ExercíciosQuímica

Os 5 Melhores Exercícios sobre Gases Nobres com Gabarito

Os 5 melhores exercícios sobre Gases NobresOs 5 melhores exercícios sobre Gases Nobres
Sala do Saber - melhor cursinho online

Os Gases Nobres são elementos da tabela periódica com propriedades especiais e, por isso, tem até um lugar reservado para eles! Quer saber mais sobre esses gases, quais suas propriedades e como eles podem ser cobrados em vestibulares? Se liga no texto abaixo! Ao final haverá algumas questões para você treinar o que aprendeu. 

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios sobre Gases Nobres, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que são Gases Nobres?

Os Gases Nobres são elementos encontrados no estado gasoso em temperatura ambiente. Eles não costumam se misturar com outros elementos. 

Isso ocorre devido à sua alta estabilidade, participando de pouquíssimas reações em condições ambientais normais. É justamente por essa característica que esses gases recebem o nome de “nobres”.

Como encontrar os Gases Nobres na tabela periódica?

Os gases nobres estão localizados na última coluna da Tabela Periódica a 18ª coluna) também chamada de Família VIII A ou Grupo Zero. Isso acontece pois esses elementos, com exceção do gás hélio, apresentam oito elétrons na sua camada de valência. 

O fato de possuírem oito elétrons na última camada faz com que esses elementos cumpram a regra do octeto sem necessitar de uma ligação. 

Isso ocorre por causa de sua alta estabilidade e baixa reatividade em condições normais de temperatura e pressão (CNTP).

Quais são os Gases Nobres?

São conhecidos um total de 6 Gases Nobres, são eles:

Gás Hélio: gás extremamente leve, utilizado para encher balões e no tratamento de asma, pois ele é capaz de reduzir o esforço muscular durante a atividade respiratória. 

Gás Neônio: um dos gases mais abundantes na atmosfera terrestre, possui alta capacidade de refrigeração quando utilizado como líquido criogênico (quando um gás é resfriado abaixo do seu ponto de ebulição). 

Gás Argônio: utilizado em diversas ocasiões como no processo de solda de alguns metais,  em letreiros luminosos devido às suas características específicas e até mesmo em extintores de incêndio.

Gás Criptônio: extremamente raro na atmosfera terrestre, utilizado em lâmpadas incandescentes, fluorescentes e em alguns flashs fotográficos.

Gás Xenônio: utilizado como anestésico, em lâmpadas ultravioleta, em câmaras para bronzeamento artificial e em lâmpadas para veículos.

Gás Radônio: utilizado na braquiterapia, uma forma de radioterapia para o tratamento de câncer. 

Exercícios sobre Gases Nobres:

Questão 1- (Unespar 2017)

Os gases nobres apresentam valores de eletroafinidade e eletronegatividade, respectivamente:

a) Nulo e elevado;

b) Elevado e nulo;

c) Elevado e elevado;

d) Nulo e nulo

e) n.d.a

Questão 2- (Enem 2019)

Por terem camada de valência completa,alta energia de ionização e afinidade eletrônica praticamente nula, considerou-se por muito tempo que os gases nobres não formariam compostos químicos. Porém, em 1962, foi realizada com sucesso a reação entre o xenônio (camada de valência 5s25p6) e o hexafluoreto de platina e, desde então, mais compostos novos de gases nobres vêm sendo sintetizados. Tais compostos demonstram que não se pode aceitar acriticamente a regra do octeto, na qual se considera que, numa ligação química, os átomos tendem a adquirir estabilidade assumindo a configuração eletrônica de gás nobre. Dentre os compostos conhecidos, um dos mais estáveis é o difluoreto de xenônio, no qual dois átomos do halogênio flúor (camada de valência 2s22p5) se ligam covalentemente ao átomo de gás nobre para ficarem com oito elétrons de valência.

Ao se escrever a fórmula de Lewis do composto de xenônio citado, quantos elétrons na camada de valência haverá no átomo do gás nobre?

a) 6

b) 8

c) 10

d) 12

e) 14

Questão 3- (Unisc)

Um elemento químico da família dos gases nobres está situado no terceiro período da tabela periódica. Qual é esse elemento?

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) Hélio

b) Argônio

c) Cloro

d) Neônio

e) Iodo

Questão 4- (IFSP/2011) Nas condições do ambiente, apresentam átomos isolados, isto é, não unidos a outros átomos, os seguintes elementos químicos:

a) Argônio e Neônio (gases nobres)

b) Enxofre e Oxigênio (calcogênios)

c) Sódio e Potássio (metais alcalinos)

d) Magnésio e Cálcio (metais alcalinos-terrosos)

e) Cloro e Bromo (halogênios)

Questão 5- (UFPA) Um átomo, cujo número atômico é 18, está classificado na Tabela Periódica como:

a) metal alcalino 

b) metal alcalinoterroso 

c) metal terroso 

d) ametal 

e) gás nobre

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Gases Nobres. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre Gases Nobres

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra d) Nulo e nulo

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra c) 10

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra b) Argônio

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) Argônio e Neônio (gases nobres)

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra e) gás nobre

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre Gases Nobres? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.