Faculdades

Como entrar na UERJ pelo Enem? Veja o modo e como participar dele

Como entrar na UERJ pelo EnemComo entrar na UERJ pelo Enem?
Simulado Beduka

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro é a única do estado que não utiliza o Sisu para preencher as vagas nos seus cursos de graduação. Mas calma, ela não descarta o Enem totalmente. Tem como entrar na UERJ pelo Enem e vamos te mostrar qual o modo de fazer isso!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está em dúvidas sobre qual profissão seguir? Faça o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional da internet e descubra a carreira que é a sua cara. Corre, é de graça!

Sobre a UERJ

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) é uma das mais importantes instituições de ensino do país. Ela foi considerada a 11ª melhor universidade pelo Ranking da Folha e tem um dos 10 melhores cursos de Direito do Brasil.

Sua história remonta à década de 1930, quando a instituição que serviu de base para ela foi fundada: a Universidade do Distrito Federal. Ao longo da história e por transformações políticas, a UDF foi mudando de nome, até que adotasse o atual em 1975.

Atualmente, a UERJ possui campi em sete municípios do Rio de Janeiro e conta com cerca de 20 mil alunos distribuídos pelos seus 50 cursos de graduação.

Como ingressar na UERJ?

A UERJ é a única universidade pública do Rio de Janeiro que não adota o Sisu como meio de ingresso nos seus cursos. As vagas são preenchidas por meio do vestibular tradicional que ela mantém.

Tradicionalmente, o vestibular da UERJ é feito em duas fases. Na primeira, uma prova de 60 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais é aplicada. A segunda fase possui questões discursivas de Língua Portuguesa e redação, além de provas com questões específicas do curso escolhido pelo participante.

Isso não acontecerá em 2022 devido à crise de saúde causada pelo Corona vírus. Por isso, haverá apenas um exame com 60 questões e uma redação. Por isso, atenção. Cada questão objetiva tem valor 1,5 ponto e a redação vale 10 pontos.

Quatro questões são interdisciplinares e cada disciplina terá 7 questões específicas. As disciplinas são:

  • Biologia;
  • Física;
  • Geografia;
  • História;
  • Língua Estrangeira – Espanhol, Francês e Inglês;
  • Língua Portuguesa/Literatura;
  • Matemática;
  • Química.

No entanto, a UERJ não descarta o Enem totalmente. Vamos ver como entrar na UERJ pelo Enem.

Como entrar na UERJ pelo Enem?

O Sisu é o sistema pelo qual as universidades públicas selecionam seus alunos usando o Enem. A UERJ não o adota, mas ela usa a nota do Enem para preencher as vagas remanescentes dos seus cursos.

Assim, só há como entrar na UERJ pelo Enem se as vagas não forem preenchidas completamente na primeira chamada.

Beduka Bolsas Direito

Os candidatos que tiverem interesse em participar da lista das demais chamadas, devem se inscrever no site da UERJ e pagar uma taxa. 

É preciso ter feito o Enem alguma vez entre a edição de 2017 até a atual e ter nota mínima de 200 pontos nas provas objetivas e 300 na redação.

O número de vagas varia conforme a quantidade de desistências dos convocados na primeira chamada.

Entre na faculdade com o Beduka!

Esperamos que tenham ficado bem claro como entrar na UERJ pelo Enem.

Quando o assunto é entrar na faculdade, o Beduka é seu parceiro número 1. Queremos mesmo ver você indo bem e conquistando uma vaga no seu curso dos sonhos.

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem, inclusive do dia em que o cartão de confirmação for postado. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador