X

Descubra que dia sai o local de prova do Enem e veja dicas para o dia da prova!

Descubra que dia sai o local de prova do Enem e outras informações importantes!

O Enem 2023 está chegando e bate aquela ansiedade, não é? Vamos te ajudar a se preparar com calma e segurança, começando por contar que dia sai o local de prova do Enem!

Essa informação é muito importante, pois se você errar o local e não conseguir chegar a tempo de fazer a prova sua chance de entrar na faculdade vai reduzir bastante.

Por isso, te mostraremos o dia que sai essa informação, o passo a passo para acessá-la no cartão de confirmação e outras dicas essenciais para o dia do exame. 

Pensando em te ajudar, nós do Beduka escrevemos esse artigo com informações completas e simples de entender. Se quiser, clique em um dos temas abaixo para ir diretamente ao seu conteúdo:

Vai fazer o Enem mas ainda não sabe em qual curso aplicar sua nota? O Raio-X do Beduka analisa a sua personalidade e indica cursos compatíveis com você!

Qual é o dia da prova do Enem 2023?

O dia da prova do Enem 2023 está chegando! O teste será aplicado nos dias 05 e 12 de novembro deste ano.

Diante da proximidade do exame, muitas dúvidas surgem na cabeçaO que pode levar, o que fazer um dia antes, entre outras. 

Nós imaginamos que uma das principais é: que dia sai o local de prova do Enem? Afinal, você só conseguirá fazer a prova se chegar até lá dentro do horário estabelecido. Fique atento!

Vamos entender como as coisas funcionam no tópico a seguir!

Que dia sai o local de prova do Enem 2023?

Na verdade, o Inep ainda não divulgou em que dia sai o local de prova do Enem 2023. Mas, baseando-se em anos anteriores, é provável que a divulgação do local de prova aconteça no mês de Outubro.

Confira todas as datas importantes do Enem 2023:

  • Inscrições: 05 a 16 de junho
  • Pagamento das inscrições: ainda não foi divulgado
  • Pedido de atendimento especializado: ainda não foi divulgado
  • Pedido de tratamento pelo nome social: ainda não foi divulgado
  • Divulgação do local de prova: ainda não foi divulgado
  • Realização das provas: 05 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos oficiais: 24 de novembro
  • Resultado do Enem: 16 de janeiro de 2024

Talvez você esteja se perguntando porque as pessoas ficam tão ansiosas para saber onde farão a prova. Cada uma tem um motivo, mas o fator comum entre elas é que ter essa informação pode te poupar do fracasso. 

Duvida? Entenda o porquê a seguir!

Por que é importante conhecer o local de provas antes?

Provavelmente você já viu nas redes sociais e nos jornais os memes dos atrasados do Enem. É de rir para quem assiste e de chorar para quem está lá. Se você chegar depois do fechamento do portão, não poderá fazer aquele dia de prova.

Inclusive, temos um texto explicando o que acontece se faltar o segundo dia do Enem. Leia para saber o que fazer caso isso aconteça com você!

Faltar atrapalha tudo, porque a nota final da prova é dada como a média dos dois dias. Então, se você tirar 0 em um deles, sua nota não será significativa para concorrer a uma vaga na universidade…

Aqui é que entra o local de provas: se você conhecê-lo antes, terá a oportunidade de ver o trajeto que fará. Aí você já pode calcular o tempo que gasta para chegar lá e se programar para passar longe do atraso!

Só que você precisa saber que horas começa prova para calcular certo.

Agora vamos ao que interessa. Acompanhe!

Como saber o local da prova do Enem 2023? Passo a passo!

Mais importante do que saber que dia sai o local de prova do Enem, é entender como acessar essa informação!

O jeito oficial, simples e fácil é acessar o Cartão de Confirmação do Enem 2023. Ele é um documento que será liberado na Página do Participante.

É aquele mesmo lugar onde você acessou para fazer sua inscrição, lembra? Só que as novas informações sobre o local de provas do Enem aparecerão quando for a hora!

Confira o passo a passo para descobrir o local de prova do Enem:

  1. Entre na Página do Participante;
  2. Informe CPF e senha cadastrada;
  3. Responda ao captcha e envie as informações;
  4. Clique em “saber meu local de prova”;
  5. Leia e concorde com a Declaração de Comparecimento;
  6. O sistema apresentará seu cartão de confirmação (nele, constam dados pessoais, local de prova, horário e instruções).

Leia tudo com atenção e imprima o Cartão de Confirmação. Saiba que o Inep também já disponibilizou um aplicativo para baixar no celular e ter acesso a essas informações!

Agora vamos supor que todo mundo conseguiu acessar na data de divulgação e só você não. Há duas saídas: procurar a agência dos Correios onde a inscrição foi efetuada ou ligar para o serviço “Fala, Brasil!” do MEC, no telefone 0800-616161.

Viu? Para tudo tem solução!

Falando em resolver problemas, vamos finalizar esse artigo te dando dicas tão valiosas quanto saber que dia sai o local de prova do Enem. 

Recomendações para quem vai fazer o Enem 2023

A primeira dica já foi dada: não se atrasar, por isso é extremamente importante saber que dia sai o local de prova do Enem e conhecer bem o local antes. Mas lembre-se de adicionar 1h no tempo calculado para o trajeto. 

O prazo adicional é, justamente, para cobrir os possíveis imprevistos!

Além disso, não deixe de ter consigo:

  • Documento original com foto (Não leve xerox!);
  • Caneta esferográfica preta feita em material transparente;
  • Cartão de confirmação da inscrição (Não é obrigatório, mas é recomendado);
  • Lanche leve;
  • Água e Lanche.

Agora que você já sabe que dia sai o local de prova, como acessar o Cartão de Confirmação e conferiu algumas dicas para a realização da prova, temos outros materiais para te ajudar na revisão para o exame:

Ainda dá tempo de focar nas matérias que deixam com mais dúvida, de rever as fórmulas e relembrar os conteúdos principais!

Gostou do nosso artigo contando que dia sai o local de prova do Enem? No instagram do Beduka nós te mantemos atualizado com as datas e informações mais importantes sobre o Enem. Se eu fosse você, não perderia a oportunidade de nos seguir…

Você pode mudar de vida em 2023

Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular? 

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Obrigada por ler nosso artigo sobre que dia sai o local de prova do Enem até o final! 

Desejamos bons estudos!

Categorias: Dicas Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.