X

Quando será o Enem 2023? Fique atento para não perder!

Quando será o Enem? Fique atento a essa data preciosa!

Imagine só: você estuda durante um ano inteiro e perde a data ou a hora da prova… Credo! Tem muita gente tendo pesadelo com isso.

Mas é verdade que também tem muita gente dando de cara com um portão fechado e ficando de fora da faculdade.

Mas nós vamos te ajudar a ter um sono mais leve: consultamos as datas e horários oficiais de quando será o Enem de 2023, tanto para a versão impressa quanto a digital. Programe-se com antecedência!

Neste resumo, você encontrará todos os tópicos abaixo. Se quiser, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Estamos preparando um Plano de Estudos maravilhoso para você que vai prestar o Enem 2023. Fique de olho! Logo ele será lançado para te auxiliar nessa jornada. E, o mais importante, será gratuito.

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova aplicada em todo o país. Desde o ano de 2010, serve como “vestibular” da maioria das universidades públicas. Ou seja, é o que você precisa fazer para entrar em um curso de graduação gratuito!

Além disso, também pode ser usada para obter uma bolsa em universidades particulares ou financiamento do governo. Isso é possível quando a nota é aplicada no Prouni ou no Fies.

Calma! Já vamos te contar como é essa prova:

Como é a prova do Enem?

A prova do Enem é composta por duas partes:

  • 180 questões objetivas (fechadas): são subdivididas em 45 perguntas de cada uma das 4 áreas do conhecimento. (Matemática, Humanas, Linguagens e Natureza).
  • 1 produção de texto: do gênero redação dissertativa argumentativa.

Ah, você não sabe o que tem dentro de cada área do conhecimento? Vamos explicar:

  • Exatas: quer dizer tudo relacionado à matemática.
  • Humanas: são disciplinas como Sociologia, Filosofia, História e Geografia.
  • Linguagens: é onde estudamos sobre Literatura, Português e Língua Estrangeira.
  • Natureza: é onde vemos Física, Química e Biologia!

Tudo isso é feito em 2 dias de prova. Desde 2017, as provas têm sido feitas em dois domingos seguidos. Ou seja, com o intervalo de uma semana entre as provas.

Na edição de 2023, o primeiro dia de prova será de Ciências Humanas e Linguagens, além da redação. Já o segundo dia serão as provas de Ciências Exatas e da Natureza.

Sua duração máxima é de 5 horas por dia e é importante lembrar que ela só acontece uma vez por ano. Então é bom deixar o cronograma em dia e ficar de olho nas datas!

Quando será o Enem de 2023?

O Enem 2023 acontecerá nos dias 05 e 12 de novembro de 2023. 

Essa data foi confirmada pelo ministro da educação e consta no site oficial do Inep (instituto responsável pela prova).

Como explicamos acima, ele é realizado em dois domingos seguidos, então há uma semana de intervalo entre as duas partes da prova.

Confira a seguir as datas importantes do Enem 2023:

  • Inscrições: 05 a 16 de junho de 2023
  • Provas: 5 e 12 de novembro de 2023
  • Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023
  • Resultados: 16 de janeiro de 2024

O que ainda pode estar gerando dúvida é sobre a versão digital da prova… Nós também fomos atrás das informações para te contar:

Vai haver o Enem digital?

Há um tempo se planejava realizar o Enem de maneira digital, pelo computador. A primeira versão aconteceu em 2020 e seguiu até 2022.

Porém, em 2023 ele não será mais uma opção. O governo federal resolveu cancelar as provas digitais, por causa da baixa adesão dos estudantes. Das 100 mil vagas disponíveis para essa versão do exame, apenas 66 mil foram preenchidas em 2022 e menos da metade dos inscritos compareceram.

O Beduka também está no Instagram. Lá, nós te avisamos sobre as principais datas de cada programa e postamos mais de 200 resumos!

Datas e horários para as provas do Enem 2023!

Como dissemos, o Enem será aplicado em dois domingos. Abaixo, vamos colocar os horários de abertura e fechamento do portão. 

Isso significa que você só pode entrar no prédio que fará a prova dentro desses horários. Fique lá dentro esperando a hora do início da prova. Uma vez fechado, o portão não abre mais. Não se atrase!

É preferível ficar na fila um pouco do que ficar sem fazer a prova para a qual você estudou por um ano inteiro. Não adianta saber o dia do Enem, e não fazer o exame.

Também é importante saber que os horários abaixo estão de acordo com o fuso horário de Brasília. Consulte o fuso da sua localidade para não errar!

05 de novembro

O candidato deverá fazer:

  • 45 questões de Linguagens;
  • 45 questões de Ciências Humanas;
  • Redação.

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30.

Término das provas no 1º dia: 19h.

12 de novembro

Nesse dia a prova tem meia a hora menos, porque não há uma produção de texto. O candidato fará:

  • 45 questões de Matemática
  • 45 questões de Ciências da Natureza.

Abertura dos portões: 12h

Fechamento dos portões: 13h

Início das provas: 13h30

Término das provas no 2º dia: 18h30

O Beduka até já disponibilizou um Simulado Gratuito para te ajudar a se preparar para a prova!

Dicas e orientações para o dia da prova!

A primeira dica já foi dada: não se atrasar para ir até o local da prova. 

Inclusive, você olha o seu local acessando o cartão de confirmação. Ele está lá na página do Inep, é só você fazer o login com os mesmos dados com que se fez a inscrição. É melhor calcular o tempo do trajeto e sair mais cedo para evitar imprevistos.

Não deixe de ter com você tudo isso no dia do Enem:

  • Documento original com foto (Não leve xerox!);
  • Caneta esferográfica preta feita em material transparente de tinta preta;
  • Cartão de confirmação da inscrição (Não é obrigatório, mas é recomendado);
  • Lanche leve;
  • Água e Lanche.

Nós do Beduka queremos muito te ajudar, então trouxemos outras dicas além das que já foram passadas ao longo deste artigo!

Fique conosco e confira ainda algumas dicas úteis para quem vai fazer o Enem:

Gostou de saber mais sobre quando será o Enem ? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o vestibular da melhor maneira!

Logo abaixo temos uma oportunidade incrível para você, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso artigo sobre quando será o Enem 2023.

Categorias: Dicas Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.