BiologiaExercícios

Os 12 Melhores Exercícios sobre Cromossomos com Gabarito

Exercícios sobre CromossomosExercícios sobre Cromossomos

Cada ser vivo tem um material genético que dita como ele será. As famosas fitas de DNA que se entrelaçam e lhe dão suas características são o que forma os seus cromossomos. Leia o resumo da matéria e faça os exercícios sobre cromossomos que preparamos para você. 

Quando você terminar os Exercícios sobre cromossomos, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. 

 O que são cromossomos?

Cada espécie possui o próprio material genético, isto é, uma sequência de moléculas que induzem suas características. Por isso, a formação de um novo indivíduo sempre é acompanhada de semelhanças com os seus progenitores. 

Falamos de cromossomos na área da genética. Os cromossomos são formados por fitas de DNA do seu corpo que vão se entrelaçando

Quando um novo indivíduo é formado, ele recebe alguns cromossomos dos seus progenitores para formar o próprio código genético. 

Existem indivíduos haplóides e diplóides: 

  • Haplóides: N – Cada cromossomo corresponde a uma característica do ser.
  • Diplóide: 2N – Cada par de cromossomos corresponde a uma característica do ser.  

No nosso caso, somos diplóides. O ser humano possui o número de cromossomos 2n = 23, ou seja, há 23 pares de cromossomos que determinam nossas características. Para entender melhor, veja a imagem abaixo: 

Arranjo de Cromossomos Humanos
Arranjo de Cromossomos Humanos

Cada um desses traços é um cromossomo e eles estão presentes em todos os núcleos de cada uma das suas células. Ou seja, uma espécie de impressão digital. 

Se um homem e uma mulher, ambos com 23 pares de cromossomos, tiverem um filho, esse novo ser também possuirá 23 pares de cromossomos, não 46. 

Isso porque se ele possuísse 46, não pertenceria à espécie humana. Através dessa lógica temos a confirmação de que os gametas só podem se reproduzir por meiose

Isso porque essa é a única forma de unir duas células com 23 pares cada e o resultado final continuar sendo 23. 

Esse novo indivíduo irá expressar características de ambos os progenitores. Isso porque cada cromossomo dele será formado pela fusão de um cromossomo do pai e outro da mãe. Isto é, até o 23º par de cromossomos, que é um pouco diferente. 

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

O que é um Cromossomo Autossomo?

São todos os 22 primeiros pares de cromossomos. Chamá-los de autossomos significa dizer que desenvolvem características comuns a todos da espécie

Por exemplo, todos os seres humanos possuem cabelo de alguma forma, correto? Pois então, essa característica comum a todos os humanos é responsabilidade de um dos primeiros 22 pares de cromossomos.

O que são cromossomos sexuais?

Os cromossomos sexuais (ou heterossomos) são os cromossomos do 23º par que falamos mais acima. Eles são representados pelas letras X e Y e têm a responsabilidade de a qual sexo aquele indivíduo pertence.  

  • Feminino: XX – 2 cromossomos X indicam que o indivíduo é mulher  
  • Masulino: XY – par de cromossomos X e Y indicam que o indivíduo é homem. 

Eles costumam ser muito cobrados em exercícios sobre cromossomos.

Exercícios sobre Cromossomos com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- (PUC-SP) Na aula de Biologia, o professor fez a seguinte afirmação: “A produção de ribossomos depende, indiretamente, da atividade dos cromossomos”. Em seguida, pediu a seus alunos que analisassem a afirmação e a explicassem. Foram obtidas cinco explicações diferentes, que se encontram a seguir citadas. Assinale a única afirmação correta:

a) Os cromossomos são constituídos, essencialmente, por RNA ribossômico e proteínas, materiais utilizados na produção de ribossomos.

b) Os cromossomos são constituídos, essencialmente, por RNA mensageiro e proteínas, materiais utilizados na produção de ribossomos.

c) Os cromossomos contêm DNA; este controla a síntese de ribonucleoproteínas que formarão o nucléolo e que, posteriormente, farão parte dos ribossomos.

d) Os cromossomos são constituídos, essencialmente, por RNA transportador e proteínas, materiais utilizados na produção de ribossomos.

e) Os cromossomos, produzidos a partir do nucléolo, fornecem material para a organização dos ribossomos.

Questão 2- (UCPel) Podemos dizer que cromossomo é um filamento de cromatina espiralado, visível ao microscópio óptico por ocasião da divisão celular. O conjunto de dados sobre tamanho, forma, número e características dos cromossomos de uma espécie é chamado de:

a) Cariótipo.

b) Cromonema.

c) Código genético.

d) Centrômero.

e) Cromátide.

Questão 3- (Ufla) Na espécie humana, o numero diploide de cromossomos é 46. Quantos cromossomos serão encontrados, respectivamente, nos espermatozoides, óvulos e células epidérmicas?

a) 23,23,46

b) 22,22,46

c) 22,22,44

d) 23,23,44

Questão 4- (USJ-SC) As estruturas grossas e bem individualizadas, visíveis no núcleo durante o período de divisão celular, são denominadas de:

a) cariótipos.

b) cromossomos.

c) nucléolos.

d) cromatina.

Questão 5- (UFSM) Associe as colunas

COLUNA 1

1- genoma

2- gene

3- cromossomo

4- cariótipo

COLUNA 2

( ) segmento de DNA que contém instrução para a formação de uma proteína.

( ) estrutura formada por uma única molécula de DNA, muito longa, associada a proteínas, visível durante a divisão celular.

( ) conjunto de genes de uma espécie.

A sequência correta é

a) 1 – 2 – 3.

b) 2 – 3 – 1.

c) 2 – 4 – 1.

d) 3 – 2 – 4.

e) 3 – 4 -1.

Questões 6 – (PUC-PR) Cromossomos: Um pesquisador retirou o núcleo de uma célula da espécie A e implantou numa célula da espécie B, cujo núcleo havia sido previamente removido. Caso esta célula ovo se desenvolva até a formação de um novo indivíduo, ele terá as características:

a) da espécie B, pois predominarão as informações da célula-ovo;

b) totalmente distintas, tanto da espécie A quanto da espécie B;

c) de ambas as espécies, pois ocorrerá a interação genética entre as espécies;

d) da espécie A, pois o núcleo controlará as características;

e) de uma nova espécie, sem qualquer semelhança com as espécies anteriores. 

  • Muito bem! Você chegou à metade dos Exercícios sobre Cromossomos. Continue fazendo o restante.

Questão 7-  (PUC – MG-2007) Cromossomos: Alterações no material genético, quantitativas ou qualitativas, podem ocorrer durante os processos de preparação para duplicação e mesmo durante as divisões mitóticas ou meióticas. A esse respeito, é correto afirmar, EXCETO:

a) Recombinações cromossômicas ocorrem somente durante a primeira divisão meiótica.

b) Mutações gênicas ocorrem somente durante as divisões celulares.

c) Recombinações gênicas iniciam-se na prófase da primeira divisão meiótica.

d) Alterações cromossômicas, como as aneuploidias, podem ocorrer devido a não-disjunções tanto na primeira quanto na segunda divisão da meiose.  

Questão 8- (Mack-2005) Assinale a alternativa correta.

a) Os indivíduos com síndrome de Klinefelter possuem cariótipo 47, XXY, e o cromossomo a mais pode ter sido herdado da mãe ou do pai.

b) Por meio da observação de hemácias da corrente sangüínea, é possível determinar se um indivíduo tem número normal de cromossomos.

c) Os indivíduos com síndrome de Down apresentam um par de cromossomos nº 21 a mais.

d) As aberrações cromossômicas só podem ser diagnosticadas após o parto.

e) Desde que um indivíduo da espécie humana tenha 46 cromossomos em suas células, ele será normal. 

Questão 9- (PUC – MG-2007) Alterações no material genético, quantitativas ou qualitativas, podem ocorrer durante os processos de preparação para duplicação e mesmo durante as divisões mitóticas ou meióticas. A esse respeito, é correto afirmar, EXCETO:

a) Recombinações cromossômicas ocorrem somente durante a primeira divisão meiótica.

b) Mutações gênicas ocorrem somente durante as divisões celulares.

c) Recombinações gênicas iniciam-se na prófase da primeira divisão meiótica.

d) Alterações cromossômicas, como as aneuploidias, podem ocorrer devido a não-disjunções tanto na primeira quanto na segunda divisão da meiose. 

Questão 10- (UECE-2006) Uma célula humana que contém 22 cromossomos autossomos e um cromossomo Y é um (uma):

a) célula somática;

b) óvulo;

c) espermatozóide;

d) zigoto.

Questão 11- (ENEM/2012) Cromossomos: O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência

a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.

b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.

c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.

d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.

e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.  

Questão 12- (ENEM/ 2011) Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1 52, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por atson e Cric , que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que atson e Cric descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que:

a) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.

b) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.

c) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.

d) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.

e) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

  • Parabéns, você fez todos os Exercícios sobre Cromossomos. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Cromossomos

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) Os cromossomos contêm DNA; este controla a síntese de ribonucleoproteínas que formarão o nucléolo e que, posteriormente, farão parte dos ribossomos. 

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) Cariótipo.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: a) 23,23,46

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: b) cromossomos.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) 2 – 3 – 1.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: a) da espécie B, pois predominarão as informações da célula-ovo;

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: d) Alterações cromossômicas, como as aneuploidias, podem ocorrer devido a não-disjunções tanto na primeira quanto na segunda divisão da meiose.  

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: a) Os indivíduos com síndrome de Klinefelter possuem cariótipo 47, XXY, e o cromossomo a mais pode ter sido herdado da mãe ou do pai.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: d) Alterações cromossômicas, como as aneuploidias, podem ocorrer devido a não-disjunções tanto na primeira quanto na segunda divisão da meiose. 

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: c) espermatozóide;

Exercício resolvido da questão 11 –

Alternativa correta: d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.

Exercício resolvido da questão 12 –

Alternativa correta: c) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre cromossomos? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador