X

Temas de redação para o Enem 2023

Temas de redação para o Enem 2020

Nesse artigo listamos os possíveis temas para a redação do Enem 2023! Saiba quais são os nossos palpites e se prepare para cada um deles. Dessa forma, se for um desses temas, você se sentirá mais seguro.

A redação do Enem é a parte da prova que mais assusta os estudantes, principalmente porque só é possível saber o tema dela na hora da prova. Mesmo que você já tenha treinado muito, é possível que você ainda sinta um pouco de ansiedade por isso.

Apesar dele só ser divulgado na hora da prova, se você analisar as edições anteriores do Exame, você conseguirá notar que a temática central se repete. Sempre se pede uma análise de um conteúdo com foco social, debatido pela sociedade.

Dessa forma, o Beduka preparou uma lista com alguns possíveis temas de redação para o Enem! Confira quais são eles, quais pontos devem aparecer na abordagem e treine com esses temas!

Temas de redação para o Enem 2023

A redação é uma parte muito importante do Enem, já que ela corresponde à um total de 20% da prova, ou seja, é uma matéria que o estudante precisa focar bastante para conseguir uma boa nota final.

É importante lembrar também que zerar a redação faz com que o candidato não possa participar de alguns programas como o Prouni e o Fies.

Pensando nisso, o Beduka preparou 15 possíveis temas de redação para o Enem. Dessa forma, se algum deles for o real tema da redação, você se sentirá mais confiante na hora da prova.

Possíveis temas para a redação do Enem:

  1. Importância da vacinação
  2. Doação de órgãos
  3. Transtornos psicológicos e suicídio
  4. Sistema prisional brasileiro
  5. Mobilidade urbana
  6. Porte de armas
  7. Crise no sistema hídrico brasileiro
  8. Fake news
  9. Consequências da pirataria
  10. Trabalho escravo contemporâneo
  11. Educação domiciliar
  12. Ensino a distância
  13. Violência digital
  14. Adoção

Abaixo vamos falar um pouco mais sobre cada um deles!

1. Tema de redação Enem:
Importância da vacinação

Nos últimos anos, algumas doenças que estavam erradicadas ou sob controle voltaram a aparecer no Brasil e no mundo. Além da volta de algumas doenças, a cobertura vacinal no Brasil também diminuiu. 

Essa redução é muito problemática, pois as campanhas de vacinação acabam não sendo efetivas se nem todas as pessoas se vacinaram. Essa redução vem acontecendo, principalmente, devido à alguns rumores de que as vacinas podem causar autismo nas crianças pelas altas concentrações de metais pesados.

Esse é um tema muito importante, pois o movimento antivacina cresceu muito nos últimos temas e a vacinação tem sido, constantemente, debatida pela sociedade em geral.

2. Tema de redação Enem:
Doação de órgãos

Atualmente, mais de 40 mil pessoas no Brasil esperam na fila por um transplante de órgãos. Muitas dessas pessoas acabam falecendo antes de conseguirem um. Esse é um tema muito importante e que deve ser tratado na sociedade brasileira.

É importante mencionar alguns dos motivos para a dificuldade de se conseguir um transplante ou uma doação de órgão atualmente: o principal deles é o fato de que as famílias dos potenciais doadores não autorizam essa doação de órgãos.

Outro fator que acaba atrapalhando é a logística de transporte e conservação desses órgãos.

Esses fatores, fazem com que esse seja um problema social muito importante e que pode ser tema da redação do Enem 2023. Para resolvê-lo, o mais importante é conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos.

Até porque, pode ocorrer alguns conflitos como a pessoa em vida manifestar vontade de doar seus órgãos, mas quando ela vem a falecer a família acaba não autorizando, principalmente devido à desinformação.

3. Tema de redação Enem:
Depressão e suicídio

Outro tema de redação de redação que tem grandes chances de cair no Enem é sobre depressão e suicídio. A depressão é uma doença que afeta cerca de 320 milhões de pessoas no mundo, de acordo com a OMS.

No Brasil, cerca de 11,5 milhões de pessoas sofrem com essa doença, ou seja, 5,8% da população. Nosso país é também o que possui maior prevalência de depressão da América Latina.

Esses dados são extremamente preocupantes, ainda mais se formos considerar as estatísticas de morte por suicídio – normalmente, causada pela depressão.

Em 2015, 788 mil pessoas morreram por suicídio. Isso representou quase 1,5% de todas as mortes no mundo, figurando entre as 20 maiores causas de morte daquele ano. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a segunda maior causa de morte em 2015.

4. Tema de redação Enem:
Sistema prisional brasileiro

Os problemas que ocorrem dentro dos presídios brasileiros têm grandes chances de se tornarem tema da redação do Enem. O Brasil é o terceiro país com mais números de pessoas encarceradas, contando com mais de 725 mil presos.

Hoje, o nosso país possui 306 pessoas presas para cada 100 mil cidadãos, sendo que a média mundial é de 144 para cada 100 mil. Essa superlotação acaba causando brigas e rebeliões dentro dos presídios.

Os índices de criminalidade só aumentam ano após ano e a reincidência de criminosos não baixou, o que indica que o sistema prisional não funciona como um agente de ressocialização.

Hoje, é um sistema falido, que necessita de uma grande reforma na maneira de pensar e de agir dos agentes responsáveis por ele. E é por isso que esse é um tema que tem grandes chances de ser abordado na redação do exame.

5. Tema de redação Enem:
Crise do sistema hídrico

A água é o elemento mais importante para a sobrevivência dos seres humanos. Apesar disso, ultimamente ocorre um desabastecimento cada vez maior de água potável. Alguns fatores que causam isso são a poluição e as mudanças climáticas.

Os frequentes racionamentos em São Paulo e o já antigo problema de falta d’água no Nordeste – mesmo o Brasil tendo a maior reserva de água doce do mundo – podem se tornar pauta da redação do ENEM.

Por isso, é importante que se fale sobre investir na infraestrutura para distribuição da água e na tecnologia para reutilização e despoluição de rios e lagoas. Assim, você sairá do óbvio e se dará bem na redação se esse for o tema.

6. Tema de redação Enem:
Mobilidade Urbana

Nosso sexto palpite dentre os possíveis temas de redação do Enem 2023 é o da mobilidade urbana, que é um tema recorrente nos concursos nos últimos anos e é sempre um tema atual no Brasil.

Considerada como um dos principais desafios das grandes cidades do país, a malha de transportes públicos precária, aliada ao crescimento exponencial da quantidade de veículos particulares gera sempre grandes impasses na locomoção urbana.

É importante citar que há meios de transporte cada vez mais revolucionários e tecnológicos. Atualmente, há, inclusive, novas formas de transporte que podem ser solicitadas por aplicativos de telefone, como as bicicletas e patinetes da empresa Yellow.

Sem dúvidas, é um tema vasto, que tem o potencial de gerar vários desdobramentos para a redação do Enem.

7. Tema de redação Enem:
Porte de armas

Esse é um tema polêmico, mas cheio de pontos de vista para a argumentação. No Brasil, a discussão sobre o desarmamento voltou à tona com tudo neste ano. O presidente eleito manifestou-se publicamente a favor de revogar o Estatuto do Desarmamento, o que pode ocorrer ainda em 2023.

Temas mais polêmicos como esse pedem um posicionamento do estudante, ou seja, é necessário que se fale se é a favor ou contra a revogação do Estatuto do Desarmamento e o porte de armas. Mais importante ainda é dar argumentos e exemplos coerentes.

8. Fake news

Fake news são notícias falsas que aparentam ser verdadeiras. Elas não são coisas completamente absurdas. Na verdade, uma fake news apresenta 2 informações verdadeiras e o resto falsas, fazendo com que as pessoas acabem acreditando e tomando aquilo como verdade.

As notícias falsas existem desde sempre, porém o termo “fake news” se tornou mais comum em 2016, durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos.

As redes sociais foram o meio de informação cuja credibilidade mais foi afetada pelas “fake news” (notícias fabricadas e muitas vezes divulgadas sob falsas fachadas de veículos reais), mostra pesquisa da consultoria Kantar com 8.000 pessoas de quatro países: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e França.

De cada 100 consumidores de notícias, 58 disseram ter menos confiança no noticiário político e eleitoral visto em redes sociais, por causa das “fake news”.

Levando em consideração a proporção que as fake news tomaram, inclusive no Brasil, esse é um possível tema a ser debatido na redação do Enem.

9. Consequências da pirataria

A produção de produtos falsificados gera milhões em prejuízo e viola os direitos de compra e venda no comércio brasileiro. Essa espécie de corrupção vai desde as coisas mais básicas, como um filme ou uma música que você baixa, até réplicas de joias, relógios e sapatos de marca que podem, por exemplo, serem vendidos como originais.

Cerca de 2 milhões de empregos deixam de ser gerados por ano por conta dessa atividade, por isso esse é um assunto debatido pela sociedade e uma pauta tão relevante, que pode se tornar tema de redação do Enem. 

10. Trabalho escravo contemporâneo

O último possível tema de redação para o Enem é o trabalho escravo contemporâneo. Apesar da abolição da escravatura no Brasil ter ocorrido em 1888, atualmente ainda existem pessoas que vivem em condições análogas à escravidão. 

