Biologia

Exercícios sobre Mamíferos COM GABARITO

Exercícios_sobre_MamíferosExercícios sobre Mamíferos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Mamíferos são a classe de animais mais evoluída dentre os vertebrados. Eles já existiam junto dos dinossauros, ocupando os pequenos espaços terrestres que os grandes répteis deixavam. Depois de sua extinção, os mamíferos se reproduziram até se tornarem a nova classe dominante do mundo. Leia o artigo para fazer os exercícios sobre mamíferos.

Como reconhecer um Mamífero?

A partir daqui vamos começar a explicar algumas características exclusivas dos mamíferos, já que eles possuem representantes em quase todos os tipos de habitat da Terra. Leia com atenção para fazer os exercícios sobre mamíferos e o Simulado Beduka.

Mamíferos vêm do Latim mamma = mama e feros = portador, fazendo referência às glândulas mamárias que as fêmeas possuem. Como os mamíferos são um filo bem diversificado eles apresentam vários hábitos diferentes por espécie. 

Por exemplo, algumas espécies como morcegos e esquilos hibernam no inverno para resistir a falta de comida, usando apenas a própria gordura acumulada como alimento e diminuindo as funções vitais do corpo e a temperatura corporal para economizar energia. Contudo, outras espécies como os próprios Homo-Sapiens não têm esse hábito.

Portanto, aí vão algumas características gerais de mamíferos para você não se confundir quando for fazer os exercícios sobre mamíferos:

  • São homeotermos (podem manter a temperatura do corpo constante)
  • Conseguem se adaptar a qualquer ambiente desde que tenha alimento
  • Possuem pêlos por todo o corpo para ajudar a manter o calor corporal
  • Os filhotes se desenvolvem dentro do útero da mãe
  • Presença de Placenta: órgão pelo qual o filhote recebe nutrientes da mãe
  • Presença de Diafragma: músculo que dita o ritmo respiratório e movimentos dos pulmões
  • Diferentes tipos de dentes

Nota: Ursos NÃO hibernam. Eles concentram gordura e dormem por longos períodos, mas sua temperatura corporal não cai muito, portanto não é considerado hibernação. 

Como são as funções vitais dos mamíferos?

Vamos ver agora algumas funções vitais básicas para todos os seres vivos, mas com foco em como elas são realizadas pelos mamíferos. Acompanhe para fazer os exercícios sobre mamíferos. 

Digestão dos Mamíferos

A digestão dos mamíferos passa pelo sistema digestório completo. Os hábitos alimentares dos mamíferos como filo geral não são específicos. Existem espécies que comem apenas plantas, assim como as que só comem carne e até algumas que se alimentam apenas de insetos. No caso dos humanos, comemos carne e plantas. 

Entretanto, em todos esses casos a digestão é praticamente a mesma. O alimento é levado à boca onde é salivado e triturado pelos dentes e depois engolidos. Assim, ele chega até o estômago onde ocorrem vários processos e depois é mandado para o intestino delgado, em que os nutrientes são absorvidos para o sangue pelas paredes do intestino.

Os restos de alimentos não aproveitados são mandados para o intestino grosso, onde a água é absorvida e as fezes são formadas para serem eliminadas pelo ânus. 

Respiração dos Mamíferos

A respiração é um dos processos essenciais para que os mamíferos obtenham energia. O oxigênio é o ar mais importante. Ele entra pelas vias respiratórias até os pulmões. Uma vez lá, há a troca de gases. Ela é ministrada por movimentos regidos por músculos entre as costelas e por uma estrutura específica desse filo: o diafragma. 

Vale lembrar que todos os mamíferos têm pulmões e sistema respiratório completo e mesmo os aquáticos precisam voltar à superfície em algum momento para respirar. 

Circulação dos Mamíferos

Os mamíferos também têm sistema circulatório completo com coração e vasos sanguíneos. O coração é dividido em quatro câmaras: 

  • Átrio esquerdo
  • Átrio direito
  • Ventrículo esquerdo
  • Ventrículo direito 

Os átrios são as câmaras do coração que recebem o sangue e os bombeiam para os ventrículos. Esses são responsáveis por bombear o sangue para fora do coração e através do corpo pelos vasos sanguíneos.   

Os vasos são divididos em: 

  • Artérias: Responsáveis por transportar o sangue rico em oxigênio. Por ser transportado pelas artérias ele também é chamado de sangue arterial. 
  • Veias: Responsáveis por transportar o sangue rico em gás carbono. Ele também é chamado de sangue venoso.  

Vale mencionar que o sangue arterial circula pela metade esquerda do coração, ou seja, átrio e ventrículo esquerdos. Enquanto o sangue venoso circula pela metade direita do coração, ou seja, átrio e ventrículo direitos. Essa separação é importante para os sangues não se misturarem.

Excreção dos Mamíferos

O sistema excretor dos mamíferos também é completo. Os principais órgãos desse sistema são os rins. Órgãos vitais que servem como filtros para retirar as impurezas residuais do sangue e transformar em urina, que por sua vez é armazenada na bexiga e eliminada pela uretra. 

Como os mamíferos se reproduzem?

A reprodução dos mamíferos ocorre de maneira sexuada e tanto a fecundação quanto o desenvolvimento são internos. Os filhotes de mamíferos têm desenvolvimento direto, ou seja, já nascem com forma semelhante a que terão quando forem adultos.

Enquanto está ocorrendo a gestação, o feto recebe nutrientes essenciais através de uma estrutura exclusiva dos mamíferos: a placenta. Ela se conecta diretamente com o cordão umbilical, por onde esses nutrientes chegam ao ser em desenvolvimento. Cada espécie tem seu tempo específico de gestação. 

A gestação interna torna os mamíferos animais vivíparos e isso impede que vários filhotes sejam gerados na mesma gestação. 

  • Vivíparo é todo animal cujo seu embrião se desenvolve no interior do útero da mãe e contém uma placenta que fornece nutrientes e retira os produtos da excreção.

Esse problema não existe com animais ovíparos (que botam ovos), mas a viviparidade se provou mais vantajosa, pois garante mais a sobrevivência dos filhotes e a permanência da espécie. 

  • Ovíparo é todo animal cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo, externamente e sem ligação direta com o corpo da mãe. 

Quando os filhotes nascem, eles começam a receber os cuidados da mãe e se alimentar de leite materno. 

Como os mamíferos percebem o meio?

Como já deve ter ficado claro, os mamíferos são os mais desenvolvidos e complexos do reino animal. Isso faz com que também tenham, em geral, uma percepção muito precisa do ambiente. Leia mais um pouco para fazer os exercícios sobre mamíferos. 

Os mamíferos têm o sistema nervoso completo também, e graças a ele, esses animais são de forma geral muito inteligentes e possuem os órgãos dos sentidos muito desenvolvidos. Os principais sentidos são os já conhecidos: 

  • Tato
  • Olfato
  • Paladar
  • Visão
  • Audição 

Nem todos os sentidos são igualmente desenvolvidos por todos os mamíferos. Cada espécie desenvolve melhor aqueles que mais precisam. No caso dos cães, é o olfato, já dos gatos, é a visão e audição. 

Classificação dos Mamíferos

A essa altura você já sabe que esse filo é muito vasto e têm muitas espécies, então vamos te dar uma noção dos três tipos de mamíferos que podem constar na sua prova do ENEM. Leia com atenção e faça os exercícios sobre mamíferos para se preparar. 

Classe Prototheria (Monotremata)

Mamífero: Ornitorrinco
Mamífero: Ornitorrinco

Esses mamíferos NÃO possuem placentas. Eles herdaram a característica dos répteis de botar ovos e suas mamas não possuem mamilos. 

Exemplos: Ornitorrinco

Classe Metatheria (Marsupialia)

Mamífero: Canguru
Mamífero: Canguru

Marsupiais também são mamíferos que NÃO têm placenta. Os seus filhotes nascem incompletos e terminam seu desenvolvimento dentro do marsúpio (uma espécie de bolsa natural). 

Exemplos: Cangurus e Gambás

Classe Eutheria 

Esses são os mamíferos “padrão”, por assim dizer. Eles TÊM placenta, seus filhotes se desenvolvem dentro do útero e nascem completamente formados. Eles representam a maioria esmagadora dos mamíferos.

Exemplos: Humano, cachorro, golfinho, elefante, girafa, coelho, etc…

Exercícios sobre Mamíferos

Foi muita coisa, mas agora você já pode fazer os exercícios sobre Mamíferos sem medo. Baixe o nosso Plano de Estudos e faça o Simulado Beduka para se preparar para o que vier. Boa sorte!

01. (UnB) Qual das alternativas que seguem apresenta animais com fecundação interna?

a) gafanhotos e mamíferos

b) sapos e gafanhotos

c) baratas e rãs

d) peixes e sapos

e) mamíferos e salamandras

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

02. (ENG. ITAJUBÁ) Qual é a afirmação incorreta?

a) Existem marsupiais na fauna brasileira.

b) O ornitorrinco é o único mamífero ovíparo.

c) Há peixes que respiram pela bexiga natatória.

d) Nos peixes, o pâncreas não é um órgão bem definido.

e) No anfioxo, as trocas gasosas processam-se principalmente nas fendas branquiais.

03. (FAAP) Dos animais abaixo, os únicos que apresentam respiração pulmonar são:

a) minhoca, sapo e peixe;

b) golfinho, barata e cobra;

c) peixe-boi, jacaré e pato;

d) baleia, aranha e peixe;

e) tartaruga, jacaré e tubarão.

04. (FATEC) Comparando-se evolutivamente, o animal mais próximo do homem é:

a) o lagarto

b) o pinguim

c) o sapo

d) o rato

e) o cação

05. (MED. ABC) A seguinte afirmação: “O aumento da superfície respiratória dos pulmões acompanhou a evolução dos vertebrados com respiração aérea” está:

a) correta, pois os anfíbios apresentam os pulmões mais complexos dentre os vertebrados;

b) errada, pois os répteis menos evoluídos que os mamíferos possuem pulmões mais desenvolvidos;

c) correta, pois os vertebrados mais evoluídos, como as aves e os mamíferos, apresentam pulmões mais desenvolvidos;

d) errada, pois os anfíbios respiram tão bem quanto os mamíferos;

e) correta, pois os répteis são os vertebrados mais evoluídos.

Respostas dos exercícios sobre mamíferos 

Exercício resolvido da questão 1 –

a) gafanhotos e mamíferos

Exercício resolvido da questão 2 –

b) O ornitorrinco é o único mamífero ovíparo.

Exercício resolvido da questão 3 –

c) peixe-boi, jacaré e pato;

Exercício resolvido da questão 4 –

d) o rato

Exercício resolvido da questão 5 –

c) correta, pois os vertebrados mais evoluídos, como as aves e os mamíferos, apresentam pulmões mais desenvolvidos;.

Gostou dos nossos exercícios sobre mamíferos? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

1 Comentário