Goiás está localizado na região Centro-Oeste do país, no Planalto Central do Brasil. A sua capital é Goiânia, sendo a maior cidade do estado. Vamos conferir o ranking das melhores faculdades de Goiás.
Se você está tentando ingressar em uma instituição de ensino superior, esse artigo é para você! Nele, vamos te contar quais as melhores universidades de Goiás. Confira e veja qual foi o critério utilizado para escolhê-la.
Se você está estudando para o Enem, o Beduka pode te ajudar! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!
Como saber quais as melhores faculdades de Goiás?
Para saber quais as melhores faculdades de Goiás, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.
Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:
- Pesquisa científica; 42 pontos
- Qualidade do ensino; 32 pontos
- Internacionalização; 4 pontos
- Mercado de trabalho; 18 pontos
- Inovação; 4 pontos
Ranking das Melhores Faculdades de Goiás
- Universidade Federal de Goiás (UFG)
- Universidade Paulista (UNIP)
- Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
- Universidade Estadual de Goiás (UEG)
- Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
- Universidade de Rio Verde (FESURV)
Preparamos um resumo de cada melhor faculdade de Goiás, com detalhes e características de cada universidade.
1ª – Universidade Federal de Goiás (UFG)
A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma instituição de ensino superior pública federal, localizada no estado de Goiás. A faculdade foi fundada em 14 de dezembro de 1960, depois que houve uma junção de cinco universidades já existentes, que foram:
- Faculdade de Direito;
- Faculdade de Farmácia e Odontologia;
- Escola de Engenharia;
- Conservatório de Música;
- Faculdade de Medicina.
A UFG possui aproximadamente 57 anos e mais de 150 cursos, com uma média de 28 mil estudantes nos cursos de graduação. O principal campus da UFG está presente em Goiânia.
Atualmente a Universidade Federal de Goiás é destaque no estado e importante para o desenvolvimento da educação superior e de pesquisas. O objetivo é produzir, sistematizar e socializar conhecimentos e saberes, dessa forma cidadãos e profissionais estarão preparados para transformar e desenvolver o que foi aprendido na sociedade.
2ª – Universidade Paulista (UNIP)
A Universidade Paulista (UNIP) é uma universidade privada, criada em 9 de novembro de 1988, após a fusão das seguintes instituições:
- Instituto Unificado Paulista;
- Instituto de Ensino de Engenharia Paulista;
- Instituto de Odontologia Paulista.
A sede da UNIP é em São Paulo., porém, a UNIP possui campi espalhados por várias regiões brasileiras, como o estado de Goiás, Amazonas e Distrito Federal. O empresário responsável pela universidade é João Carlos di Genio, que também preside o Grupo Objetivo.
Na modalidade estudo a distância a instituição está em atividade desde 9 de novembro de 2004. Conquistando mais de 350 mil alunos no ensino superior presencial, com um total de 27 campi, que envolvem 65 unidades.
3ª – Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
A Pontifícia Universidade Católica de Goiás teve a sua criação em 17 de outubro de 1959 pela Sociedade Goiana de Cultura. A PUC Goiás é uma das faculdades mais antigas do estado.
A sede da PUC Goiás fica localizada no município de Goiânia. A faculdade é católica, comunitária, pluridisciplinar e tem como objetivo formar profissionais de nível superior competentes.
A Pontifícia Universidade Católica de Goiás oferece uma enorme variedade cursos, possuindo 55 cursos de graduação, entre especializações, mestrados e doutorados, tem 250 pesquisas em andamento e em média de 458 laboratórios.
4ª – Universidade Estadual de Goiás (UEG)
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) é uma instituição de ensino superior pública estadual que está localizada no estado de Goiás. A UEG possui a sua matriz administrativa na cidade de Anápolis, porém ela tem atividades em todo o Estado de Goiás.
Ao todo 42 unidades de ensino universitário e possui atualmente cerca de 52 cursos em 39 cidades. A UEG foi criada em 16 de abril de 1999, após a fusão de outras universidades isoladas.
5ª – Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
A Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) é uma instituição de ensino superior privada que teve seu início no Estado do Rio de Janeiro, em 1959, após a criação do Colégio Dom Hélder Câmara. No ano de 1976 os cursos superiores de São Gonçalo foram criados, como a Faculdade e Educação, Ciências e Letras de São Gonçalo.
Depois de um período, a UNIVERSO iniciou o Plano de Expansão, abrindo então outras unidades, como o campus de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro e em Goiânia, no Estado de Goiás. A universidade continuou expandindo o ensino para outros estados e capacitando cada vez mais os estudantes.
6ª – Universidade de Rio Verde (FESURV)
A Universidade de Rio Verde, também conhecida como Fundação do Ensino Superior de Rio Verde é uma instituição municipal, criada em 19 de março de 1973 por meio da Lei Municipal de Rio Verde 1221/73.
A FESURV é uma fundação com grande destaque no ensino superior, sendo uma das mais conceituadas do Brasil e uma das melhores do Estado de Goiás.
Gostou de saber quais as melhores faculdades de Goiás? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!
2 Comentários
Olá,gostaria de saber se esse ranking é de acordo com a avaliação do mec
Oi, Ana! O nosso ranking é o RUF – Ranking Universitário Folha, do jornal Folha de São Paulo. Eles tem os seguintes critérios de pontuação desde 2012: pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação.