O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e da América do Sul. Ele ocupa cerca de 22% do território nacional e é a savana mais rica do mundo em biodiversidade. Contudo, ele também é o segundo bioma brasileiro mais ameaçado. Leia esse texto e faça os exercícios sobre o Cerrado Brasileiro que separamos para você.
No Simulado Enem do Beduka você também pode filtrar por exercícios da matéria que você escolher. Estude conosco.
O que é o Cerrado Brasileiro?
Cerrado é o bioma que tem como principais aspectos suas árvores baixas, arbustos espaçados e gramíneas, realmente lembrando uma Savana. É o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil. Também é muito produtivo devido a sua enorme biodiversidade e potencial aquífero.
O Cerrado também pode apresentar mudanças de ecossistema por ser muito extenso. Por isso ele recebe nomes como:
- cerradão (único com formação florestal),
- cerrado típico,
- campo cerrado,
- campo sujo de cerrado,
- campo limpo de cerrado,
- cerrado campestre,
- cerrado rupestre,
- cerrado de matas,
- cerrado de várzeas,
- cerrado veredas.
Por fim, é bom saber que a área de transição do cerrado para os demais biomas do Brasil se chamam ecótonos.
Principais Características do Cerrado Brasileiro
- Forte presença de árvores de pequeno porte com galhos tortuosos;
- Arbustos com raízes muito profundas para alcançar água nas regiões mais fundas do solo em tempo de seca;
- Árvores com cascas duras e grossas;
- Folhas cobertas por pelos;
- No estrado das árvores, verifica-se gramíneas e ciperáceas (um tipo de erva);
- Média de temperatura anual: 18ºC a 23ºC;
- 1.450 mm de chuva ao ano, com 80% delas distribuídas em Setembro e em Abril;
- Solo de cor vermelha por causa do óxido ferroso e pH baixo.
Clima do Cerrado Brasileiro
O clima do cerrado brasileiro é tropical sazonal. Ele apresenta duas estações bem definidas: uma quente com chuvas constantes e uma fria com longos períodos de seca. A temperatura média é em torno de 25ºC , podendo atingir 40ºC no verão e 10ºC no inverno.
O cerrado também contém uma atmosfera calma, sem a presença de ventos muito fortes e constantes.
Vestibulares como ENEM costumam dar atenção ao clima quando cobram biomas. É bom você ter essa informação quando fizer os exercícios sobre o cerrado brasileiro.
Flora do Cerrado
A flora do cerrado brasileiro se assemelha à da Savana africana. Arbustos retorcidos, troncos tortuosos com cascas grossas, campos de gramíneas que se estendem por milhões de quilômetros. As árvores não passam dos 15 metros e formam estruturas retorcidas.
A grande biodiversidade contida no cerrado deve muito ao seu tamanho. Como é muito grande ele abrange várias áreas que propiciam o crescimento de diferentes tipos de vegetação.
O Cerrado contém mais de 10000 espécies de vegetais. Dentre elas, cerca de 4400 são exclusivas.
No cerrado são encontrados brejos, campos alagados e altos e remanescentes da Mata Atlântica. O mais comum é a paisagem de vereda. Durante o verão a flora é bem verde, mas no inverno ela amarela devido a falta de chuva e dias mais curtos.
Claro que devido a possuir vários tipos de vegetação nem todas têm essas mudanças ao mesmo tempo. Se observar bem pode parecer que as plantas estão sofrendo por falta de água, mas na verdade elas sofrem mais por falta de nutrientes do solo.
Vamos falar um pouco mais do solo. Ele pode ser importante na hora de fazer os exercícios sobre o cerrado brasileiro.
Solo do Cerrado Brasileiro
O solo do cerrado brasileiro é seco e arenoso devido às longas secas. Ele tem poucos nutrientes e baixa reserva de água, portanto não é muito adequado para agricultura. Seu pH é ácido, variando entre 4,3 e 6,2.
É profundo e antigo. Para se adaptar a esse tipo de solo as folhas se tornaram grandes e rígidas, além de criarem depósitos de água subterrânea. Esses depósitos ainda garantem que elas voltarão a crescer após um incêndio, por exemplo.
As raízes dessas plantas se esticam até alcançarem o lençol freático (15 a 20 metros de profundidade). As 3 maiores bacias hidrográficas ficam no cerrado e a nascente do Rio São Francisco, um dos rios mais importantes do Brasil também fica lá.
O relevo também é acidentado com poucas áreas planas. Os morros contém pedregulhos, argila e camadas de areia.
Fauna do Cerrado
As espécies mais numerosas de animais do cerrado são:
- anta,
- arara,
- cachorro-do-mato,
- capivara,
- cascavel,
- cervo,
- gambá,
- gaviões,
- jararaca,
- jiboia,
- lobo-guará,
- lontra,
- macaco-prego,
- papagaios,
- preá,
- porco-espinho,
- quati,
- onça-pintada,
- tamanduá-bandeira,
- tatu-canastra,
- tucano,
- urubu-rei.
Dentre as espécies em extinção temos:
- Anta,
- capivara,
- onça-pintada,
- onça-parda,
- preá,
- paca,
- jaguatirica,
- cachorro-do-mato,
- calango,
- preguiça,
- gambá,
- lontra,
- tatu-bola,
- tamanduá-bandeira,
- cascavel,
- cobra coral jararaca,
- cipó,
- jiboia.
Crimes contra o Cerrado
O Cerrado sofre muito por causa da grande atividade mineradora que polui os rios com mercúrio e das grande carvoarias que degradam o meio ambiente. Outro problema é a expansão da monocultura intensiva de grãos e pecuária extensiva de baixa tecnologia.
Essa expansão de atividades agricultoras aconteceu porque praticamente 40% da produção de soja vem da monocultura e 70% da carne bovina e provida pela pecuária. Essas atividades exigem o desmatamento de grandes áreas, por isso são extremamente nocivas para a biodiversidade.
Também há ameaças como incêndios criminosos, processos de urbanização, caça ilegal, contrabando de espécies (tráfico de animais). Tudo isso junto acabou por destruir cerca de 80% do que o Cerrado já foi um dia.
Exercícios sobre o Cerrado Brasileiro
Agora você pode fazer os exercícios sobre o Cerrado Brasileiro. Quer saber mais? Você pode baixar o nosso Plano de Estudos e ele irá te ajudar muito no ENEM. Obrigado por ter lido até aqui.
1. (UFSCar-2003) Caracteriza-se pela presença predominante de árvores de pequeno porte espalhadas por uma cobertura descontínua de gramíneas.
A partir da aplicação dos resultados das pesquisas realizadas para corrigir seus solos, essa formação vegetal foi sendo devastada, porque seu território tornou-se área de expansão da produção de grãos para exportação.
Assinale a alternativa que contém o nome da formação vegetal à qual o texto se refere.
a) Floresta Subtropical.
b) Caatinga.
c) Mangue.
d) Cerrado.
e) Mata de Araucária.
2. (Vunesp-2008) Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana.
(www.portalbrasil.net. Acessado em 29.04.2008. Adaptado.)
O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:
a) Campos.
b) Floresta Latifoliada.
c) Caatinga.
d) Cerrado.
e) Floresta Equatorial.
3. (FATEC) Ao pensar em sua infância, José sente-se nostálgico e se lembra da vegetação característica da região onde morava: árvores de cascas grossas e galhos retorcidos, e com raízes muito profundas. Entre uma árvore e outra, havia espaço suficiente para correr e, no inverno seco, a vegetação ganhava aspecto amarelado e, no verão chuvoso, tudo voltava a ficar verdinho.
Atualmente, a vegetação de que José se recorda não existe mais, tornou-se uma extensa plantação de soja.
É correto concluir que José passou sua infância no estado
a) do Acre.
b) de Goiás.
c) de Roraima.
d) do Rio Grande do Sul.
e) do Rio Grande do Norte.
4. (UNCISAL) Esse bioma brasileiro se estendia originalmente por uma vasta área de aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados (km2); atualmente, restam apenas 18% desse total. Esse bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Esse bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana. Identifique o bioma brasileiro a que o texto faz referência.
a) Campos
b) Cerrado
c) Caatinga
d) Floresta Equatorial
e) Floresta Latifoliada
5. (FGV) O bioma, que ocupa 22% do território brasileiro, já perdeu quase 1 milhão de quilômetros quadrados, cerca de 48% de sua cobertura total. Somente entre 2002 e 2008, foram desmatados 85 075 quilômetros quadrados, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.
Em todo o bioma, a expansão das lavouras de cana-de-açúcar e de soja, além da produção de carvão e das queimadas (naturais ou provocadas), são os principais fatores de desmatamento. A pecuária também tem contribuição significativa para a sua destruição, principalmente por causa do modelo de produção extensivo, que chega a destinar mais de um hectare para cada boi.
(http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/09/16)
O texto refere-se
a) à caatinga.
b) à mata atlântica.
c) ao cerrado.
d) ao pantanal.
e) aos campos.
Respostas dos Exercícios sobre o Cerrado Brasileiro
Exercício resolvido da questão 1 –
d) Cerrado.
Exercício resolvido da questão 2 –
d) Cerrado.
Exercício resolvido da questão 3 –
b) de Goiás.
Exercício resolvido da questão 4 –
b) Cerrado
Exercício resolvido da questão 5 –
c) ao cerrado.
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou dos nossos Exercícios sobre o Cerrado Brasileiro? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.