Vestibulares

Como entrar na FGV? Confira 4 formas de ingresso!

Como entrar na FGV?Como entrar na FGV?
Cronograma do que estudar

Pensando em cursar uma graduação na área das ciências humanas e sociais aplicadas? Saiba que a Fundação Getúlio Vargas é uma das instituições de ensino superior referência nesse campo de conhecimento aqui no Brasil. Leia este artigo para descobrir como entrar na FGV!

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Estudando para o Enem? Coloque em prática seus conhecimentos no Simulado ENEM do Beduka. Ele é totalmente gratuito e personalizável!

O que é a FGV?

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma instituição de ensino superior privada, com sede na cidade do Rio de Janeiro e filiais em São Paulo e Brasília.

Foi fundada em 20 de dezembro de 1944, com objetivo inicial de oferecer qualificação profissional na área da administração pública e privada.

A instituição oferta cursos de graduação e pós-graduação (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado) para as seguintes carreiras:

  • Administração Pública
  • Administração de Empresas
  • Economia
  • Direito
  • Ciências Sociais
  • Matemática Aplicada
  • Ciência de Dados
  • Relações Internacionais

Depois de compreender o que é a Fundação Getúlio Vargas e quais cursos a faculdade oferece, descubra 4 formas de como entrar na FGV!

Como entrar na FGV?

Para ingressar em um dos cursos da FGV, o candidato possui algumas opções. As principais são através do vestibular e pelo Enem.

Além disso, a instituição também apresenta duas outras diferentes formas de entrada nos cursos de graduação: por meio das Olimpíadas do Conhecimento e dos Exames Internacionais.

A seguir, contamos detalhadamente a respeito de como entrar na FGV, por cada uma das opções.

Como entrar na FGV pelo vestibular

A principal maneira de entrar em um curso de graduação na FGV, é por meio da realização do vestibular. O vestibular da FGV acontece anualmente para a maioria dos cursos oferecidos e semestralmente para os cursos de Administração.

Em geral, o processo seletivo tem uma única fase. As exceções, são os cursos de Administração de Empresas e Administração Pública, que possuem duas fases.

A primeira fase conta com dois módulos: prova objetiva (múltiplas escolhas) e uma prova discursiva (questões argumentativas). Confira as áreas de conhecimento cobradas em cada módulo:

  • Módulo objetivo: Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Códigos
  • Módulo discursivo: Redação, Matemática Aplicada, História, Geografia e Interpretação do Brasil Contemporâneo.

Já na segunda fase, há a realização de uma prova oral. Nessa prova, o candidato é avaliado a partir dos seguintes critérios: argumentação, habilidade analítica, interação social, autonomia, entre outras habilidades.

Como entrar na FGV com a nota do Enem

Uma das maneiras de ingressar na FGV é utilizando as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Para isso, o estudante deve ter participado do Enem pelo menos três anos antes e ter optado pelo idioma Inglês na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Ao escolher essa modalidade de ingresso, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição com seu CPF e número de inscrição do Enem.

Em seguida, a FGV fará a apuração dos resultados, classificando os candidatos com base nas notas divulgadas pelo INEP.

A faculdade realiza a média ponderada, atribuindo pesos às notas de cada área de conhecimento. Geralmente, cada curso possui sua própria tabela de pesos, e as notas de Matemática e suas Tecnologias e Redação costumam ter o maior peso.

Além disso, vale ressaltar que a FGV desclassifica automaticamente candidatos que tenham zerado a redação. 

Cronograma de estudos

Agora que você conheceu as principais formas de como entrar na FGV, continue lendo para entender as outras duas maneiras alternativas de ingresso nos cursos de graduação da instituição.

Ingresso na FGV através de Olimpíadas do Conhecimento 

Alguns cursos da FGV oferecem as vagas através de um processo seletivo diferenciado:

Estudantes medalhistas nas competições de conhecimento, como as olimpíadas brasileiras de Matemática, Física e Economia, podem garantir uma vaga em um dos cursos da instituição!

De acordo com o edital divulgado, o candidato deverá ter sido premiado a no máximo quatro anos, em uma das olimpíadas realizadas para estudantes do Ensino Médio ou níveis equivalentes, previstas no regulamento.

No total são listadas 8 competições, sendo 5 brasileiras e 3 internacionais. 

A classificação dos candidatos acontece com base na pontuação de uma tabela divulgada pela FGV. Os medalhistas de ouro de competições internacionais tem as maiores pontuações.

Ingresso na FGV por Exames Internacionais

Há também como entrar na FGV através do processo seletivo que aceita os diplomas de exames internacionais equivalentes ao Enem, de candidatos internacionais e brasileiros.

Veja os exames internacionais aceitos pela FGV:

  • SAT (EUA)
  • BAC (França)
  • ABITUR (Alemanha)
  • IB (Suíça)

Os critérios de seleção variam de acordo com cada curso, mas em geral, ocorrem em duas etapas: análise dos documentos e exame oral.

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre como entrar na FGV. A seguir te apresentamos uma oportunidade incrível, não deixe de conferir!

Entre na faculdade com o Beduka!

Você sabia que é possível ingressar em uma das melhores faculdades do Brasil, sem fazer Enem ou vestibular e ainda economizar dinheiro?

Nós conectamos você à faculdade com o Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é um programa do Beduka onde você pode adquirir uma bolsa de estudos, a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. 

Escolha entre mais de 90 opções de cursos em 8 universidades parceiras de excelência. Temos descontos que podem chegar a 65% da mensalidade do curso!

O Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na universidade: aqui você encontra os resumos mais completos, as melhores listas de exercícios, simulado, teste vocacional e muito mais!

Siga o Beduka nas redes sociais: no Instagram temos conteúdo sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre as matérias.

Obrigada por ler até aqui!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários