Enem

O que levar no dia do Enem? Saiba o que pode e o que não pode

O que levar no dia da prova do ENEM?O que levar no dia da prova do ENEM?

Se você quer saber o que levar no dia do Enem, saiba que é simples: Alguns lanches, documentos e canetas. Muitos alunos ficam tem dúvidas em relação ao que pode, ou não, levar no dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Tem essa dúvida? Leia nosso artigo sobre o tema!

Falta muito pouco e sabemos que vários alunos deixam para pensar na última hora o que levar no dia do ENEM. Não seja um deles, vamos te explicar exatamente do que você precisará.

Fique muito atento também ao que é proibido no ENEM, pois muita gente já se esqueceu de alguns detalhes e acabou sendo impedida de realizar ou de continuar a prova.

É muito importante saber o que levar no dia do ENEM porque trata-se de muito tempo fora de casa. Além das 5h e meia de exame, há ainda o tempo de locomoção e de espera na fila (é claro que você chegará com antecedência).

Como estão suas notas em redação? Veja nossas dicas sobre como escrever uma redação nota 1000 e veja uma redação nota 1000 corrigida e comentada para lhe servir de exemplo.

O que levar no dia do ENEM? Lista completa!

lista com o que pode levar no dia do enem

1 – Um documento original com foto

Isso é obrigatório levar!

O que levar para o ENEM (documentos válidos):

  • carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação válida (a carteira de motorista não vencida), certificado de dispensa de incorporação, certificado de reservista ou seu passaporte.

O que não levar para o ENEM:

  • Estes documentos não serão aceitos no dia da prova do ENEM: Título de eleitor ou seu CPF. Também não é válida a carteira de estudante ou da empresa onde se trabalha, mesmo que possua foto.

Caso você tenha sido roubado(a), basta levar o boletim de ocorrência da polícia no dia da prova, contanto que tenha sido feito com menos de 90 dias.

2 – Caneta esferográfica de tinta preta com o corpo transparente

O que levar no dia do ENEM:

  • Leve mais de uma caneta, com toda certeza. Seja prevenido(a)! É realmente obrigatório que a cor seja preta, pois outra cor impossibilita que o leitor óptico, que é automático, leia as respostas marcadas no gabarito.

O que não levar para o ENEM:

  • Nem mesmo aquela caneta transparente, mas com o tubo laranja é recomendada, não arrisque.

Para quem tem dúvidas sobre o que levar no dia da prova do ENEM, nada melhor do que uma lista como o que NÃO levar de jeito nenhum:

Lista do que NÃO levar no dia do Enem

lista do que não levar no dia da prova do enem

  1. Lápis
  2. Lapiseira
  3. Borracha
  4. Canetas de qualquer outra cor que não seja a preta com o tubo transparente
  5. Celulares
  6. Qualquer tipo de aparelho eletrônico
  7. Relógio (Também não leve aquelas pulseiras grossas de couro e semelhantes)
  8. Caderno com anotações, livros, apostilas e afins

Observações especiais sobre o que levar no dia da prova do ENEM

Os fiscais das provas terão aparelhos detectores de metal. Muita gente com o celular completamente desligado teve a prova recolhida porque ele estava no bolso da calça. Não faça isso!

Haverá um porta objetos para que tudo isto seja colocado nele. Lembre-se de retirar a bateria do celular, pois alguns modelos despertam mesmo desligados. Se o seu telefone tocar, já sabe neh? Só vai precisar se preocupar com o que levar no dia do ENEM só no ano que vem.

Há quem tenha arma com permissão de porte. Pode levar? Sim, mas nestes casos a prova deverá ser realizada em sala extra. Todos os objetos deverão estar no porta-objetos com lacre embaixo da cadeira.

  • Cartão de confirmação do ENEM 2019

Este cartão não será enviado pelo Correio! Você deverá conferir seu local de prova online. Faça isso clicando aqui. Você precisará do CPF em mãos para acessar a informação.

ATENÇÃO: O INEP não cobra a apresentação do cartão no momento da prova. Não é obrigatório levá-lo. Mas é muito recomendado que você leve sim.

Veja as informações importantes contidas no seu Cartão de confirmação:

  1. Seu número de inscrição no Enem
  2. Data, horário e o local de prova (Imagine se você fica perdido e esquece o endereço? Esteja preparado(a) para todas as adversidades.)
  3. Indicação de atendimentos especializados, de acordo com o que foi solicitado na inscrição (Por exemplo, gestantes, necessidades especiais e etc)
  4. Opção da língua estrangeira que cairá na sua prova
  5. Solicitação de certificado, caso necessário

Fica a dica: Imprima o seu cartão e o leve junto com você no dia da prova do ENEM.

O que levar para comer no dia do ENEM?

Você está indo fazer uma prova, não um piquenique, ok? Entendido isso, vamos às dicas sobre o levar no dia da prova do ENEM para comer e beber. E leve mesmo, pois muitos não levaram e passaram mal, alguns até já desmaiaram.

  • O que levar para o ENEM:

Alimentos energéticos, com nutrientes e que sejam saudáveis. Fazer a prova com a barriga cheia não ajuda em nada. Pense nos alimentos que te darão energia, não te deixarão com a sensação de fome, mas que também não te deixem como uma jibóia que já engoliu sua comida.

Veja nossa lista completa sobre o que se pode levar para comer no ENEM!

  • O que não levar no dia do ENEM:

Não leve alimentos ricos em açúcares. Nada de doces. Chocolate até é recomendado, mas pouco e do tipo meio amargo. Deixe para comer uma barra inteira da La Creme depois da prova. Refrigerante? Nem pensar! Leve a boa e velha garrafinha de água ou um energético como o Gatorade. Devem ser transparentes e estar sem rótulo.

  • Frutas NÃO recomendadas:

Banana, manga, uva, melancia (quem levaria melancia?) e abacaxi. Essas frutas possuem muito açúcar e isso pode causar sono e baixa concentração.

Alimentos muito salgados também não são bons, pois dão sede. Sendo assim, você bebe mais líquido e ficará desconcentrado querendo ir ao banheiro. Chips e outros produtos semelhantes nem deveriam ser levados, mas se você for levar, mantenha a embalagem lacrada, nada de chegar com pacotes abertos.

Quais palavras enriquecem uma redação dissertativa argumentativa?

Que roupas usar no dia da prova do ENEM?

Se você estava em dúvida sobre o que levar no dia da prova do ENEM, saiba que até sobre as roupas há regras.

O que usar no ENEM:

  • O que não te faça passar nem frio, nem calor. Pense em qual roupa te deixará confortável.

O que não usar no ENEM:

Nós sabemos que você tem o seu estilo, mas fique mais normal no dia da prova. Veja a lista de acessórios que não podem ser usados no dia da prova:

  1. Óculos escuros
  2. Chapéus / Boné
  3. Viseira
  4. Gorros e similares
  5. Fones de ouvido

Entendeu que a cabeça tem que estar livre desses adereços, neh?

Não treinou o suficiente ainda? Faça o Simulado Beduka. Ele é online e 100% gratuito. Não se preocupe, ele não sairá do ar, está lá para você treinar quantas vezes quiser.

Acesse o Simulado Beduka com questões das provas anteriores do ENEM aqui.

Sobre o local da prova

Os portões serão abertos às 12h e serão fechados às 13h. A prova será iniciada às 13:30 segundo o horário de Brasília. As provas do ENEm serão realizadas em dois domingos seguidos. Serão nos dias 3 e 10 de novembro.

Tempo mínimo de prova: 2h. Ninguém sairá antes disso a não ser que esteja passando mal ou morrendo. Após essas duas horas você poderá sair da sala. Não seja rápido, seja certeiro. Tenha calma para resolver cada item.

Se quiser levar seu caderno de prova espere até 30 mim antes do fim da prova.

Agora que você já sabe o que levar no dia da prova do ENEM, veja como serão esses dias:

  • Domingo dia 03/11: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + Redação + 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias

Tempo de prova: 5h e meia

  • Domingo dia 10/11: 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias + 45 questões de Matemática e suas Tecnologias

Tempo de prova: 5h.

Esteja preparado, já que está fazendo o ENEM, veja também:

Quem pode participar do ProUni?

Como entrar na faculdade pelo FIES?

Dicas de livros para o ENEM

Curtiu o nosso “tira dúvidas” sobre o que levar no dia da prova do ENEM? Compartilhe então! Siga o Beduka no Facebook e no Instagram.

Quais são as principais ideias de Platão?

Beduka é um buscador de faculdades. Você procura o curso dos seus sonhos e encontra as faculdades da sua região e do Brasil que o oferecem. Vê também os diferenciais das faculdades, os salários médios dos profissionais, os valores das mensalidades, as avaliações dos alunos e muito mais.

Já que que seu interesse foi o que levar no dia da prova do ENEM, veja essas outras dicas:

Assista agora ao nosso vídeo com dicas de literatura para o ENEM:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador