DicasEnem

Quando será o Enem? Fique atento a essa data preciosa!

Quando será o Enem? Fique atento a essa data preciosa!Quando será o Enem? Fique atento a essa data preciosa!

Imagine só: você estuda durante um ano inteiro e perde a data ou a hora da prova… Credo! Tem muita gente tendo pesadelo com isso. Mas nós vamos te ajudar a ter um sono mais leve: consultamos as datas e horários oficiais de quando será o Enem de 2021, tanto para a versão impressa quanto a digital. Programe-se com antecedência!

Neste resumo, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é o Enem?
  2. Como é a prova do Enem?
  3. Quando será o Enem de 2021?
  4. Quando vai ser o Enem Digital?
  5. Cronograma com datas e horários para as provas!
  6. Dicas e orientações para o dia da prova!

Nós acabamos de lançar um Plano de Estudos Intensivo para o Enem 2021. Vem cá se preparar com a gente. É gratuito!

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada em todo o país. Desde o ano de 2010, serve como “vestibular” da maioria das universidades públicas. Ou seja, é o que você precisa fazer para entrar em um curso de graduação gratuito!

Além disso, também pode ser usada para obter uma bolsa em universidades particulares ou financiamento do governo. Isso é possível quando a nota é aplicada no Prouni ou no Fies.

Calma! Já vamos te contar como é essa prova:

Como é a prova do Enem?

A prova do Enem é composta por duas partes:

  • 180 questões objetivas (fechadas): são subdivididas em 45 perguntas de cada uma das 4 áreas do conhecimento. (Exatas, Humanas, Linguagens e Natureza).
  • 1 produção de texto: do gênero redação dissertativa argumentativa.

Ah, você não sabe o que tem dentro de cada área do conhecimento? Vamos explicar:

  • Exatas: quer dizer tudo relacionado à matemática. 
  • Humanas: são disciplinas como sociologia, filosofia, história e geografia. 
  • Linguagens: é onde estudamos sobre literatura, português e língua estrangeira. 
  • Natureza: é onde vemos física, química e biologia!

Tudo isso é feito em 2 dias de prova. A partir de 2017, as provas têm sido feitas em dois domingos seguidos. Ou seja, com o intervalo de uma semana entre as provas.

Na edição de 2020, o primeiro dia de prova foi sobre Ciências Humanas e Linguagens, além da redação. Já o segundo dia tratava sobre Ciências Exatas e da Natureza.

Sua duração máxima é de 5 horas por dia e é importante lembrar que ela só acontece uma vez por ano. Então é bom deixar o cronograma em dia e ficar de olho nas datas!

Quando será o Enem de 2021?

Por causa da pandemia da Covid-19, houve muita dúvida sobre qual a data de realização do exame. Mas a essa altura já está certo: acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. 

Essa data foi confirmada pelo ministro da educação e consta no site oficial do Inep (instituto responsável pela prova).

Como explicamos acima, ele é realizado em dois domingos seguidos, então há uma semana de intervalo entre as duas partes da prova.

Você estava querendo saber sobre a data da inscrição? Se sim, saiba que ela se encerrou em 14 de julho. Mas fique tranquilo, a prova acontecerá novamente em 2022 e nós sempre trazemos as informações o mais rápido possível para você! Fique de olho.

O que ainda pode estar gerando dúvida é sobre a versão digital da prova… Nós também fomos atrás das informações para te contar:

Quando vai ser o Enem digital?

A nova realidade acelerou a disponibilidade de uma prova digital (feita pelo computador). A primeira versão aconteceu no ano passado e, como qualquer novidade, teve pontos a serem melhorados.

Na versão deste ano, há mudanças importantes: as versões impressa e digital terão as mesmas provas, com itens iguais, aplicadas nas mesmas datas.

É importante lembrar que o Enem Digital é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou que está concluindo essa etapa em 2021. Os “treineiros” farão o Enem 2021 impresso.

  • O Beduka também está no Instagram. Lá, nós te avisamos sobre as principais datas de cada programa e postamos mais de 200 resumos!

Datas e horários para as provas do Enem 2021!

Como dissemos, o Enem será aplicado em dois domingos. Abaixo, vamos colocar os horários de abertura e fechamento do portão. 

Isso significa que você só pode entrar no prédio que fará a prova dentro desses horários. Fique lá dentro esperando a hora do início da prova. Uma vez fechado, o portão não abre mais. Não se atrase!

É preferível ficar na fila um pouco do que ficar sem fazer a prova para a qual você estudou por um ano inteiro. Não adianta saber o dia do Enem, e não fazer o exame.

Também é importante saber que os horários abaixo estão de acordo com o fuso horário de Brasília. Consulte o fuso da sua localidade para não errar!

21 de novembro

O candidato deverá fazer:

  • 45 questões de linguagens;
  • 45 questões de ciências humanas;
  • Redação.

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30.

Término das provas no 1º dia: 19h.

28 de novembro

Nesse dia a prova tem meia a hora menos, porque não há uma produção de texto. O candidato fará:

  • 45 questões de matemática
  • 45 questões de ciências da natureza.

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 2º dia: 18h30

  • O Beduka até já disponibilizou um Simulado Gratuito para te ajudar a se preparar para a prova!

Dicas e orientações para o dia da prova!

A primeira dica já foi dada: não se atrasar para ir até o local da prova. 

Inclusive, você olha o seu local acessando o cartão de confirmação. Ele está lá na página do Inep, é só você fazer o login com os mesmos dados com que se fez a inscrição. É melhor calcular o tempo do trajeto e sair mais cedo para evitar imprevistos.

Não deixe de ter consigo tudo isso no dia do Enem:

  • Documento original com foto (Não leve xerox!);
  • Caneta esferográfica preta feita em material transparente;
  • Cartão de confirmação da inscrição (Não é obrigatório, mas é recomendado);
  • Lanche leve;
  • Máscara;
  • Água e Lanche.

Outro ponto importante são os protocolos de segurança devido à pandemia do coronavírus.

Mais uma vez, será obrigatório que os candidatos usem máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19. É preciso levar uma máscara reserva também! No edital, também fala sobre o uso de álcool em gel na higienização das mãos.

Não seguir os protocolos de prevenção leva à eliminação do estudante.

Os estudantes que contraírem a covid-19 ou sofrerem algum tipo de acidente, podem se inscrever para a reaplicação. Para isso, basta ir ao Site do ENEM e enviar um documento que comprove o ocorrido.

Nós do Beduka queremos muito te ajudar, então trouxemos outras dicas além das que já foram passadas ao longo deste artigo!

Fique conosco e confira ainda algumas dicas úteis para quem vai fazer o Enem:

Gostou de saber mais sobre quando será o Enem ? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador