ExercíciosFísica

Exercícios sobre a Primeira Lei de Ohm com Gabarito

exercícios sobre a primeira lei de ohmexercícios sobre a primeira lei de ohm
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Lei de Ohm determina que para calcular a resistência elétrica em um circuito, basta dividirmos o potencial elétrico pela corrente elétrica. Leia o resumo e depois faça exercícios sobre a Primeira Lei de Ohm com gabarito para entender como funciona. 

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios sobre positivismo, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

O que são as Leis de Ohm?

As leis de ohm são representadas por fórmulas que nos permitem calcular grandezas como tensão, corrente e resistência elétricas. Entre outros elementos que um circuito normalmente possui. 

Contudo, elas só podem ser aplicadas em corpos com resistências constantes que também são chamadas de resistências ôhmicas. 

O que é a Primeira Lei de Ohm?

A 1ª Lei de Ohm determina que a diferença de potencial entre dois pontos de um resistor é proporcional à corrente elétrica do próprio resistor

Ela também afirma que a razão entre potencial e corrente elétricos é sempre constante em resistores ôhmicos. 

A fórmula que representa essa lei é:

Nessa fórmula: 

U = Tensão ou potencial elétrico (V)

r = resistência elétrica 

i = corrente elétrica   

A diferença de potencial entre dois pontos do circuito mostra que ali há uma resistência elétrica

Essa diferença acontece porque os elétrons transferem parte da sua energia aos átomos da rede cristalina, pois estes oferecem resistência à sua condução. 

Esse fenômeno de transferência de energia é chamado de efeito joule. Ou seja, ao passar por um resistor, os elétrons perdem energia e é essa carga que é usada para acender a luz da sua casa.  

Quanto à corrente elétrica (i), ela mede exatamente esse fluxo de cargas em ampéres e é diretamente proporcional à resistência

Atalho

Tem um atalho que você pode pegar para lembrar a fórmula da 1ª Lei de Ohm. Você já deve ter ouvido falar do macete do triângulo

É aquele em que desenhamos um triângulo com todas as variáveis e cobrimos aquela que queremos saber, desvendando assim a fórmula para chegar até ela. 

Veja a imagem abaixo e sempre que quiser descobrir alguma fórmula, cubra a variável que você deseja saber com o dedo. Assim, a fórmula se revelará. 

Fórmulas da 1ª Lei de ohm
Fórmulas da 1ª Lei de ohm

Questões sobre a Primeira Lei de Ohm com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- (VUNESP) Os valores nominais de uma lâmpada incandescente, usada em uma lanterna, são: 6,0 V; 20 mA. Isso significa que a resistência elétrica do seu filamento é de:

a) 150 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada.

b) 300 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada.

c) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada.

d) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem menor quando apagada.

e) 600 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada.

Questão 2- (UEL) Um resistor de 10 Ω no qual flui uma corrente elétrica de 3,0 ampères está associado em paralelo com outro resistor. Sendo a corrente elétrica total, na associação, igual a 4,5 ampères, o valor do segundo resistor, em ohms, é:

a) 5,0

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) 10

c) 20

d) 30

e) 60

  • Muito bem! Você chegou à metade dos Exercícios sobre a Primeira Lei de Ohm. Continue fazendo o restante.

Questão 3- (UCSal-BA) Um resistor de 100 Ω é percorrido por uma corrente elétrica de 20 mA. A ddp entre os terminais do resistor, em volts, é igual a:

a) 2,0

b) 5,0

c) 2,0 . 10

d) 2,0 . 103

e) 5,0 . 103

Questão 4- (Uneb-BA) Um resistor ôhmico, quando submetido a uma ddp de 40 V, é atravessado por uma corrente elétrica de intensidade 20 A. Quando a corrente que o atravessa for igual a 4 A, a ddp, em volts, nos seus terminais, será:

a) 8

b) 12

c) 16

d) 20

e) 30

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre a Primeira Lei de Ohm. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre a Lei de Ohm

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem menor quando apagada.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: c) 20

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: a) 2,0

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) 8

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre a Lei de Ohm? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.