A Bahia é o maior estado do Nordeste e possui diversas faculdades, tanto públicas quanto privadas. Muitos de seus cursos estão entre os melhores do país e por isso seria uma grande vantagem ingressar em algum deles.
Não sei se você sabe, mas estudar em uma faculdade de excelência é um dos critérios para contratação no mercado de trabalho. Além disso, elas garantem uma formação mais ampla, que tornam a experiência universitária muito rica.
Continue lendo e desvende quais são as melhores faculdades da Bahia. Em seguida, acesse textos que podem te ajudar a entrar nelas.
Como saber quais as melhores faculdades da Bahia?
Para saber quais as melhores faculdades da Bahia, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia as maiores universidades brasileiras.
Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:
- Pesquisa científica; 42 pontos
- Qualidade do ensino; 32 pontos
- Internacionalização; 4 pontos
- Mercado de trabalho; 18 pontos
- Inovação; 4 pontos
Se você está estudando para o Enem, o Beduka pode te ajudar! Faça o nosso simulado completo. Ele é composto pelas questões das edições anteriores do Exame e utiliza a nota TRI. E o melhor de tudo: é grátis!
Ranking das melhores faculdades da Bahia
Não houve atualizações no ranking desde 2019. Estamos deixando o último registro aqui no artigo para consulta do histórico de melhores faculdades
- Universidade Federal da Bahia (UFBA)
- Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
- Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
- Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
- Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
- Universidade Salvador (UNIFACS)
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
- Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
- Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
Esta é a lista das melhores faculdades da Bahia, mas sempre gostamos de destacar aqui que o conceito de melhor pode ser relativo em alguns casos. Aquilo que é melhor para mim, não necessariamente será para você em todas as situações.
Confira mais detalhes sobre cada uma das melhores faculdades da Bahia:
1ª – Universidade Federal da Bahia
Você sabia que a UFBA, a melhor faculdade da Bahia, foi a primeira universidade criada no Brasil? Ela iniciou suas atividades em fevereiro de 1808, quando Dom João VI instaurou a Escola de Cirurgia da Bahia, com o primeiro curso universitário brasileiro.
No mesmo século XIX, a universidade passou a ter outros cursos, como farmácia (criado em 1832) e odontologia (1864). Além disso, no século XX, o educador Isaías Alves deu início à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em 1941.
A UFBA tem um hospital universitário e um centro de estudos afro-orientais, assim como possui duas unidades em Salvador e uma terceira em Vitória da Conquista, no interior. Também possui os primeiros cursos artísticos (Teatro, Música e Dança) do país.
2ª – Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Fundada em 1976, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Feira de Santana, a cerca de 120 km de Salvador. Além disso, possui campus nas cidades de Santo Amaro e Lençóis.
Até a década de 2010, quando inaugurou-se um campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana, era a única universidade pública presente na cidade. A UEFS é a terceira universidade mais antiga da Bahia e também a primeira das quatro universidades estaduais a ser implementada pelo governo baiano no intuito de expandir e interiorizar a educação superior no estado.
A UEFS destaca-se no cenário nacional por possuir cursos tradicionais, como Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Farmacêuticas, Direito, Enfermagem, Educação Física, Física, Medicina, Odontologia e Pedagogia, reconhecidos entre os melhores do país.
3ª – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
A UESC existe desde a década de 60, originada no eixo Ilhéus e Itabuna. Por estar localizada em uma área rica na agropecuária, a universidade vem cada vez mais se destacando em áreas do agroecológico, especialmente no curso de agronomia.
Ela possui diversos programas de pesquisa voltados para a preservação da fauna e flora brasileiras, em particular da Mata Atlântica. A UESC ainda é dona de três fazendas que funcionam como centros de pesquisa, ampliando ainda mais a sua atuação nessa área.
4ª – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Fundada em 1980, é uma instituição de ensino superior pública sediada em Vitória da Conquista, há cerca de 510 km de Salvador. Além disso, possui campus nas cidades de Jequié e Itapetinga.
A Instituição oferece cursos que visam atender às demandas sociais com relação ao ensino de graduação. Anualmente, mais de três mil vagas, distribuídas em 47 cursos de graduação, em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, são ofertadas pela Uesb. Metade das vagas é oferecida por meio do Vestibular anual da Instituição. A outra metade é disponibilizada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
5ª – Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Fundada em 1983, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Salvador. A faculdade possui 29 departamentos, sendo 4 sediados em Salvador e outros 25 em centros regionais. Através de um programa especial em convênio com prefeituras municipais baianas, faz-se presente em aproximadamente 137 municípios e também gradua professores em exercício na rede pública.
Atualmente, a universidade disponibiliza mais de 150 opções de cursos e habilitações nas modalidades presencial e de educação a distância (EaD), nos níveis de graduação e pós-graduação. O corpo discente da instituição é estimulado a participar das pesquisas por meio de programas de iniciação científica e de concessão de bolsas de monitoria.
6ª – Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Fundada em 2002, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Petrolina. A faculdade está situada nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí, sendo uma das únicas universidades federais do país a estar presente em três estados.
7ª – Universidade Salvador (UNIFACS)
Fundada em 1997, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de Salvador. Além disso, possui campus na cidade de Feira de Santana. A instituição foi fundada como Escola de Administração de Empresas da Bahia em 1972 e em 1997 se transformou em universidade.
Atualmente, oferece cerca de 22 cursos de graduação, além de oferecer cursos de pós-graduação, como especializações, Mestrado, Doutorado e MBA. A instituição também oferece graduações na modalidade EaD.
8ª – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Fundada em 2006, é uma instituição pública sediada na cidade de Cruz das Almas, a cerca de 115 km de Salvador. Além disso, possui campus nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.
A faculdade oferece cerca de 65 cursos de graduação, nas modalidades Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo. Além disso, oferece cursos de Mestrado e Doutorado em diversas áreas de conhecimento.
9ª – Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)
Fundada em 1959, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Além disso, possui campus nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco e Bahia. A faculdade oferece mais de 25 opções de cursos de graduação.
10ª – Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)
Fundada em 2013, é uma instituição de ensino superior pública localizada em Itabuna, a cerca de 315 km de Salvador. Além disso, possui campus em Porto Seguro e em Teixeira de Freitas.
Neste texto você teve a oportunidade de saber mais sobre as melhores faculdades da Bahia e já deve saber que a forma principal de ingresso nelas é pelo Enem. Aproveite e veja também:
- Como estudar para o ENEM?
- Quem pode participar do ProUni?
- Saiba as principais características do feudalismo
Beduka também está no Instagram. Curta nossa página e receba as atualizações.