Português

Quais os benefícios da leitura? Conheça os 5 que podem transformar sua vida

Quais os benefícios da leitura?Quais os benefícios da leitura?
Sala do Saber - melhor cursinho online

A leitura é importante não só para os estudos, como também para a vida. Mas para que ela faça diferença é preciso que vire um hábito. Nesse artigo, vamos te contar quais são os benefícios da leitura e como ela pode te ajudar nos estudos e na vida.

Preparamos este artigo incrível para você que deseja conhecer quais os benefícios da leitura. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. O que a leitura pode fazer por você?
  2. Estimula a criatividade e melhora a capacidade interpretativa
  3. Enriquece o vocabulário e te faz entender as estruturas textuais
  4. Promove o sentimento de empatia
  5. Gera uma visão crítica e um conhecimento holístico
  6. Melhora a escrita, a memorização e concentração
  7. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Está se preparando para o vestibular? Então, baixe nosso Plano de Estudos Beduka. Com ele você vai saber o que, como e por quanto tempo estudar! Tudo feito especialmente para você que precisa passar no vestibular.

O que a leitura pode fazer por você?

A leitura pode transformar sua vida em diversos aspectos e isso não é um exagero! Infelizmente, no Brasil, os índices referentes ao consumo de literatura e outras produções textuais são preocupantes.

O brasileiro lê pouco e isso acaba refletindo na educação, na política e na sociedade. Afinal, uma das formas mais eficientes de ganhar bagagem cultural é lendo.

Sem esse alicerce surgem pensamentos polarizados, como o relacionado ao extremismo político. Bem comum por aqui.

Também acaba ocasionando uma interpretação ineficiente da realidade e o que chamamos de analfabetismo funcional (quando se sabe ler, mas não se entende o que lê).

O hábito de ler tem o poder de interferir nessa realidade super preocupante, tanto a nível individual quanto a nível social. Por isso, criamos esse artigo sobre quais os benefícios da leitura. 

Depois de você descobrir quais são, nunca mais vai querer parar de ler.

1 – Estimula a criatividade e melhora a capacidade interpretativa

É difícil abordar o assuntoquais os benefícios da leitura” porque eles são incontáveis. Mas alguns podem ajudar bastante na nossa rotina de estudo, no convívio social e no bem estar mental.

Por isso, um dos principais benefícios da leitura é estimular a criatividade e desenvolver melhor a capacidade interpretativa. Se pararmos para pensar, criatividade e interpretação andam lado a lado.

A criatividade parte da interpretação de algo, de um modo que poucos se atreveram a olhar. E a interpretação parte da capacidade de entender a criatividade do outro, o modo como ele viu algo.

É aí que entra o papel da leitura. Quando você lê, acaba entrando em contato com a criatividade e interpretação de mundo de diversas pessoas diferentes, inseridas em contextos diferentes, com inquietações e necessidades diferentes.

Sem perceber, você começa a olhar ao redor com uma espécie de binóculo, enxergando, interpretando e criando de modo pouco convencional. 

Isso te ajuda tanto no dia a dia quanto na hora de fazer provas de vestibulares e produzir uma redação do Enem, por exemplo.

Antes de encerrarmos este tópico do nosso artigo sobre quais os benefícios da leitura, que tal associar literatura brasileira ao universo cinematográfico? Nós temos um artigo incrível sobre isso:

2 – Enriquece o vocabulário e te faz entender as estruturas textuais

Vocabulário pobre e textos mal estruturados, na maioria das vezes, estão ligados à falta de leitura. É claro que é importantíssimo estudar gramática e usar o dicionário, mas o seu cérebro retém muito pouco daquilo que você não vivencia.

A prova disso é que nunca esquecemos uma viagem dos sonhos. E, dificilmente, conseguimos apagar da memória um evento traumático. 

É aí que está a magia dos livros: você vai entrar em contato com milhares de palavras e estruturas textuais ao mesmo tempo que experimenta determinadas experiências.  

Nessa hora, é como se houvesse uma fusão daquilo que você já estudou com aquilo que você está vendo e sentindo. Mistura de prática e emoção gera conhecimento duradouro e consistente. 

Assim, sem perceber, você vai aprender e memorizar muitas palavras que poderão ser até usadas como sinônimos e assimilar sem esforço estruturas do texto ligadas principalmente  à sintaxe.

Uma dica: esse benefício pode ser bastante intensificado. Basta você associar a leitura à pesquisa. Surgiu uma dúvida sobre vírgula, concordância, significado de uma palavra? Pesquise!

3 – Promove o sentimento de empatia

Por incrível que pareça, a falta de empatia está bastante relacionada à falta de experiências. Por esse motivo, nosso terceiro tópico não poderia deixar de constar na resposta a quais os benefícios da leitura.

Eu não posso me comover com aquilo que eu não me atrevo a conhecer. Logo…

A pessoa que vive somente no seu “mundinho”, na mesma roda de amigos, convivendo com um único círculo social, tende a acabar achando que tudo se resume apenas ao que ela está acostumada.

E como a leitura pode mudar isso? Pense em cinco livros que você já leu ou ouviu falar. Agora, tenha em mente a quantidade de personagens que eles possuem. Por fim, lembre-se que cada personagem tem sua própria alegria e desespero.

Pronto! Sem perceber, você deve ter experimentado algum nível de angústia só ao se dar conta disso. É isso que os livros fazem! Eles te levam a conhecer diferentes pessoas, lugares, sentimentos e necessidades.

Esses personagens, apesar de ficcionais, são facilmente encontrados por aí, mesmo que com outros rostos e nomes. E, ao ser um leitor, as chances de você olhar para eles com compaixão serão significativamente maiores. 

É por esse motivo que responder ao questionamento “quais os benefícios da leitura” perpassa pelo sentimento de empatia. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4 – Gera uma visão crítica e um conhecimento holístico

Antes de tudo, você sabe o que é conhecimento holístico? É um conhecimento que engloba os mais variados assuntos. 

Para adquiri-lo não é preciso tentar ou querer ser um especialista em tudo que existe. Não é disso que estamos falando. 

Apenas é necessário ter bagagem suficiente para entender, entrar e dissertar sobre qualquer tema.  Isso pode ajudar muito os estudantes que vão fazer o Enem.

Afinal, os eixos temáticos relacionados à redação são muitos: saúde, educação, meio ambiente, sociedade etc.

Imagina que loucura seria ter que ser um profissional de múltiplas áreas? Sendo um leitor, você adquire essa habilidade de forma natural e contínua. 

Em relação a isso, também é interessante incluir na leitura jornais e revistas que tenham caráter informativo. Mas onde entra a visão crítica?

Provavelmente você já ouviu falar que conhecimento é poder. Nesse sentido, a visão crítica se funde à visão holística. 

Ao entrar em contato com as mais variadas literaturas, opiniões e contextos, você sentirá a necessidade de elaborar seu próprio conceito.

Assim, começará a discordar de algumas coisas que lê e a concordar com outras: pronto! Foi gerada uma visão crítica que se estenderá as mais diversas áreas da sua vida.

Ainda não terminamos de contar quais os benefícios da leitura!. A seguir, você vai descobrir os que podem te ajudar muito nos estudos. 

5 – Melhora a escrita, a memorização e concentração

Todos os benefícios sobre os quais já conversamos acabam, invariavelmente, desaguando nesse último. Especialmente, na melhora da escrita.

Para aqueles que vão fazer vestibular, por exemplo, uma boa produção textual está diretamente ligada a um bom repertório, à uma visão crítica, a um vocabulário rico e ao conhecimento das estruturas textuais.

Tudo isso é melhorado simplesmente fazendo a leitura ser parte do seu dia a dia. É claro que é imprescindível treinar, escrever, colocar a mão na massa mesmo. E nós também temos vários artigos para te ajudar nisso:

Como os assuntos são bastante variados e podem abordar vários aspectos da vida, você terá bastante dificuldade caso não seja um leitor. Então, vale a pena criar esse hábito!

Tem mais! Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, colocou um grupo de pessoas para ler Mansfield Park, de Jane Austen, dentro de uma máquina de ressonância.

Resultado: eles constataram uma maior atividade cerebral em áreas do cérebro ligadas a concentração, memorização, entre outras. Mas o que isso quer dizer?

É simples, quer dizer que seu cérebro está sendo estimulado a ter níveis mais elevados de concentração e memorização. E, obviamente, isso vai refletir em todas as áreas de sua vida.  

Agora que você já sabe quais os benefícios da leitura, que tal dar um passo além? No próximo tópico, temos uma oportunidade imperdível para você.

O Beduka pode te conectar a faculdade

A leitura também está diretamente relacionada aos estudos! Então, não há nada melhor para intensificar seus benefícios do que entrar para uma faculdade.

E nós temos um jeito super simples de te ajudar a fazer isso. Sem Enem, sem vestibulares e com um custo super acessível!

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre quais os benefícios da leitura  tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.