma preparação efetiva do Enem e será preciso recorrer a outros meios para chegar bem ao exame. Alguns pagam cursinho ou professores particulares, mas nem todos têm condição de bancar mais um custo.
Então o jeito é se virar sozinho, com os recursos que estão disponíveis. Mas isso significa que a preparação solitária precisa ser desorganizada e sem metas e objetivos bem estabelecidos.
Aprender sozinho requer algumas disposições e métodos, que muitas vezes passam despercebidos pelos estudantes. Por isso, vamos te mostrar como estudar sozinho para o Enem da melhor maneira para fazer uma excelente preparação.
Como estudar sozinho para o Enem?
Antes de tudo, lembre-se que estudar sozinho para o Enem tem muito a ver com planejamento e foco. Assim, o estudo feito sozinho para o Enem exige que o aluno crie um cronograma de estudos e tenha horários bem definidos para cada matéria cobrada nas provas.
É preciso também ter um espaço próprio para isso, sem elementos que facilitem a distração. No caso, um ambiente silencioso, onde o celular não esteja presente recebendo notificações.
Outro ponto importante é a separação do material que vai ajudar o estudante no processo. Livros, apostilas, vídeo-aulas etc. Tudo isso deve ser previamente selecionado.
A seguir, vamos te dar algumas dicas de como colocar isso em prática.
Veja o conteúdo cobrado na prova
Antes de montar cronogramas, você precisa saber quais são os assuntos cobrados em cada prova e como são cobrados. No Enem isso é fácil de encontrar. O Inep disponibiliza a matriz de referência, que contém todas as matérias que podem cair.
Isso pode ser otimizado pelo foco nos assuntos mais cobrados, pois nem todos que aparecem na matriz aparecem na prova. Existem alguns queridinhos que sempre estão presentes.
Você pode saber quais são com nosso texto sobre os assuntos que mais caem de cada matéria no Enem.
Monte seu cronograma de estudos
Agora que você já sabe o que o Enem cobra, precisa fazer a melhor organização possível para estudá-los. A nossa recomendação é que seja pela ordem de dificuldade, principalmente nos assuntos de matemática, física e química.
Para História você pode utilizar a ordem cronológica. Para outras disciplinas leve em consideração a frequência com que caem na prova.
Mas você pode variar e adaptar como preferir. O estudo é seu e precise levar em conta a sua realidade.
Organize o material
Estudar sozinho para o Enem não significa estudar sem apoio. Você vai precisar de livros, apostilas, blogs, vídeo-aulas e outras ferramentas essenciais para a aprendizagem.
Aqui no nosso blog você encontra vários resumos dos assuntos principais do Enem que vão te ajudar a se preparar.
Escolha o local
Um ambiente tranquilo, sem distrações, com uma mesa e cadeira ergonômicas é um elemento importante para se preparar para o Enem, pois um estudo bem feito pede foco e atenção. E um ambiente bagunçado, com várias coisas que podem te distrair vai atrapalhar o seu sucesso.
O mesmo vale para a postura durante os estudos. Ler deitado, por exemplo, dificulta a concentração e atrapalha a tomada de notas no caderno.
Pratique com questões e redações
Umas das práticas mais importantes para estudar sozinho para o Enem é resolver questões, principalmente das edições anteriores do exame. Com isso você pode analisar o resultado das suas leituras e ver se está no caminho certo mesmo.
Você pode encontrar estas questões no Simulado Enem do Beduka.
É possível personalizá-lo para responder apenas um dos quatro cadernos e você recebe a nota na hora que finaliza a prova. Ela é corrigida com o mesmo método utilizado pelo Inep e simula bem a nota oficial que você receberia caso o Enem fosse hoje.
Antes de praticar com redações, você precisa conhecer a estrutura do tipo de texto exigido pelo Inep, o dissertativo-argumentativo. E ver também o que faz uma redação receber nota 1000 no Enem.
Depois, estabeleça uma meta real para a produção. Por exemplo, uma redação a cada 15 dias.
Veja alguns temas que podem cair na redação do Enem e pratique.
Tenha um tempo de descanso
Tem que descansar, né? Que o cara não é de ferro, como já disse Luva de Pedreiro.
Então separe um tempo só para você. Corra, dance, veja um filme, saia com seus amigos. Mas não pegue em livros. É um momento para não pifar o cérebro!
Cronograma Enem Beduka
Todas estas dicas podem parecer difíceis de seguir, mas existe algo que pode te ajudar.
Nós do Beduka já fizemos tudo que te indicamos, pegamos nossa experiência e condensamos em um plano de estudos para o Enem!
Com ele, você terá a organização das matérias, dicas para organização do tempo de estudos, fórmulas, linhas do tempo históricas e muito mais.
Adquira agora mesmo!