Faculdades

Qual a melhor faculdade de Manaus? Descubra as melhores

Qual a melhor faculdade de Manaus
Sala do Saber - melhor cursinho online

A capital do Amazonas é um destino turístico muito procurado. Além disso, é a sétima maior metrópole brasileira, tem um dos teatros mais belos do mundo e possui mais de dois milhões de habitantes.

Então, é natural que tenha várias universidades tanto públicas quanto particulares, algumas delas entre as melhores do país. Mas qual a melhor faculdade de Manaus?

Fomos atrás das avaliações do Ministério de Educação (MEC) para trazer para você não só as universidades mais procuradas, mas também as com melhores índices de qualidade e desempenho educacional. No topo da lista, está a Ufam, leia até o final para conhecer todas elas. 

Como conhecer a qualidade de uma universidade?

Toda instituição de ensino superior deve ser avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) para obter a autorização de funcionamento. 

Essa avaliação gera o Conceito Institucional (CI), uma pontuação que varia de 1 a 5, onde 1 e 2 indicam insuficiência.

A partir de 3, a faculdade atende aos requisitos e está autorizada a manter funcionamento. Já as notas 4 e 5 são as ideais para quem quer escolher uma boa instituição. 

Para atingir esse resultado, o MEC envia uma equipe para realizar uma visita presencial à faculdade, com o intuito de avaliar:

  • a estruturas física da IES;
  • as políticas de gestão institucional; 
  • o plano de desenvolvimento institucional (PDI);
  • O corpo docente;
  • os projetos políticos para graduação e pós-graduação;

Todo esse processo deve ser feito a cada três anos para garantir a qualidade da universidade.

Além do CI, também há outras formas de avaliação como Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Quais as melhores universidades públicas de Manaus?

As universidades públicas são unanimidade e acabam sendo a opção número um dos estudantes na hora de fazer uma graduação. Em Manaus, há uma estadual e uma federal, conheça um pouco mais sobre qual a melhor faculdade de Manaus entre as públicas:

1 – Ufam

A Universidade Federal do Amazonas está entre as melhores instituições do país e além de oferecer uma grande variedade de cursos, também possui uma intensa atividade de pesquisa e extensão. 

Uma curiosidade sobre ela é que a sede está localizada em uma reserva florestal, um refúgio em meio a área urbana de Manaus.

A instituição recebeu nota 4 na avaliação feita pelo MEC. Quer saber como conseguir uma vaga? Acesse:

2 – UEA

A Universidade Estadual do Amazonas é uma das mais recentes do país e foi inaugurada apenas em 2001. Mas desde então tem crescido e já conta com várias unidades distribuídas pela cidade de Manaus.

Direito e medicina são alguns dos cursos oferecidos pela instituição que recebeu nota 3 do Ministério da Educação.

Quer saber como conseguir uma vaga na UEA? Contamos para você no artigo abaixo:

Quais as melhores faculdades particulares de Manaus?

A maioria das instituições de ensino superior da capital do Amazonas receberam nota 4 na avaliação do MEC. Mais a frente vamos te dar a lista completa para que você saiba qual a melhor faculdade de Manaus entre as particulares! 

Mas antes, vamos te contar as que costumam ser as mais procuradas pelos manauaras. Uma delas, alcançou nota máxima de desempenho!

1 – Centro Universitário do Norte (UniNorte)

A UniNorte possui vários Campi distribuídos principalmente no centro de Manaus, nas avenidas Dez de Julho e Joaquim Nabuco.  Mas, nos últimos anos, abriu unidades em outras zonas da cidade, facilitando o acesso de centenas de estudantes.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Com avaliação máxima no MEC, o Centro Universitário do Norte se destaca como o único com Conceito Institucional de nota 5, a máxima do MEC! Oferecendo cerca de 40 cursos de graduação nas mais diversas áreas. 

Observação: a maioria dos cursos da instituição também são oferecidos na modalidade EAD. 

Lembre-se! Quando falamos em melhor faculdade de Manaus, é complicado citar uma especificamente. Mas a UniNorte com certeza está entre as melhores.

2 – Universidade Nilton Lins

 A Universidade Nilton Lins possui um imenso complexo educacional que foi inspirado nas instituições americanas de ensino superior, com excelentes laboratórios, bibliotecas e salas de multimídia.

Logo na entrada, os estudantes se deparam com uma enorme estátua do Sancho Pança, personagem do livro Don Quixote de la Mancha.

Com avaliação 4 feita pelo Ministério de Educação, a faculdade oferece uma ampla variedade de cursos. Incluindo os de medicina e odontologia. 

A instituição também possibilita que os estudantes optem pela modalidade EAD na maioria de seus cursos. 

3 – Universidade da Amazônia (Unama)

Em uma escala de 1 a 5, a Unama foi avaliada com pontuação 4 pelo Ministério da Educação (MEC). A instituição faz parte, juntamente com a UniNorte, do Grupo Ser Educacional. 

Em Manaus, os cursos são oferecidos apenas na modalidade EAD.

O que é o Grupo Ser Educacional? (bolsas de estudo de 70% em importantes universidades)

O Ser Educacional é um grupo responsável por administrar várias universidades particulares ao redor do Brasil. Sendo que uma boa parte dessas faculdades estão nas regiões Norte e Nordeste.

Ao todo, são cerca de 300.000 alunos em cursos presenciais e a distância. Além disso, o Grupo tem como missão valorizar as particularidades de cada região para que isso reflita de forma positiva na formação dos estudantes.

Entre as instituições que fazem parte do Ser Educacional, estão:

Todas com excelentes níveis de avaliação pelo MEC!

Entrar em uma delas pode transformar sua vida. Serão novos aprendizados, novas pessoas, novos hábitos. 

E boas mudanças sempre levam a bons caminhos… Um estágio, um emprego melhor, um congresso.

Não é preciso ter feito o Enem, fazer provas, ter fiador ou se encaixar em critérios de renda mínima.

Estudar nunca foi tão fácil!

Ainda queremos te dar outra informação importante sobre a melhor faculdade de Manaus: uma seleção completa de instituições que você pode escolher sem preocupação. Confira!

Lista de faculdades em Manaus com Avaliação Nota 4 pelo MEC

Todas as universidades abaixo possuem uma boa avaliação. Então, você pode escolher tranquilamente entre qualquer uma delas. Confira:

  • Centro Universitário Ceuni Fametro
  • Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra)
  • Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam)
  • Faculdade do Amazonas de Ensino, Pesquisa e Inovação (Famepi)
  • Faculdade La Salle
  • Faculdade Salesiana Dom Bosco
  • Faculdade Santa Teresa
  • Instituto de Ensino Superior Fucapi (Cesf)
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam)
  • Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
  • Universidade Nilton Lins (Uniniltonlins)

Obrigada por ter lido nosso artigo sobre qual a melhor faculdade de Manaus até aqui. Sucesso e bons estudos.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.