Enem

Como usar a nota do Enem para estudar fora? Descubra todos os segredos aqui!

Como usar a nota do Enem para estudar foraComo usar a nota do Enem para estudar fora
Simulado Beduka

Faculdades de países como Portugal, Canadá, Estados Unidos e França já aceitam a nota do Enem como forma de ingresso! Quer saber como? Basta ler esse artigo até o final. Aqui, vamos te explicar tudo sobre como usar a nota do Enem para estudar fora.

Neste texto, você vai descobrir como usar a nota do Enem para estudar fora. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é o Enem?
  2. Como usar a nota do Enem para estudar fora? Portugal
  3. Como usar a nota do Enem para estudar fora? França
  4. Como usar a nota do Enem para estudar fora? Canadá
  5. Como usar a nota do Enem para estudar fora? Estados Unidos
  6. Como usar a nota do Enem para estudar fora? Documentos necessários
  7. Faça faculdade com Beduka (Descontos de até 65%)

Se você estiver com dificuldades de organizar seus estudos para o Enem, saiba que acabamos de lançar  o Plano de Estudo Beduka 2022. Ele está maravilhoso e vai te ajudar demais nessa jornada! 

O que é e como funciona o Enem?

O Enem é uma prova criada, a princípio, para avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. No entanto, tornou- se a principal forma de ingressar em uma universidade brasileira.

Não somente, já é possível utilizá-lo para tentar uma vaga em uma instituição no exterior. Mais a frente, vamos te explicar tudo sobre como usar a nota do Enem para estudar fora. 

O exame é composto por 180 questões nas seguintes áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências exatas e ciências da natureza. Tudo isso, mais redação!

As provas são aplicadas em dois domingos consecutivos. O primeiro abrange a área de linguagens, mais redação. 

O segundo, às áreas de ciências da natureza e matemática. Quanto aos assuntos cobrados, são os mesmos que compõem a grade curricular do ensino médio do país.

Temos outros artigos para que você possa entender melhor sobre o Enem:

Quais as datas das provas do Enem 2022?

Elas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Essa informação pode ser confirmada no Diário Oficial da União (DOU), desde o dia 21 de janeiro. 

Antes de começar a descobrir como usar a nota do Enem para estudar fora, confira o calendário da edição de 2022. Afinal, para tentar uma vaga em uma universidade do exterior, é fundamental não perder nenhum prazo!

Calendário completo Enem 2022

Antes de saber como usar a nota do Enem para estudar fora, é importante você ficar por dentro das informações sobre a realização da prova.

Abaixo, confira o calendário completo da edição de 2022:

  • Inscrições: 10 a 21 de Maio
  • Pagamento das inscrições: 10 a 27 de Maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
  • Divulgação do local de prova: outubro (provável)
  • Realização das provas: 13 a 20 de novembro
  • Resultado do Enem: janeiro de 2023

Como usar a nota do Enem para estudar fora? Portugal

Basta escolher uma das 50 universidades portuguesas que aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso. As vantagens são muitas e vamos conversar um pouco sobre elas.

Portugal é um dos principais destinos dos brasileiros que pretendem morar fora. São muitos benefícios, o mais importante é o idioma! Ele facilita a comunicação e a aproximação cultural.

Esses também são pontos super positivos para quem quer ingressar em uma universidade portuguesa! Antes era bem mais complicado, difícil e burocrático. Agora, com o Enem, seu sonho pode estar mais próximo do que imagina.

A verdade é que isso não é novidade. Desde 2014, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) juntamente com o MEC (Ministério da Educação) possui um acordo com diversas universidades portuguesas.

A famosíssima Universidade de Coimbra(UC), destino da elite brasileira que desejava se formar durante os séculos passados, foi a primeira a aceitar a nota do Enem. Porém, a sua nota recebe valores um pouco diferentes.

Lá, a pontuação mínima para cada curso é de 120. Calma aí hein! Isso não quer dizer que você pode tirar só isso no Enem, apenas que há uma equivalência de pontuação. Para eles a escala é de 0 a 200. 

Então esses 120 é igual a 600, quando equiparamos a pontuação brasileira. Simplificando: para você tentar uma vaga nessa instituição, é preciso ter conseguido ao menos 600 pontos no Enem. É como se fosse a nota de corte, mas lá eles vão fazer um cálculo matemático para que isso se adeque a escala de ponto deles. 

Outras universidades portuguesas que também aceitam essa forma de ingresso são: Universidade de Lisboa, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico do Cávado e do Avre (IPCA) e o Instituto Politécnico de Leiria.

Agora, é importante que você saiba que nesse processo não é possível contar com a ajuda dos programas do governo brasileiro. Não há nenhum tipo de bolsa ou financiamento estudantil. Além disso, essas universidades cobram uma taxa dos alunos matriculados. 

Beduka Bolsas Direito

Para ver a lista completa com as 50 universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem, basta acessar o site do Inep.

Como usar a nota do Enem para estudar fora? França

Para tentar uma vaga em uma universidade francesa, não basta somente a nota do Enem. Antes, você deverá fazer todo o processo e ingressar em uma instituição brasileira. 

Isso deve ser feito mesmo que você não tenha a menor intenção de iniciar os estudos ainda no Brasil. E tem mais, é preciso que o estudante esteja matriculado no mesmo curso que vai querer cursar lá.

Por exemplo, se você quiser usar a nota do Enem para estudar direito na França, será preciso não só conseguir uma vaga em direito mas também concluir a matrícula em uma instituição brasileira. 

Um pouco mais complicado. Porém, se seu sonho é estudar em um dos países mais charmosos do mundo. Vale a pena viu!

Como usar a nota do Enem para estudar fora? Canadá

O Canadá é um lugar bastante procurado pelos brasileiros, o povo é acolhedor e a qualidade de vida é excelente. O melhor é que o país já possui uma instituição que aceita a nota do Enem.

Estou falando da Universidade de Toronto, uma das mais conceituadas do país. Além da sua pontuação, é preciso apresentar o comprovante de conclusão do ensino médio.

Como usar a nota do Enem para estudar fora? Estados Unidos

Se você quiser estudar nos Estados Unidos, pode tentar uma vaga na New York University. Ela é a primeira instituição americana a aceitar a pontuação do Enem.

A universidade criou um modelo de avaliação exclusivo que permite que estudantes de outras nacionalidades utilizem os exames oficiais aplicados em seus países. É o caso do Enem. 

Logo, é possível aplicar a sua nota do Enem nesse teste, o Test Flex Policy. Mas atenção! É preciso confirmação da escola que o aluno concluiu o ensino médio para que a nota seja validada. 

Como usar a nota do Enem para estudar fora: documentos necessários

O Enem facilita muito a vida de quem quer estudar fora. Ele torna possível iniciar todo o processo de ingresso em uma universidade no exterior, morando ainda no Brasil. 

Apesar disso, o procedimento não deixa de ser burocrático (cheio de documentos necessários). Aplicar a sua nota do Enem não funcionará como um passe de mágica e deixará tudo resolvido. Infelizmente, não é assim!

Você não vai escapar de fazer um exame de proficiência no idioma e de enviar cartas (de recomendação, motivação, etc) exigidas no processo de seleção.  Fora isso, ainda será necessário solicitar passaporte, conseguir visto e tudo mais que é exigido para entrar no país escolhido. 

Faça faculdade com o Beduka

É preciso pesar os prós e os contras na hora de decidir estudar em outro país. Sim, há contras! 

A saudade da família, a diferença cultural, a distância dos amigos e por aí vai. É por isso que o Beduka faz questão de te dar uma oportunidade imperdível sem que seja preciso sair do seu país!

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui! Espero que nosso artigo, sobre como usar a nota do Enem para estudar fora, tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Simulado Beduka

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador