Enem

Como se dar bem no Enem? 5 formas de fazer isso acontecer

0Como se dar bem no EnemComo se dar bem no Enem
Cronograma do que estudar

Todo mundo sabe que para se dar bem no Enem é preciso estudar, mas existem outros fatores que precisam ser aliados a isso. Organização de estudo e cuidado com saúde são alguns deles. Nesse artigo, vamos te contar as cinco principais formas de se dar bem no Enem.

Preparamos este artigo incrível para você que deseja descobrir como se dar bem no Enem. Tem bastante conteúdo pela frente, então, clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja:

  1. Como se dar bem no Enem?
  2. Ter um plano de estudos
  3. Resolver questões de provas anteriores
  4. Treinar redação
  5. Dormir bem, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos
  6. Estar por dentro das atualidades
  7. O Beduka pode te conectar à faculdade! (Descontos de até 65%)

Você já tem certeza do que deseja fazer pelo resto da sua vida? Se não! Faça  o Raio X do Beduka. Ele é mais que um teste vocacional, pois seu método te permite  conhecer suas habilidades naturais também!

Como se dar bem no Enem?

Primeiro, é preciso estudar. Não tem como escapar disso. Mas apenas isso pode não garantir que você consiga uma nota satisfatória.

Tirar uma boa nota numa prova como essa envolve outros hábitos também. Esses bem mais leves e fáceis de serem seguidos do que a rotina pesada de estudo, mas não menos importantes.

Sabendo disso, preparamos 5 métodos para você melhorar seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio. Aliados a um estudo de qualidade, eles podem garantir sua aprovação.

1 – Ter um plano de estudos

Todo mundo sabe que para fazer o Enem é preciso estudar, mas pouca gente sabe como fazer isso do jeito certo. 

É simples! Para que isso funcione, é preciso ter um plano. Não adianta estudar muito, mas aleatoriamente, então, quer saber como se dar bem no Enem? Comece traçando um plano. Afinal, qualidade é mais importante que quantidade.

Há assuntos que mais caem, outros que caem menos. Há as obras e autores cobrados ano após ano. 

Também há filmes que podem te ajudar tanto nas provas objetivas quanto como repertório para redação. Fora as citações e alusões históricas coringas.

O mais legal é que já temos elaborado especialmente para você o plano de estudos do Beduka, com tudo isso e muito mais. 

Com ele você vai saber o que, como e por quanto tempo estudar! Tudo programado para você conseguir a tão sonhada vaga na universidade.

2 – Resolver questões de provas anteriores

Às vezes já sabemos tudo sobre determinado conteúdo, mas não conhecemos o modo como ele pode nos confundir. E é exatamente isso que a banca sabe.

Por isso, uma das formas mais eficientes de como se dar bem na redação do Enem é resolvendo as questões das edições anteriores. Assim, você vai se acostumar ao modo como o conteúdo é abordado.

No próprio site do Inep, você terá acesso a essas provas com gabarito. Assim, além de tudo, poderá conferir todas as suas respostas. E, caso não entenda algo, terá a oportunidade de esclarecer suas dúvidas. 

3 – Treinar Redação

Não tem para onde correr, redação exige treino. Mas, algumas coisas podem direcionar o seu período de treinamento.

Entender os temas cobrados nas redações anteriores, é um dos meios de como se dar bem no Enem. 

Esse exame segue um padrão. Os assuntos abordados sempre serão importantes para a sociedade e voltados aos seguintes eixos temáticos: 

  • saúde;
  • arte e cultura;
  • direitos e cidadania;
  • meio ambiente;
  • questões sociais;
  • educação e ciência;
  • tecnologia e economia. 

Além disso, é importante conhecer a estrutura de uma redação dissertativa argumentativa (a cobrada no exame). 

Nós temos alguns artigos que podem te ajudar muito nessa caminhada. São vários assuntos da atualidade que realmente têm chances de constar na edição deste ano:

Com essas ferramentas em mãos, é hora de praticar! Afinal, a escrita se melhora escrevendo. É assim que você vai conseguir identificar seus erros e corrigi-los.

4 – Dormir bem, ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos

Como se dar bem no Enem está diretamente ligado à saúde e ao psicológico. 

Cronograma de estudos

Imagina estudar o ano todo e ficar doente bem nos dias das provas? Ou, quem sabe, estar tão exausto e ansioso a ponto de não conseguir se concentrar para entender as questões?

Seria, literalmente, uma tragédia. E você teria que esperar mais um ano para tentar realizar seu sonho. Parece brincadeira, mas não é.  

O corpo (fisicamente e psicologicamente) tem uma porcentagem significativa de influência no nosso desempenho intelectual. Por isso, é imprescindível cuidar dele no percorrer dessa jornada.

Para isso, em primeiro lugar, é preciso dormir bem. É durante o sono que tudo aquilo que você estudou será organizado. 

Já percebeu que quando estudamos muito, depois dormimos, parece que acordamos com o assunto memorizado e entendendo melhor sobre ele? Não é mágica, é apenas ciência.

Quanto a uma alimentação saudável, ela é capaz de fortalecer sua imunidade e te deixar mais disposto para a agitada rotina de estudos. 

E por que você deve praticar exercícios físicos? Porque eles fazem seu corpo produzir endorfina (o hormônio do bem estar). Assim, você ficará menos ansioso e conseguirá se concentrar melhor. 

5 – Estar por dentro das atualidades

O Enem é um tipo de prova que vem mudando o conceito de estudo apenas relacionado à memória, a decorar datas, nomes etc. Por esse motivo, estar por dentro das atualidades é uma das formas de como se dar bem no Enem.

Política, economia e meio ambiente são alguns dos assuntos atuais que podem ser cobrados nas questões objetivas. Lembrando que estar informado também é indispensável para fazer a redação.

E essa é uma das partes mais fáceis na hora de se preparar para o Enem, basta inserir na sua rotina o acesso a veículos de comunicação: jornais, blogs, revistas e rádio.

Filmes e séries também são uma boa pedida, muitas produções abordam temas complexos que estão em alta na sociedade. Escolha aqueles que, além de entreter, podem te ajudar nos estudos!

Por falar em filmes, temos alguns artigos com uma série de produções que vão te ajudar demais a se preparar para o Enem:

O Beduka pode te conectar a faculdade

Você já sabe como se dar bem no Enem, mas existem outras formas de entrar na faculdade. E o Beduka tem uma perfeita para você.

Sem precisar fazer provas, sem desespero e sem ansiedade.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nesse site, você tem chance de ganhar bolsas de até 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta do Beduka. Pronto! Já pode estudar. 

Você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui, espero que nosso artigo sobre como se dar bem no Enem  tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar o mais rápido possível!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.