Vestibulares

Lista de livros da UEL 2024: Veja o que você precisa ler para responder às questões

Lista de livros UELLista de livros UEL
Sala do Saber - melhor cursinho online

Muitas questões do vestibular da UEL contam com trechos de livros para embasar a questão e informar sobre o que a banca deseja que você saiba. Para você ficar familiarizado com eles, a lista de livros da UEL é disponibilizada com antecedência.

Deste modo, você já faz a leitura e fica por dentro de toda a história que eles contam. Quando chegar o dia da prova, vai poder responder tudinho sem surpresas ou medo de errar.

A seguir, vamos apresentar quais são as obras obrigatórias para o vestibular da Universidade Estadual de Londrina com um resumo para te deixar por dentro do que elas narram.

Quais são os livros da UEL?

Os livros que serão cobrados no vestibular da UEL em 2024 são os mesmos do vestibular de 2023. A lista contém uma mistura de autores e livros clássicos e contemporâneos, cobrando do estudante versatilidade e um amplo repertório.

Veja quais são as obras e o resumo sobre elas:

1 – Contos novos – Mário de Andrade

Mário de Andrade é um dos grandes nomes do Modernismo brasileiro, sendo um dos escritores presentes na Semana da Arte Moderna de 1922

Em “Contos Novos”, livro publicado após a morte do autor, reúnem-se nove contos em que se destaca São Paulo nas décadas de 1920 a 1940, a urbanização e industrialização da cidade e a disputa entre duas visões de mundo: o patriarcado rural e o progressismo.

2 – Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus

“Quarto de Despejo” é o diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus, no qual ela relata o cotidiano de uma vida em extrema pobreza. Contando com uma linguagem simples, mexe com o leitor pelo retrato impactante do que a autora viu, viveu e sentiu em uma favela de São Paulo.

Veja um resumo de “Quarto de Despejo” e saiba mais sobre esta obra importante da lista de livros da UEL.

3 – Histórias que os jornais não contam – Moacyr Scliar

Nesta obra que compõe a lista de livros da UEL, Moacyr Scliar mescla realidade com ficção ao tomar o relato das notícias de jornal como ponto de partida para suas histórias. Reúne 54 crônicas em que a imaginação do autor explora aquelas partes não contadas pelos repórteres.

4 – O rei da vela – Oswald de Andrade

“O rei da vela” é uma peça, mostrando a diversidade dos livros selecionados pela UEL. Nela, Oswald de Andrade retrata de maneira caricata o poder imperialista americano e os efeitos da crise de 1929.

5 – O seminarista – Bernardo Guimarães

Neste livro, Bernardo Guimarães conta a história de Eugênio, o filho de um fazendeiro, que se apaixona pela filha de um dos empregados de seu pai, Margarida. Porém, a união entre eles não é bem vista e Eugênio é enviado ao seminário pelos pais, que lhe contam que Margarida se casou, mas na verdade ela foi expulsa da fazenda.

A decepção com o romance leva Eugênio a abraçar a vocação religiosa com afinco, pelo menos até o dia em que ele descobre a verdade.

Esse é um dos títulos mais antigos da lista de livros da UEL. Bernardo de Guimarães o publicou pela primeira vez em 1872.

6 – Niketche – Paulina Chiziane

Niketche é o nome de uma dança moçambicana, que envolve erotismo e faz parte de ritos de iniciação. No romance que leva este mesmo nome, Paulina Chiziane conta a história de Rami e Tony, um casal com vinte anos de casados, mas cujo homem vive um segredo que está prestes a ser descoberto pela esposa.

7 – Torto arado – ltamar Vieira Junior

Itamar Vieira Junior é um autor premiadíssimo. Em “Torto Arado”, seu principal livro, ele mistura realidade com mito e revela conflitos sociais no sertão baiano, protagonizados pelas irmãs Bibiana e Belonisia.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

8 – Melhores poemas – Fernando Pessoa

É uma seleção de poemas escritos por um dos maiores nomes da poesia de língua portuguesa, Fernando Pessoa e todos os seus heterônimos.

9 – Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto

Este livro reúne diversos gêneros literários, como a crônica e o conto, manejados com maestria para tratar das experiências reais do autor. Ele conta a história do órfão que pouco entende do mundo até o adulto que passa a enxergar suas dolorosas verdades.

10 – Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga

Tomás Antônio Gonzaga foi um dos mineiros envolvidos com a inconfidência de 1789, que queria a independência de Minas Gerais do império português. As “Cartas Chilenas” são cartas fictícias em que tece críticas à sociedade da época e faz suas propostas para a mudança dos problemas apontados.

Como é o vestibular da UEL?

Agora que já vimos a lista de livros da UEL vamos conhecer um pouco mais do seu vestibular.

A prova ocorre apenas uma vez por ano e é muito semelhante à de outros vestibulares, contando com questões de múltipla-escolha de diversas matérias e uma redação. A realização se dá em duas fases e alguns cursos pedem uma avaliação de habilidades específicas.

Além disso, nem todas as redações são corrigidas! É preciso atingir uma nota mínima na prova objetiva.

Você pode conhecer mais com nosso artigo explicando como é o vestibular da UEL.

E se eu não conseguir uma vaga na UEL?

Infelizmente, ler toda a lista de livros da UEL não garante uma vaga na universidade. Mas não precisa desanimar. Você terá muitas outras chances pela frente.

Você pode inclusive contar com nossa ajuda.

Conquiste um desconto de até 70% em uma das melhores faculdades do Brasil com o Beduka Bolsas.

Sem vestibular e sem concorrência. Basta acessar o site, fazer uma pesquisa e selecionar o curso dos seus sonhos.

Comece a estudar agora mesmo sem pesar no seu bolso.

Obrigado por ter lido nosso artigo sobre a lista de livros da UEL.

Veja também:

Lista de livros para a Fuvest.

Quando sai o resultado da UEL.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.