Fies

Como funciona o financiamento do FIES? Tudo que você precisa saber

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas.

Se você tem o sonho de conquistar um diploma de graduação, mas realizar os estudos em uma instituição pública não é uma possibilidade no momento, uma alternativa interessante é concluir os estudos em uma escola superior privada. Neste post vamos te explicar como funciona o financiamento do FIES.

É muito provável que você já tenha ouvido falar a respeito do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), seja nos jornais ou por amigos que têm os estudos financiados pelo desta forma. Saiba aqui quais faculdades aceitam o FIES.

Como nem sempre as informações chegam completas, nesse artigo você entenderá como funciona o financiamento do FIES para avaliar se essa é a melhor opção para dar continuidade aos seus estudos.

O FIES tem três modalidades começando com a possibilidade de juros zero no financiamento total do curso para aqueles com renda familiar bruta, por pessoa, até 3 salários mínimos. Vale destacar que essa condição é válida para os 100 mil melhores alunos, selecionados de acordo com a nota final do ENEM.

Leia mais abaixo todos os detalhes de como funciona o financiamento do FIES, quem pode financiar o curso pelo programa, como se inscrever e quais os requisitos para isso.

Quem pode participar do FIES?

Se você está interessado em fazer a sua graduação e quer saber como funciona o financiamento do FIES, é importante saber desde já se está apto(a) para receber o benefício ou não. Confira se os seguintes requisitos se aplicam a você:

  • Modalidade I – Fez o ENEM alguma vez depois do ano de 2010 e tirou mais de 450 na média geral da prova, além de não zerar a redação e tem na família uma renda bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos
  • Modalidade II – É estudante das regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste, com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos;
  • Modalidade III – Tem na família uma renda bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos. Se você satisfaz essa condição, conseguirá um financiamento sem juros. Se esse não for o seu caso, mas a renda de sua família não passa de 5 salários mínimos, é possível conseguir financiamento, mas com juros que respeitam uma escala de financiamento (modalidade P-Fies)

No ato da inscrição, você será questionado sobre a renda familiar per capita, que é calculada dividindo o total da renda da família pelo total de pessoas que moram na residência.

Você também precisará responder qual a sua renda mensal familiar per capita que, por sua vez, é a renda bruta de todos os salários das pessoas que trabalham em sua casa, dividida pelo total de pessoas morando na sua casa.

Se o total da renda familiar mensal per capita for igual a 3 salários mínimos, como vê mais acima, o seu financiamento pode ser livre de juros. Sempre vamos destacar que esta possibilidade é válida apenas para os 100 mil melhores estudantes, de acordo com as notas obtidas no ENEM.

Você que quer saber como funciona o financiamento do FIES precisa entender que esse critério acima não se aplica aos interessados com famílias em que a renda é maior do que 3 salários mínimos, mas menor que 5 salários mínimos. Os estudantes moradores das regiões da modalidade II terão juros de 3% ao ano, enquanto que os demais terão aqueles definidos no ato da contratação do P-Fies.

Se você satisfaz todas as condições obrigatórias, ótimo! O FIES é, de fato, uma alternativa para sua formação. Agora está na hora de escolher uma instituição para se profissionalizar no curso dos seus sonhos, mas até ela precisa cumprir alguns requisitos. O local em que você quer estudar se encaixa nas exigências abaixo?

  • É uma instituição de curso superior não gratuito
  • Tem uma avaliação positiva no MEC
  • Tem o curso que você deseja cadastrado no sistema do FIES

Caso já tenha pesquisado e viu que a instituição escolhida satisfaz todas as exigências do FIES, isso indica que você está a poucos passos de realizar o sonho de fazer a sua graduação.

Agora vem a etapa em que esses passos se tornarão atitudes um pouco mais concretas, não sendo apenas um exercício de reflexão sobre qual o curso que você deseja fazer ou uma pesquisa sobre as instituições que te interessam.

Além de entender como funciona o financiamento do FIES, você pode aproveitar para ver aqui algumas listas que preparamos:

Você pode acompanhar aqui as informações sobre quando abrem as inscrições para o FIES 2019 e também como entrar na faculdade pelo FIES.

Sobre o Beduka, seu buscador de faculdades

Além de explicar como funciona o financiamento do FIES, nós também apresentamos as informações de outros programas do governo, tais como:

Em nosso site você encontra uma relação completa de instituições superiores reconhecidas pelo MEC e pode pesquisar para descobrir qual é a melhor faculdade para o seu curso, os valores das mensalidades, endereços e avaliações.

Temos também um simulador online gratuito com todas as questões das últimas edições do ENEM para você testar os seus conhecimentos.

Depois de entender como funciona o financiamento do FIES, que tal curtir a nossa página no Facebook para receber nossas atualizações? Sempre temos dicas para você aprofundar os seus conhecimentos.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador