Vestibulares

Como é a prova da FUVEST?

Como é a prova da FUVEST?Como é a prova da FUVEST?

A FUVEST é o vestibular utilizado pela Universidade de São Paulo (USP). Saiba como é a prova da Fuvest tanto na primeira quanto na segunda fase.

Revelaremos para você como é a prova da FUVEST. A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) organiza um dos mais temidos e concorridos processos seletivos do país.

Aqui temos o Guia Completo da Fuvest.

Muitos estudantes passam mal só de pensar nesta prova. Não é para menos, ela é a porta de entrada para Universidade de São Paulo (USP).

Continue lendo para saber mais sobre como é a prova da FUVEST, quantas questões ela tem, como são suas fases e quais são as novas mudanças para o vestibular deste ano, informações que os candidatos precisam ficar atentos.

Descubra como é a prova da FUVEST

O vestibular da FUVEST é dividido em duas fases (ou mais, se o seu curso precisar de provas de habilidades específicas). Detalharemos essas duas etapas a seguir.

Cheque o manual do candidato no site da Fuvest.

Como é a primeira fase da Fuvest?

No primeiro dia do vestibular FUVEST é aplicada uma prova composta por 90 questões objetivas (de múltipla escolha). Ela tem duração máxima de 5 horas e as questões dizem respeito às disciplinas típicas do ensino médio: português e literatura, matemática, história, biologia, geografia, química, física e inglês.

Vale apontar que algumas dessas questões são multidisciplinares, ou seja, podem misturar disciplinas diferentes em uma única pergunta. Por isso é essencial ter domínio sobre a maior quantidade de matérias que você puder.

A FUVEST é tão temida porque ela não estabelece uma lista de tópicos que poderão cair para cada disciplina, como a maioria das outras universidades faz.

Ela pode até indicar os assuntos prováveis de cair, mas a verdade é que o conteúdo a ser estudado é muito extenso e engloba praticamente tudo o que você aprendeu no ensino médio. Desse modo, estudar todas as disciplinas de forma intensa é fundamental.

A primeira fase do vestibular FUVEST 2020 será dia 24 de novembro de 2019, em um domingo.

Aqui no Beduka fizemos um especial com os livros que você deve ler para FUVEST 2020, como aprender inglês com música e revelamos quais sãos os melhores cursos da USP.

Você pode ainda avaliar seus conhecimentos com os testes que preparamos:

Como é a segunda fase da Fuvest?

A segunda fase do vestibular da Fuvest foi dividida em dois dias de prova: 5 e 6 de janeiro de 2020. No primeiro dia, o vestibulando precisa responder a 10 questões dissertativas de português, mais uma redação.

O segundo dia terá 12 questões dissertativas sobre duas ou mais disciplinas relacionadas especificamente ao curso de sua escolha. Entenda aqui no resumo da FUVEST 2019 quais as matérias exigidas de acordo com os diversos cursos.

As questões dissertativas podem ser o pesadelo de muita gente porque ou você sabe ou não sabe – não tem como chutar! E nem pense em enrolar só para conseguir algumas linhas a mais, pois os avaliadores são bem atentos a quem gosta de “encher linguiça”.

O ideal é responder às questões dissertativas de maneira sucinta, objetiva, clara, coesa e coerente. Escreva primeiro na área do rascunho e depois passe para a parte oficial, sempre tomando cuidado com os garranchos na caligrafia.

Principais mudanças da FUVEST

Não foi apenas a segunda fase do vestibular FUVEST que passou por mudanças. Durante as inscrições para o processo seletivo, quando for escolher o curso, você poderá escolher três modalidades: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

Além disso, a USP irá reservar 40% das vagas de cada curso para vestibulandos que estudaram em escola pública, levando em conta o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e a FUVEST. Dos 40%, 37,5% serão destinados ao grupo PPI.

Outra notícia relevante é que mais candidatos serão chamados para a segunda fase, apesar de muitos especialistas prevendo que, por causa disso, o nível da prova deve estar ainda mais elevado, favorecendo aos que estiverem bem preparados.

Agora que você já entende melhor como é a prova da FUVEST, aproveite para ler aqui o que estudar para o vestibular e como fazer uma redação nota mil.

Beduka é um buscador de faculdades e cursos que surgiu em 2017. Temos em nosso site um catálogo completo de todas as instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Por meio de uma pesquisa simples, o estudante tem acesso ao endereço das universidades, avaliações e valores das mensalidades dos cursos das instituições privadas.

Além de entender como é a prova da FUVEST, veja também:

Veja abaixo o vídeo especial que fizemos sobre os livros da FUVEST

Prepara-se melhor ainda para a Fuvest acompanhando o resumo e a análise de Mayombe de Pepetela:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador