Enem

Como controlar a ansiedade antes do ENEM 2019? 5 dicas valiosas

Como controlar a ansiedade antes do ENEM 2019?Como controlar a ansiedade antes do ENEM 2019?

É completamente normal que os estudantes se sintam ansiosos antes de uma prova tão importante como o ENEM. Porém, essa ansiedade precisa ser controlada senão pode acabar prejudicando seu desempenho. Por isso, preparamos algumas dicas importantes para que você consiga controlar a ansiedade e vá bem na prova.

Muita gente bem preparada já foi muito mal no exame por não estar bem psicologicamente. Adianta alguma coisa saber a matéria e não conseguir responder por causa do nervosismo? Neste artigo aprenda como controlar a ansiedade antes do ENEM 2019.

Você é do tipo que fica com as mãos suando ou com a perna agitada? Pior…tem o famoso frio na barriga ou rói unhas? Isso tem nome: ansiedade ou nervosismo. Nos piores casos as pessoas ainda têm taquicardia (o coração bate acelerado), tontura, boca seca, gagueira e sensação de sufocamento.

A ansiedade é uma reação emocional frente ao destino incerto ou duvidoso, como é o caso do vestibular. Fazer uma prova que pode mudar uma vida deixa muita gente angustiada, por isso é preciso aprender como controlar a ansiedade antes do ENEM 2019, por exemplo.

Não só por causa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mas muita gente tem esse sentimento antes de provas em geral.

5 dicas sobre como controlar a ansiedade antes do ENEM 2019

5 dicas de como controlar a ansiedade antes do Enem

Essas dicas são a síntese do que os melhores psicólogos e psicopedagogos têm para você. Não deixe de se esforçar para segui-las e ir muito bem no vestibular deste ano.

Vamos aprender a lidar com as emoções? Isso também inclui saber conviver ou vencer a pressão individual ou familiar. Descubra como não se desesperar com as nossas dicas.

1-Dominando os pensamentos

Não seja pessimista, não pense o pior de si e nem vá fazer a prova como alguém derrotado. Cuide da sua autoestima. Sabe o porquê? A angústia bloqueia a memória. Fazer o exame com esse estado de espírito vai te prejudicar, por isso cultive sempre o bom humor, pois isso reduz a liberação dos hormônios do estresse.

  • Use a estratégia DCD (Duvidar, Criticar, Determinar)

Quando tiver um pensamento ruim, não fuja dele, é pior. Analise seu pensamento negativo para saber se ele é verdadeiro ou se é somente fruto da sua ansiedade.

Tenha segurança em si mesmo e responda ao seu pensamento negativo relembrando suas conquistas. Por fim, determine ações positivas e bons pensamentos.

2- Cuide do sono

Dormir é fundamental, o bem da mente está alinhado ao bem do corpo. Um físico cansado não te ajuda em nada na hora da prova. Além do mais, se você dormir mal seu rendimento cognitivo diminui, aumentando suas chances de não ir bem na prova.

Por isso, determine horários para dormir e acordar, deixe os eletrônicos de lado para não te perturbarem ou distraírem.

Cuide da respiração também, afinal seu cérebro precisa estar bem oxigenado. Sabia que esta é outra dica para ter uma boa memória?

3- Alimente-se

Se você é ansioso e sofre com esse tipo de nervosismo sabe que nessas horas a fome vai embora. Eis aí outro problema: ficar sem comer dificulta o raciocínio, pois seu estômago vai brigar por atenção quando você quiser pensar numa questão.

Prefira alimentos leves, beba muita água, evite os mais salgados e gordurosos. Quer uma sugestão? Leve consigo sachês de mel, pois vão dar sensação de saciedade e a glicose presente neles vai aumentar sua energia.

4-Esteja preparado para desafios

Ser pêgo de surpresa pode aumentar a ansiedade e o nervosismo. E se você não conseguir resolver uma questão? E se não souber escrever sobre o tema da redação daquele ano? E se não passar no ENEM 2019?

Crie possibilidades para os seus problemas. Essas perguntas podem aumentar a angústia, a não ser que você já esteja preparado para elas:

  • Apareceu uma questão difícil? Pule, responda depois de terminar as que você já domina.
  • Redação com um tema muito inesperado? Respire fundo e faça a prova primeiro nesse caso, pois os textos base das questões podem te dar ideias.
  • E se você não passar? Conscientize-se de que o vestibular é uma etapa da sua vida, não o sentido de tudo ou o objetivo final. Mantenha a calma, busque por histórias inspiradoras de quem não conseguiu na primeira vez e aumente sua confiança em si mesmo.

Por acaso anda ficando nervoso porque pensa nos concorrentes? Pare com isso! Concentre-se na sua prova, no seu tempo e nos seus estudos. Não é possível saber quem está indo bem ou quem está indo mal, por isso não seja intimidado(a).

5- Desacelere

Não estude como um condenado nas vésperas do exame. Para entender como controlar a ansiedade antes do ENEM 2019, você precisa cultivar a tranquilidade. Tenha segurança, você já veio se preparando ao longo do ano.

Antes da prova, um pouco de revisão não é uma má ideia, mas sem desespero, sem se aprofundar em novos conteúdos. Relaxe e fique em casa. Passeios cansativos ou balada antes da prova não são uma boa ideia. Veja um filme, descanse e converse um pouco com os amigos.

Dicas bônus – atenção durante a prova!

  • Se for preciso vá ao banheiro só para andar um pouco, beba água e respire fundo;
  • Questão marcada é passado, bola pra frente;
  • Não faça as questões na ordem em que aparecem, comece pelas que você domina.

E aí, gostou desses conselhos psicológicos sobre como controlar a ansiedade antes do ENEM 2019?

Confira também:

Beduka é o seu buscador de faculdades. Ele surgiu em 2017 e apresenta uma relação completa de todas as instituições superiores de ensino, particulares e públicas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Por meio de uma pesquisa simples você encontra informações sobre cada curso, avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

Agora que você já sabe como controlar a ansiedade antes do ENEM 2019, que tal se aprofundar em:

Aproveite e curta nossa página no Facebook e receba novas atualizações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador