O Enem é a principal forma de ingresso às universidades no Brasil, pois a maioria usa a média na prova como método de avaliação. Mas é comum que elas utilizem pesos diferentes para cada área e isso pode gerar dúvidas sobre como calcular a nota final com peso no Enem.
Por exemplo, quem se candidatar para um curso de engenharia terá uma nota final diferente de quem se candidatou para uma licenciatura. E isso muda de universidade para universidade também.
Mas estamos aqui para te ajudar. E fizemos esse texto te ensinando de maneira completa como fazer o cálculo para saber sua nota final para o curso que você desejar. Continue lendo e descubra como calcular a nota do Enem com pesos diferentes.
Tudo o que você vai precisar é de uma calculadora e clicar em um dos tópicos abaixo para ir diretamente ao assunto:
- Como calcular a média do Enem?
- Para que servem as médias?
- O que é o TRI?
- O que são os pesos?
- Como calcular a nota do Enem com peso? (exemplo)
- Como calcular a nota geral? (exemplo)
- Você pode mudar de vida em 2024
Como calcular a média do Enem?
Quando você acessar a página do participante para conferir suas notas, verá que teve cinco pontuações: uma para cada caderno da prova e da redação.
Para obter a média delas, some as notas das 5 áreas dos conhecimento e divida por 5. Pronto, assim você terá a média simples da nota do Enem.
Porém, essa ainda não será a nota que você terá quando se inscrever no Prouni ou no Sisu, por exemplo. As faculdades dão pesos diferentes para cada área a depender do curso escolhido pelo candidato. Para conseguir a nota final você vai precisar fazer outro processo, que vamos te explicar a seguir.
Para que serve a média das notas do Enem?
Para ingressar nas faculdades pelo Sisu ou pelo Prouni. As médias é que são observadas e não cada nota separadamente. A menor nota que ingressa num curso torna-se a nota de corte e nada mais é do que a menor média possível para que alguém consiga passar.
A maior nota é a maior média simples também. Contudo, não é só isso, afinal há a presença dos pesos que faz com que o cálculo da média do Enem não seja simples.
O que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI)?
Antes de falar dos pesos, saiba que sua nota em cada área do conhecimento não é simplesmente a soma de cada questão que você acertou. É diferente acertar difíceis e errar fáceis e acertar fáceis e errar difíceis.
O nível de dificuldade de cada questão é levado em consideração na correção e influencia nos seus pontos.
Este método avalia se o aluno está chutando as questões ou se ele realmente sabe respondê-las. Se você acerta uma difícil e erra uma fácil, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) considera que foi um chute, afinal isso não é lógico.
O que são os pesos das notas do Enem?
Se você quer aprender como calcular a nota do Enem com peso, precisa entender o que é o peso.
Dependendo do curso que você escolher e da faculdade onde o realizará, cada área do conhecimento tem um peso. Isso significa que as notas de algumas áreas podem valer mais do que outras.
A nota que você tirou em matemática pode valer mais (com peso 2 ou 3) em um tipo de curso e pode valer menos (com peso 1) em outro tipo de curso.
Algumas universidades adotam essa medida para tentar compensar as possíveis injustiças, já que para fazer um curso de exatas você precisa ter muito mais conhecimento nessa área do que em um curso de humanas.
Como saber o peso da nota do Enem 2023?
Para isso, você precisará fazer uma pesquisinha pelos pesos e notas mínimas de cada faculdade. Cada uma delas disponibiliza o termo de adesão ao Sisu, onde constam os pesos de cada área do conhecimento para cada curso que elas ofertam.
É neste termo que está escrito o peso de cada área do conhecimento para cada curso que aquela faculdade oferece, ou seja o peso das matérias do Enem. Consulte seu curso e veja quais são os pesos.
Feito isso, vamos agora aprender como calcular a nota do Enem com peso.
Como calcular a nota do Enem com peso (exemplo real)
Suponha um aluno com as notas abaixo querendo fazer engenharia civil na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Minas Gerais:
Na primeira coluna temos os cadernos por área do conhecimento e logo a frente as notas obtidas em cada um.
No caso específico da UFOP, os pesos para o curso de engenharia civil são os que estão na terceira coluna.
Na quarta coluna desta tabela que ensina como calcular a nota do Enem com peso, temos cada nota multiplicada por seu respectivo peso.
Organize-se para estudar para o Enem 2025. Todo ano lançamos UM plano de estudos que te diz o que, como, onde e por quanto tempo estudar. Não perca essa oportunidade!
E agora, como saber a nota geral do Enem?
Ao aprender como calcular a nota do Enem com peso, você percebeu que a nota de humanas foi multiplicada pelo peso que a área tinha no curso de engenharia civil, e assim foi com as outras.
Agora é bem simples.
Primeiro: Some os pesos, conforme se vê na tabela, na parte total.
Segundo: Some as notas que já foram multiplicadas, como também está na tabela.
Última coisa: Faça a divisão da soma das notas pela soma do peso desse jeito:
7081,9 : 10 = 708,19
A nota de corte na UFOP para este curso foi 730 em 2018. Provavelmente este aluno não passaria.
Mais um exemplo de como calcular a nota do Enem com peso
Vamos fazer mais um exemplo, desta vez com um curso diferente. Suponha que o mesmo aluno decidiu fazer o curso de História na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais.
Embora seja a mesma universidade, os pesos são diferentes.
Quando ele localizou a universidade desejada, UFOP, viu imediatamente a nota de corte de 2018 e logo ao lado o Termo Sisu.
Repetiu-se o procedimento. A nota de cada área foi multiplicada por seu próprio peso, cada uma. Depois todas foram somadas.
Nosso aluno fictício sabe como calcular a nota do Enem com peso e depois de fazer isso dividiu a soma das notas pela soma dos pesos.
Ficou assim: 5554,1 : 8 = 694,26
A nota de corte na UFOP para este curso foi 660 em 2018. Provavelmente este aluno passaria.
Agora que você já sabe como calcular a nota do Enem com peso, veja quanto você precisa tirar para estudar Psicologia.
Viu como é fácil calcular a nota do ENEM?
O Beduka não te ajuda só nisso. Além de descobrir as notas de corte Sisu e Prouni no site, você ainda tem acesso GRATUITO ao Simulado Enem do Beduka. Por ele você treina para o Enem com questões das provas dos últimos 5 anos do exame.
É muito bom e muita gente já se deu bem treinando com este simulado.
Além disso, tem matérias com dicas de estudo todos os dias em nosso blog e vídeos no YouTube com vários profissionais falando do dia a dia na profissão e do mercado de trabalho.
Você pode mudar de vida em 2024
Você sabia que é possível entrar em uma faculdade de excelência sem fazer o Enem ou prestar vestibular?
É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.
O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade.
São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.
Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo e encontra sua bolsa de estudos dos sonhos!
Obrigada por ler nosso artigo sobre como calcular a nota do Enem com peso até o final!
Desejamos bons estudos!