DicasEnem

Quem pode fazer o Enem? Veja se você é um deles!

Quem pode fazer o EnemQuem pode fazer o Enem? Descubra se você é um deles!

Que o Enem é muito importante você já sabe. Mas será que você é uma das pessoas que está apta a se inscrever? Neste artigo, vamos te contar quem pode fazer o Enem, quais são os pré-requisitos, quais os atendimentos especiais, se a idade interfere e sobre o que você pode fazer com a nota dependendo do seu caso!

Durante a leitura, você encontrará todos os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao assunto:

  1. Quem pode fazer o Enem?
  2. Com quantos anos posso participar? Tem máximo ou mínimo?
  3. Os presos podem fazer o Enem?
  4. E como ficam as pessoas com deficiência?
  5. Grávidas e lactantes podem fazer o Enem?
  6. Quem está hospitalizado pode fazer a prova?
  7. Os idosos podem participar?
  8. Quem estuda em escola particular pode fazer o Enem?
  9. A partir de qual série eu posso me inscrever no Enem?
  10. Quem não concluiu o Ensino Médio pode?
  11. E quem pode fazer o Enem Digital?
  12. Quem já tem ensino superior também pode participar?
  13. Posso fazer o Enem em uma cidade mesmo morando em outra?
  14. Quantas vezes posso fazer a prova do Enem?
  15. Tem como usar o Enem para concluir o Ensino Médio?
  16. E os estrangeiros, podem fazer essa prova?
  17. Consigo usar o nome social na hora da prova?
  18. Quem chegar atrasado pode fazer a prova mesmo assim?
  19. Resumindo: quais são os pré-requisitos mesmo?

Ainda não sabe qual profissão seguir? O Raio-X do Beduka faz uma análise da sua personalidade e mostra quais são as carreiras que mais combinam com você!

Quem pode fazer o Enem?

Na verdade, o Enem é uma prova que pode ser feita por qualquer pessoa que desejar.  Se a gente comparar com as outras provas que existem por aí, essa é uma das que menos tem restrições! 

Só que… para isso deixar de ser um desejo e se tornar realidade, é preciso fazer a inscrição da forma correta. É nela que você informa seu perfil de aluno, suas necessidades, sua documentação…

Ainda assim, fica muito vago responder desse jeito né? Deve estar pipocando dúvidas na sua cabeça… Vamos responder todas elas:

Com quantos anos posso fazer o Enem? Tem idade máxima ou mínima?

Essa é uma das primeiras dúvidas que surgem. A resposta para isso é simples: não existe uma idade máxima ou mínima para quem pode fazer o Enem. 

Já que não há regras de idade, basta fazer o cadastro certinho. Porém, para conseguir isso, você precisa estar com os documentos de identificação em mãos (CPF, principalmente).

Menores de idade que já se formaram no Ensino Médio ou adultos que passaram dessa fase há muitos anos podem sim fazer a prova! Até idosos podem realizar o exame.

Só tem uma diferençazinha para quem tem menos de 18 anos: se não tiver concluído o Ensino Médio, a nota não poderá ser usada para entrar na faculdade. Mas a prova pode ser feita como experiência e diagnóstico!

Presos podem fazer o Enem?

Sim! A população carcerária pode participar da prova. Só que existe uma edição própria chamada PPL (para Pessoas Privadas de Liberdade). 

Ele acontece em um período específico e tem algumas regras de inscrição diferentes, mas a prova em si segue o mesmo esquema. Tem o mesmo tamanho, duração, divisão por áreas e o mesmo grau de dificuldade!

Pessoas com deficiência podem fazer o Enem?

Claro! A inclusão de deficientes já foi tema até de redação

De acordo com o edital do exame, as pessoas com deficiência física e/ou mental podem fazer o Enem, mas eles precisam solicitar atendimento especializado em certos casos:

  • Baixa visão
  • Cegueira
  • Visão monocular
  • Deficiência física
  • Deficiência auditiva
  • Surdez
  • Deficiência intelectual (mental)
  • Surdocegueira
  • Dislexia
  • Déficit de atenção
  • Autismo
  • Discalculia

Essa solicitação é feita bem na hora da inscrição, e não pode ser alterada depois que o prazo acabar. Então é bom ficar de olho!

Dependendo de qual for a necessidade solicitada, o atendimento especial conta com:

  • Prova em braile
  • Tradutor-intérprete de Libras
  • Prova com letra ampliada
  • Guia-intérprete
  • Auxílio para leitura
  • Auxílio para transcrição
  • Leitura labial
  • Tempo adicional
  • Sala de fácil acesso e mobiliário acessível

Grávidas podem fazer o Enem? E quem está amamentando?

Você já parou para pensar que nem todo mundo que precisa de um atendimento especial é deficiente? Às vezes a pessoa só está em uma situação não comum e vão precisar de uma mãozinha.

Esses são os casos das gestantes, lactantes e outros que veremos a seguir. Mas vamos voltar para o ponto deste tópico. 

Não há nenhuma restrição para grávidas participarem do Enem, mas é sempre bom que a mulher peça a sugestão do seu obstetra, porque a prova é bem longa! 

O mesmo serve para quem está amamentando. Só que nesse caso, terá que solicitar atendimento específico e levar um acompanhante adulto no dia da aplicação do exame. 

Ele vai ficar em uma outra sala cuidando da criança enquanto a mãe faz a prova, pois eles não podem entrar na sala de prova. Então a mãe sairá para ir amamentar quando for necessário!

Quem está hospitalizado pode fazer o Enem?

Agora a resposta não é tão simples. Depende da situação da pessoa hospitalizada, concorda? 

Isso é permitido quando se trata de um estudante que está fazendo um tratamento de longa duração e esteja apto. Também para qualquer pessoa hospitalizada e estável que seja escolarizada e fique no hospital.

Porém, é importante lembrar que não entra nessa categoria quem estiver internado nos dias do exame para realizar partos, cirurgias ou tratamentos esporádicos.

Novamente e sempre, é preciso informar essa situação na hora da inscrição e solicitar o atendimento especial!

Idosos podem fazer o Enem?

Podem sim. Inclusive, já dissemos que não há limite de idade. Mas se o idoso precisa de uma ajudinha para se locomover ou de uma prova com letra maior, ele tem que informar essa condição na hora da inscrição!

Você ainda tem um pouco de dúvida sobre os prazos do Enem? Então acompanhe o nosso perfil no Instagram para ficar por dentro! Nós sempre trazemos informações úteis aos vestibulandos.

Quem estuda em escola particular pode fazer o Enem?

Com certeza! Essa prova não tem a ver com condição social. Ela é para todos os estudantes (sejam da rede pública ou particular).

Só que tem um detalhe: os alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública e os que estudam em escola particular com bolsa podem pedir a isenção de taxa do Enem.

A partir de que série é possível se inscrever para o Enem?

O Enem aceita inscrições de quem está matriculado no Ensino Médio, não importa se for o 1°, 2° ou 3° ano. Antes disso não dá.

De novo, tem aquela diferençazinha: se você ainda não estiver na terceira série do Ensino Médio, deverá se inscrever como treineiro. Ou seja, pode fazer a prova mas não pode usá-la para entrar na faculdade.

Quem não concluiu o ensino médio pode fazer o Enem?

Pode sim, afinal, quem está no 1° e no 2° ano ainda está concluindo. Quem já concluiu o Ensino Médio a alguns anos (como os trintões e quarentões) também.

Agora, se tem algum adulto que não tem ensino fundamental completo ou ensino médio completo, o correto é que ele faça a prova do Encceja!

Quem pode fazer o Enem Digital?

Essa novidade está nos acompanhando desde 2020! O Enem na versão online segue o mesmo esquema de prova e a mesma inscrição. Inclusive, é na inscrição que você seleciona qual modelo quer fazer.

Só que o Enem Digital só pode ser feito por quem está no 3° ano do EM. Ou seja, os treineiros não podem não!

Uma boa forma de treinar para o Enem é usando o Simulado Gratuito do Beduka. Ele conta com as questões dos Enems anteriores e é personalizável com as matérias que você quiser!

Quem já tem ensino superior pode fazer o Enem?

Diferentemente de outros programas governamentais, o Enem pode sim ser feito por quem já tem uma graduação. Inclusive, não importa se essa graduação foi em instituição privada ou pública.

Posso fazer o Enem em uma cidade e estudar em outra?

Algumas pessoas sofrem o seguinte dilema: o tempo entre a inscrição e o dia da prova é enorme. Aí, muita gente pode mudar de cidade nesse intervalo ou estar no meio de uma viagem…

O que fazer?

É mais tranquilo do que parece: na hora da inscrição, existem campos separados para a cidade que você mora e a cidade que você vai fazer a prova. Então pode sim fazer a prova em uma cidade diferente da que você mora.

Porém, é importante lembrar que não dá pra mudar esses dados depois. Aí você vai ter que se virar para estar na cidade que escolheu para o dia da prova!

Dá para fazer a prova mais de uma vez?

Sempre dá!

Não existe limite para a quantidade de vezes que você queira fazer a prova. Você só precisa lembrar que ela acontece uma vez ao ano. Aí, a cada ano, você precisa fazer a sua inscrição!

Aproveite o tempo que falta para chegar o dia da prova do Enem e se organize com o Plano de Estudos gratuito do Beduka!

Tem como usar o Enem para tirar o Certificado de Conclusão de Ensino Médio?

Não agora… Desde o ano de 2017, o Enem não serve mais para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Para conseguir o certificado é só com o Encceja mesmo!

E os estrangeiros, podem?

Os estrangeiros também podem se inscrever, desde que possuam documento de identidade expedido pelo Ministério da Justiça ou documento provisório de Registro Nacional Migratório.

Mesmo eles sendo parte de quem pode fazer o Enem, é preciso lembrar que a prova é nacional. Então, só é publicada na Língua Portuguesa. 

Dá para usar o nome social no Enem?

Dá sim. Lá no momento das inscrições tem um campo em que a pessoa pode escolher ser tratada pelo nome social e colocar qual é ele! Nesse caso, precisam enviar a documentação que comprove a condição de utilização do nome social. 

Quem chegar atrasado pode fazer o Enem?

Não mesmo… 

Quem nunca viu os memes dos atrasados do Enem? Todo ano sai na mídia um novo episódio desse filme de terror. 

Mas fica calmo que dá pra evitar isso! Algumas semanas antes da prova, o sistema libera o cartão de prova de cada participante.

Nele, consta o horário de abertura e de fechamento do portão, que é diferente do de realização da prova. Lá também tem o endereço do lugar, justamente para a pessoa se preparar antes. 

A dica é: visite o local de prova com antecedência, marcando quanto tempo você leva.  Acrescente de 30 a 60 min para evitar atrasos caso haja um imprevisto no dia.

Resumindo: quais são os requisitos para fazer o Enem?

Depois de tanta informação, é bom fazer um resuminho sobre quem pode fazer o Enem: o único pré-requisito decisivo é realizar a inscrição corretamente. 

Não existe impedimento por idade ou escolaridade. Você só precisa dos documentos certos e de estar atento ao prazo de cadastramento no sistema.

Porém, lembre-se dos detalhes, dicas e observações que foram feitos ao longo do texto!

Curtiu saber melhor sobre quem pode fazer o Enem? Agora você só precisa identificar se você está em um dos grupos especiais e pedir o auxílio na hora da inscrição!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador