Enem

Como montar um cronograma de estudos para o Enem? Temos um perfeito para você!

Como montar um cronograma de estudos para o EnemComo montar um cronograma de estudos para o Enem
Instagram do Beduka

O planejamento pode ser o diferencial entre você e seu concorrente. Tem muita gente se matando de estudar para conseguir uma vaga na universidade. A concorrência é grande, nós sabemos disso. Porém, nem sempre isso gera aprovação. Afinal, qualidade é mais importante que quantidade. Por isso, vamos te ensinar a como montar um cronograma de estudos para o Enem.  

Preparamos este artigo incrível para você que deseja descobrir como montar um cronograma de estudos para o Enem. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que é e para que serve um cronograma de estudos?
  2. Entenda seu dia a dia e conheça o seu horário biológico
  3. Tenha flexibilidade e não se desespere caso não consiga cumprir o cronograma
  4. Faça uma lista dos conteúdos mais cobrados
  5. Reserve um tempo para praticar o que aprendeu (fazer exercícios e treinar redação)
  6. Estabeleça períodos de descanso
  7. Baixe o Plano de Estudos Beduka 2022 (Um cronograma prontinho feito para você)
  8. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Nós temos um cronograma de estudos para o Enem todo elaborado pensando em você: o Plano de Estudos Beduka 2022. Baixe já e comece a estudar de forma organizada, guiada e eficiente!

O que é e para que serve um cronograma de estudos?

Cronograma de estudos é um método de organização. Ele vai te ajudar a priorizar os conteúdos mais importantes, além de te dar um direcionamento de atividades e horários. 

É tipo um chamado diário : “Ei, lembra? Hoje tem isso, isso e aquilo para estudar. Vamos lá?”.

Para que ele funcione, algumas coisas são fundamentais: compreender-se e compreender seu tempo são as primeiras. 

Não adianta querer abraçar o mundo com as mãos e no final ver que não conseguiu cumprir nem a metade da meta. Lembre-se: metas reais são muito mais eficientes!

Sabendo disso, vamos te contar 5 passos indispensáveis de como montar um cronograma de estudos para o Enem. Mas não é só isso não.

Depois desses passos, temos uma surpresa para você!

Entenda seu dia a dia e conheça o seu horário biológico

Sabe aquilo que conversamos no início deste artigo sobre como montar um cronograma de estudos para o enem? O lance das metas inalcançáveis?

Pois é! Elas acontecem quando você o cria sem refletir sobre como seus dias e você mesmo funcionam. 

Não parar para pensar nisso é o top 1 dos erros cometidos na hora de elaborar um plano de estudos. Mas você não vai deixar isso acontecer.

Antes de continuarmos, vou te explicar o que é horário biológico: é o momento que você funciona melhor, tem mais disposição, aprende mais. 

Por exemplo: algumas pessoas se sentem melhor acordando cedo, outras dormindo bem tarde. É algo biológico mesmo (do corpo), mas que reflete nos afazeres diários. 

O primeiro de tudo é: anote todas as coisas que você faz em um dia (até mesmo as mais simples, como tomar café e lanchar). Depois, analise os períodos do dia que você geralmente está mais disposto. 

É claro que talvez você encontre a seguinte situação: “poxa, eu estou mais disposto pela manhã, mas é a hora da escola, do estágio ou do trabalho”. Tudo bem. É por isso que você está refletindo sobre si mesmo e sobre seu dia.

Reflexões servem para encontrar e solucionar dificuldades. Você sempre terá pelo menos dois períodos de maior disposição. Separe um deles, o disponível, para ser o seu horário de estudo.

Aquele que você vai sentar e cumprir as metas estabelecidas no seu planejamento. Não esqueça: todo cronograma envolve disciplina, e disciplina envolve esforço.

Mas também dá resultados. É como música da banda Legião Urbana:

“Disciplina é liberdade”.

E por falar em música, temos vários artigos que podem te ajudar a fazer um cronograma que seja sinônimo de ralação, mas também de entretenimento:

Tenha flexibilidade e não se desespere caso não consiga

Antes de continuarmos, é importante você entender algo: todos os tópicos desse artigo sobre como montar um cronograma de estudos para o Enem se complementam.

Afinal, são passos, e o próximo passo será um reflexo de você ter entendido e cumprido com eficiência o anterior. Sabendo disso, vamos continuar.

Ao chegar nessa parte, você já pensou sobre o seu dia a dia, ou seja, já sabe seus períodos vagos,  já deve ter percebido as circunstâncias nas quais pode economizar tempo e já sabe os turnos do dia que funciona melhor. 

Seria hora de listar os conteúdos e estabelecer horários? Não! Eu até poderia ter colocado esse tópico lá para frente, depois que você passasse por esses passos.

Mas aí você não estaria preparado para algo que inevitavelmente vai acontecer: imprevistos e atrasos. 

Isso é normal, ninguém tem o poder de controlar os acontecimentos. Você precisa ter em mente a flexibilidade, é ela que vai te ajudar a solucionar essa questão.

Perdeu uma hora de estudo? Divida em dois tempos de meia hora e os insira nos períodos vagos. Na meia hora que antecede a aula, nos 30 minutos de intervalo e por aí vai. Redistribua a pendência. 

E se o dia for um caos e realmente não der para fazer nada? Descanse e recomece no outro dia. Muita gente perde o mais importante: constância. E essa perda é resultado de não saber lidar com frustrações.

No final, você perceberá que o mais importante não vai ter sido cumprir todos os dias como um robô, mas sim conseguir vencer o máximo de dias possíveis. Seja persistente e se preocupe menos!

Faça uma lista dos conteúdos mais cobrados

Realizados os 2 primeiros passos de como montar um cronograma de estudos para o Enem, é hora de listar os conteúdos que serão estudados.

Para isso, será preciso identificar os assuntos que o Enem costuma cobrar mais, ou seja, que marcam presença em toda edição. 

Beduka Bolsas Direito

Essa parte é um pouco mais chatinha mesmo. Afinal, exige pesquisa, mas o bom é que já à fizemos e reunimos em artigos exclusivos para você:

No mês passado, também começamos a publicar no nosso Instagram uma série de posts super bacanas com o que mais cai de cada disciplina. E se você tiver alguma dúvida ou quiser algum outro conteúdo, é só nos mandar um direct!

Tome uma dica importante de como montar um cronograma de estudos para o Enem: faça uma nova lista de prioridades. Só que essa deverá ser de acordo com as suas necessidades, ou seja, levando em consideração seus pontos fortes e fracos.

Também é importante verificar as disciplinas que têm um peso maior para a área que você escolheu. O artigo abaixo pode te ajudar nisso:

Fazendo isso, é só distribuí-las em nível de importância entre os horários estabelecidos. Pronto! Você está quase no fim do processo de como montar um cronograma de estudos para o enem.

Reserve um tempo para praticar o que aprendeu (fazer exercícios e treinar redação)

Cada vestibular tem uma forma específica de cobrar os conteúdos, e com o Enem não é diferente. Por isso, não adianta só estudar e não treinar. Você vai acabar correndo o risco de ver todo o seu esforço ir por água abaixo. 

Ninguém quer isso! Então, é preciso fazer um revezamento entre leitura de conteúdo e prática. Ou seja, se no seu cronograma estiver estabelecido 4 horas diárias de estudo, ao menos 1 hora deverá ser destinada a resolução de exercícios e simulados.

  • E por falar nisso, você pode treinar com o Simulado Beduka! Ele é 100% gratuito e você ainda pode decidir quais matérias precisa praticar mais!

Mas e a redação? Essa é até redundante falar. Se você não tirar um tempo toda semana para pegar uma caneta e escrever, dificilmente vai realizar seu sonho de alcançar uma boa pontuação.

Já coloque aí no seu cronograma: um dia só para redação. Nesse dia, você vai estudar sobre as estruturas de uma redação argumentativa, procurar conhecer as competências do Enem e praticar vários temas.

Para isso, os artigos abaixo vão te auxiliar:

Estabeleça períodos de descanso

Ninguém alcança produtividade cansado. Na verdade, isso pode te atrapalhar bastante.

Baixo rendimento, doenças, dificuldade de memorização são apenas algumas das consequências de não atender ao pedido de descanso que o corpo dá.

Pois é, para que isso não aconteça, é essencial que você não invada seu sono e seu momento de lazer na hora de pensar em como montar um cronograma de estudos para o Enem.

Por esse motivo, já reserve o domingo como dia exclusivamente de descanso. E tenha em mente as 8 horas diárias de sono. Também é importante estabelecer pequenas pausas durante o dia.

Mas e se eu te disser que tem como pular todas essas etapas porque já pensamos em tudo isso para você? No próximo tópico, veja  a surpresa que preparamos!

Baixe o Plano de Estudos Beduka 2022 (Um cronograma prontinho feito para você)

Nós trabalhamos diariamente para te ajudar a realizar o sonho de entrar na faculdade. 

E sabendo da dificuldade de como montar um cronograma de estudos para o Enem, resolvemos fazer ele para você!

Um plano todinho elaborado com muito cuidado e com o olhar atento de especialistas de cada área. Nele, você vai encontrar:

  • Os conteúdos que mais caem de cada disciplina;
  • O horário de estudo necessário (com possibilidade de encaixar no seu turno vago);
  • O período de descanso;
  • Os momentos para aprender se divertindo.

E não é só isso não! Ele está cheio de surpresas que vão te ajudar a arrasar na prova do Enem. Corre lá e já baixa o Plano de Estudos Beduka 2022.

Afinal, essa é uma oportunidade que você não pode perder.

O Beduka pode te conectar a faculdade (descontos de até 65%)

Você também pode não depender de saber como montar um cronograma de estudos para o enem. Aliás, você pode entrar na faculdade sem nem ter que fazer uma prova.

De uma forma super simples:

  • Sem um monte de papelada para assinar;
  • Com 100% de desconto na matrícula;
  • Com início imediato.

Estou falando do Beduka Bolsas! Ele oferece descontos que chegam a 65% até o final da graduação. 

A oferta é para vários cursos, cidades e modalidades. É só escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. 

E você ainda pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre como montar um cronograma de estudos para o Enem tenha te ajudado.

No mais, ainda temos outra forma de  te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador