Física

Conceito da 2ª Lei de Ohm e suas Fórmulas

2ª Lei de Ohm2ª Lei de Ohm
Sala do Saber - melhor cursinho online

A 2ª Lei de Ohm trata sobre a resistência elétrica de um condutor e as grandezas que se relacionam a ela. Essa lei determina que a resistência de um material depende de algumas de suas características dimensionais. Leia o texto para aprender mais sobre ela.

Neste texto sobre a 2ª Lei de Ohm, você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que diz a 2ª Lei de Ohm?
  2. Qual é a fórmula da 2ª Lei de Ohm?
  3. Como calcular a Resistividade?
  4. Como calcular a Área?
  5. Resistividade na 2ª Lei de Ohm.

O que fala a 2ª Lei de Ohm?

A Segunda Lei de Ohm, assim como a Primeira, foi criada pelo físico e matemático George Simon Ohm, quando ele ainda era estudante na Universidade de Erlangen, na Bavária. 

Ele fez experimentos com as principais grandezas elétricas: corrente, tensão, resistência e resistividade. Através de seus testes, desenvolveu as duas Leis de Ohm. 

A 2ª Lei tem muito mais a ver com a resistência dos materiais. Ela afirma que a resistência elétrica é diretamente proporcional ao comprimento e à própria resistividade, contudo é inversamente proporcional à sua área transversal. 

Qual é a fórmula da Lei de Ohm?

Além das dimensões físicas do material, a resistência também é influenciada pela resistividade

A resistividade é a dificuldade que as cargas elétricas têm para se moverem por algum material. Ou seja, quanto maior a resistividade, menor a corrente elétrica

A fórmula que ilustra todas essas relações de proporcionalidade da resistência elétrica é:

Nessa fórmula:

R = Resistência (Ω)

ρ = Resistividade (Ω.m)

l = Comprimento (m)

A = Área transversal (m²)

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Agora você deve estar pensando: “ta, mas como eu vou calcular a área e a resistividade?”. O mais comum, é que elas já sejam dadas para você nas questões, mas caso não sejam, veja as fórmulas

Como calcular a resistividade?

Para calcular apenas a resistividade, a seguinte fórmula vai servir: 

Nessa fórmula, σ representa a condutividade (Ω-1.m-1 inverso de ohms vezes metro). 

Como calcular a área?

O mais comum em questões sobre eletricidade é que ela seja tratada dentro de sistemas de fios, assim, você precisa calcular a área transversal de um fio. Como os fios costumam ser cilíndricos, você deve usar a seguinte fórmula:

Resistividade na 2ª Lei de Ohm

A resistividade é vista pela Segunda Lei de Ohm como uma propriedade do corpo, afinal, ela está ligada às características físicas dele. Entretanto, isso não estava totalmente correto. 

O que realmente define a resistividade são características microscópicas. As duas principais são a quantidade de elétrons e o quanto eles conseguem se mover sem colidir com os átomos do material em questão. 

É por isso que cada material existente possui a sua própria resistividade. Veja a tabela abaixo para saber a resistividade de alguns materiais. 

Resistividade na 2ª Lei de Ohm
Resistividade na 2ª Lei de Ohm

Gostou do nosso artigo sobre a 2ª Lei de Ohm? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.