Faculdades

Saiba quais são as Melhores Faculdades do Pará

Melhores Faculdades do ParáMelhores Faculdades do Pará
Sala do Saber - melhor cursinho online

Confira o ranking preparado pelo Beduka com as melhores faculdades públicas e privadas do Pará! Além disso, disponibilizamos mais detalhes sobre cada uma das instituições citadas.

Se você está tentando ingressar em uma instituição de ensino superior, esse artigo é para você! Nele, vamos te contar quais as melhores faculdades do Pará. Confira e veja qual foi o critério utilizado para escolhê-la.

Se você está estudando para o Enem, o Beduka pode te ajudar! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!

Como saber quais as melhores faculdades do Pará?

Para saber quais as melhores faculdades do Pará, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.

Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:

  • Pesquisa científica; 42 pontos
  • Qualidade do ensino; 32 pontos
  • Internacionalização; 4 pontos
  • Mercado de trabalho; 18 pontos
  • Inovação; 4 pontos

Você já sabe qual curso vai fazer na universidade?

Muitos fatores contribuem para a tomada de decisão. Seja por influência de pais, amigos ou familiares, vocação ou mesmo por inspiração de uma terceira pessoa. Independente do seu caso, é importante obter mais informações sobre a área escolhida para saber qual faculdade em que você irá estudar.

Por exemplo, você sabe o que faz um pediatra ou um engenheiro de produção? São atividades bem diferentes e que contam com boas faculdades espalhadas de Norte a Sul do Brasil.

Para te ajudar, confira o Raio-x do Beduka! O Raio-x do Beduka não é um simples teste vocacional. Ele é um teste de personalidade que mostra quais as profissões combinam com o seu perfil. 

Ranking das Melhores Faculdades do Pará

Ranking das Melhores Faculdades do Pará
  1. Universidade Federal do Pará (UFPA)
  2. Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  3. Universidade Federal Rural da Amazônia(UFRA)
  4. Universidade Federal do Oeste do Pará(UFOPA)
  5. Universidade da Amazônia (UNAMA)
  6. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Universidade Federal do Pará (UFPA)

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma instituição pública do ensino superior, localizada no Estado do Pará, criada em 2 de julho de 1957, que teve sua sede em Belém. 

A universidade disponibiliza até então 340 cursos de graduação dentro dos campi de Belém, Abaetetuba, Altamira, Ananindeua Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí. A UFPA oferece cursos de graduação como Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biomedicina, Jornalismo, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Letras, Geologia, Geografia, Geofísica, Física, Filosofia, Farmácia, Pedagogia, Nutrição, Serviço Social, Turismo, entre diversos outros.

Universidade do Estado do Pará (UEPA)

A Universidade do Estado do Pará é uma instituição de ensino superior pública, que foi criada em 18 de maio de 1993 e atualmente é responsável por oferecer cerca de 25 cursos de graduação, entre os de licenciatura e bacharelado. Alguns cursos oferecidos são Letras, Matemática, Educação Artística, Música, Medicina, Enfermagem, entre outros.

A instituição possui cinco campi na capital, porém existem outros distribuídos nos municípios de Paragominas, Barcarena, Vigia, Cametá, Conceição do Araguaia, Marabá, Altamira, Igarapé-Açu, Santarém, Tucuruí, Moju, Redenção, Salvaterra, Castanhal e São Miguel do Guamá.

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

A Universidade Federal Rural da Amazônia é uma instituição de ensino superior pública, que tem sua sede localizada em Belém, que é a capital do Pará. A instituição atualmente tem campus espalhados por outras regiões como Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

A UFRA é bastante conhecida pela sua especialização em Ciências Agrárias, mas oferta diversos outros cursos de graduação e pós graduação. Alguns cursos oferecidos são Medicina Veterinária, Sistema de Informação, Letras – Libras, Zootecnia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, etc.

Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) é uma instituição de ensino superior pública, criada em 5 de novembro de 2009. A sua sede está situada na cidade de Santarém, no Pará, porém existem outros campus nas cidades de Juruti, Oriximiná, Itaituba, Monte Alegre, Óbidos e Alenquer.

Diversos cursos de graduação e pós-graduação são oferecidos pela UFOPA, como Pedagogia, Letras, Geografia, Biotecnologia, Agronomia, Direito, Antropologia, Ciência da Computação, Farmácia, Arqueologia, entre outros.

Universidade da Amazônia (UNAMA)

A Universidade da Amazônia (UNAMA) é uma instituição de ensino superior privada, que teve a sua fundação em 1987, possui sede na cidade de Belém. A UNAMA é uma universidade apartidária, dialogal, pluralista e católica, que faz parte do grupo Ser Educacional. A instituição privada é considerada a primeira do norte brasileiro a receber o termo de “universidade”.

A UNAMA oferece diferentes cursos de graduação à distância e presencial, como Psicologia, Comunicação Social, Educação Física, Farmácia, Matemática, Gastronomia, Relações Internacionais, Engenharia Civil, etc.

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) é uma instituição de ensino superior pública, que teve a sua legitimidade em 5 de junho de 2013. A sua sede fica localizada em Marabá e possui campi em Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Rondon do PARÁ E Xinguara.

A UNIFESSPA é uma universidade recente, mas se destaca principalmente na especialização agrária, oferecendo os cursos de Educação do Campo, Agronomia, Direito da Terra, entre outros. Além disso, são disponibilizados cerca de 63 cursos de graduação, podendo atender em média de 12,8 mil estudantes.

Gostou de saber quais as melhores faculdades do Pará? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.