De 1996 a 2003 mais de 50 mil pessoas foram libertadas de condições de trabalho escravo. O trabalho escravo contemporâneo é caracterizado por jornadas exaustivas de trabalho, trabalho forçado, restrição de locomoção e trabalho por dívida.

As pessoas que se encontram na situação de trabalho escravo são, normalmente, analfabetas, têm baixa escolaridade e desconhecem as leis trabalhistas. Além disso, muitos imigrantes também são submetidos à essa situação.

Devido ao fato desse problema ser tão preocupante e ter proporções grandes, esse pode ser o tema da redação do Enem. 

11. Educação domiciliar

Esse assunto nunca foi muito debatido no Brasil, afinal, nas última décadas nossa cultura sempre foi muito voltada para a educação como garantia do Estado.

Porém, a eleição do atual presidente e a realidade da pandemia possibilitou trazer esse debate à tona, e essa já era uma realidade oculta no Brasil. A educação domiciliar é mais antiga do que se imagina e tem mostrado resultados surpreendentes no país e fora dele.

Há toda uma polêmica em torno da formação dos tutores domiciliares, da opção e liberdade pelo método de ensino, das necessidades especiais e da socialização. Por isso, é importante pesquisar sobre famílias que já adotam esse modelo de ensino e usá-las como exemplo de argumentação.

Além disso, recentemente uma brasileira que passou no vestibular da USP foi impedida de realizar matrícula por ter tido uma educação domiciliar. Ela acabou recebendo uma vaga em um universidade americana, associada ao Vale do Silício, um dos maiores polos tecnológicos do mundo!

Essa polêmica e outras recorrentes não eram tão conhecidas, mas vêm ganhando espaço nas discussões. Por isso, pode ser um tema de redação!

12. Ensino a distância

O ensino a distância já era uma realidade no Brasil, mas era bem recente e com foco nas graduações para estudantes que queriam conciliar com o trabalho.

A realidade da pandemia da Covid-19 fez com que esse modelo de ensino fosse implantando obrigatoriamente e abruptamente em todo o país, para toda as idades escolares.

Há os que defendam os benefícios e os que apontam os malefícios, há os casos de necessidades e os de possibilidade. Aqui, é importante levar em conta o porque desse modelo, sua utilidade, consequências e possibilidades de melhoria.

13.Violência digital

Também conhecida como Cyberbulling, a violência digital já era debatida nos últimos anos mas ganhou mais destaque recentemente. Tanto pela pandemia quando pelos problemas políticos, as pessoas começaram a se expressar cada vez pelas redes sociais.

Neste campo que aparenta ser de “qualquer um”, há casos de censuras e fake news. Há quem se sinta à vontade pela facilidade de se tornar anônimo ou pela distância física, e começa a ofender e divulgar agressões sobre pessoas e grupos.

Há aqueles que usam da internet para manipular e aliciar pessoas para atividades ilegais, seja de qualquer idade. Esse é um tema muito amplo que pode abordar diversas visões e situações.

Você já parou para refletir sobre isso? Assim como as formas de comunicação e expressão humanas são vastas, a violência tem ganhado mais espaço no meio digital, que é fluido.

14. Adoção

Este é um tema que sempre foi presente em alguns núcleos sociais ou profissões, mas tem chegado no público escolar pela facilidade de difusão de assuntos. Também pelas ideologias que trazem como uma de suas pautas, seja para grupos minoritários ou pela preocupação com os elementos necessários à uma completa formação humana.

Por tudo isso, esse é um tema que sempre aparece como possibilidade. Ele mexe com várias questões sociais e diversos pontos de vista: causas, necessidade, importância, consequências, direitos, etc.

Gostou da nossa lista de temas de redação para o Enem? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Categorias: Enem
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (8)

  • oie
    queria saber se no tempo de simulados o tempo de fazer a redaçao já esta incluso?
    queria fazer uma redação à parte mas simulando a realidade durante o simulado
    existe esta possibilidade ou o tempo acaba em menos tempo do que o real?

    • Oi, Carolina. Como os simulados tem a função, justamente, de simular a realidade, o tempo que costumam dar é o mesmo que o Enem para fazer tudo que o o próprio Enem exige. Assim, no tempo delimitado já está incluso o tempo para as questões e para a redação. O tempo só será diferente se o simulado que você for fazer oferecer opções de personalização como é o caso do nosso Simulado Beduka. Nesses casos você pode escolher fazer apenas as questões com a redação separada ou tudo no mesmo intervalo de tempo.