A rima é um método utilizado por poetas para que os textos tenham um aspecto sonoro premeditado e diferenciado. São feitos não apenas para serem lidos, como também declamados. Há vários tipos de rimas, as perfeitas são um deles. Leia o resumo e descubra o que são rimas perfeitas, depois, pode testar seus conhecimentos com os 8 melhores exercícios sobre rimas perfeitas! O gabarito está no final do texto.
Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:
- O que é Rima?
- Como fazer rimas perfeitas?
- Diferença entre rimas perfeitas e imperfeitas.
- Os 8 melhores exercícios sobre rimas perfeitas!
- Gabarito das questões sobre rimas perfeitas.
Quando você terminar os exercícios sobre rimas perfeitas, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!
O que é Rima?
Não podemos iniciar o estudo das rimas perfeitas sem antes aprendermos o que é rima. Isso será fundamental na hora de resolver os exercícios sobre rimas perfeitas. As rimas estão tão presentes em nossas vidas que já nem reparamos.
Provavelmente, o exemplo mais significativo disso, são as letras musicais. A música move o indivíduo, fator que já foi comprovado por intermédio de muitos campos de estudo. Sendo assim, o caráter musical do homem vem sendo usado de forma direcionada e consciente.
Olha só que louco! Há milhares de anos atrás, isso foi percebido pelos habitantes do berço da civilização ocidental, os gregos. Na época, como a escrita não era um recurso acessível, a oralidade era utilizada inclusive para processos educacionais.
Tudo era exposto e transmitido no meio das praças públicas. Foi nesse momento, que eles começaram a escrever de modo que os textos apresentassem um som agradável. Não era para serem lidos, era para serem declamados.
Deu tão certo que se propagou e perdura até os dias atuais, das mais variadas formas, como nos textos poéticos e na música. Isso abriu caminho para que as frases começassem a ser pensadas com intuito de terem musicalidade, sonoridade e ritmo.
São três definições bastante semelhantes, mas que apresentam sutis diferenças. Como isso pode acabar confundindo na hora da resolução dos exercícios sobre rimas perfeitas, fizemos questão de colocar as devidas diferenciações. Veja a seguir:
Musicalidade: Refere-se a algo que é musical, que tem características musicais. Portanto, em relação ao gênero textual poema, sinaliza seu caráter musical.
Sonoridade: Refere-se ao som, ou seja, as rimas são criadas para que um poema tenha um som agradável.
Ritmo: É uma alternância desses sons, digamos que ele que dá gingado ao poema.
Esses recursos são empregados por intermédio dos versos e das estrofes. Os versos são as famosas linhas do poema. Já as estrofes, são espécies de parágrafos do poema compostos por um conjunto desses versos.
Haverá uma combinação fonética (da pronúncia, som) do final das palavras e da devida posição que ocupam nas estrofes (conjunto de versos).
Olha só! Tem uma ressalva essencial que você precisa conhecer! Nem todos os versos possuem rimas.
Como isso também acaba sendo muito citado nos exercícios sobre rimas perfeitas e outros tipos de rimas, é necessário que seja citado. Estamos nos referindo aos chamados versos brancos ou versos soltos, aqueles que não possuem rimas.
Veja a seguir, um exemplo de versos sem rima:
“Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo.”
Poema em Linha Reta, Fernando Pessoa
Independente das regras, os versos sempre serão um modo de alcançar o interior do outro. O problema, que já estamos solucionando por meio desse resumo, é que definições e regras são muito cobradas em qualquer prova. Então, vamos recapitular?
Rima é um método criado para ser utilizado nas produções textuais. O intuito é dar um som agradável ao texto, ou seja, fazer com que esse texto tenha musicalidade, sonoridade e ritmo. As estrofes musicais são um importante exemplo disso.
Como fazer rimas perfeitas?
Um dos tipos de rimas mais mencionadas na produção poética, são as perfeitas. Portanto, exercícios sobre rimas perfeitas costumam ser bastante relevantes. E nada é mais eficiente para memorização do que aprender como fazer.
Por simbolizarem uma perfeição, essas rimas apresentam uma igualdade total relacionada ao som, a partir da sílaba tônica até o final da palavra. Elas costumam ser mais trabalhosas na hora de serem produzidas.
Como dito, a identidade total desse tipo de rima está principalmente relacionada à pronúncia. Então, na hora de responder os exercícios sobre rimas perfeitas e no momento de produzi-las é preciso estar atento que, em algumas ocasiões, a grafia pode sofrer uma pequena alteração e mesmo assim a pronúncia continuar idêntica.
Veja no exemplo a seguir:
Foste o beijo melhor da minha vida,
ou talvez o pior… Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!
Trecho do poema O Beijo, de Olavo Bilac.
Perceba que no exemplo acima a igualdade total está presente não só na pronúncia, mas também na escrita.
Por todos esses motivos, pode-se dizer que rimas perfeitas são aquelas nas quais a combinação dos sons, além das últimas vogais e consoantes são idênticas. Isto é, sinalizam perfeição.
Exemplo de palavras que podem ser usadas nos versos de uma estrofe, com o intuito de elaborar rimas perfeitas:
- tormento/firmamento
- amor/clamor
- visitante/relutante
- corriqueiramente/infelizmente
- raiva/pairava
Agora, vamos ver uma exceção em relação à grafia:
- Faço/passo
Nesse exemplo, a escrita sofre uma alteração mas a pronúncia permanece idêntica. Essa igualdade total se dá a partir da sílaba tônica até o final da palavra.
Lembre-se disso, pois provavelmente os exercícios sobre rimas perfeitas vão tentar confundir você.
Observação: A dica, para não acabar errando, é sempre se ater a pronúncia. Nas rimas perfeitas vogais semiabertas irão combinar com vogais semiabertas, as semifechadas irão coincidir com semifechadas, e assim por diante.
Você está quase pronto para responder os exercícios sobre rimas perfeitas, mas falta saber as diferenciar das rimas imperfeitas. Portanto, leia o próximo tópico com atenção.
Diferença entre rimas perfeitas e imperfeitas
Não podemos cair em pegadinhas que questões de vestibular tentam nos pregar. Então, antes de chegarmos aos exercícios sobre rimas perfeitas, vamos aprender a identificar a diferença entre esses dois tipos de rima.
Não esqueça! Aquilo que as diferencia é visto através de pequenos detalhes.
As rimas perfeitas apresentam igualdade total, ou seja, as combinações são idênticas. Esse fator está presente, tanto em relação à pronúncia quanto em relação às vogais e consoantes finais que apresentam.
Veja no exemplo a seguir, um trecho do poema “ Um Beijo”, de Olavo Bilac.
“Foste o beijo melhor da minha vida,
ou talvez o pior…Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!”
Você notou a semelhança entre as vogais e consoantes das palavras que rimam? Portanto, é uma total (não parcial) igualdade fonética (pronúncia) e escrita. Lembre-se disso na hora de solucionar os exercícios sobre rimas perfeitas.
Ao falarmos de rimas imperfeitas, já podemos associar o nome à imperfeição, a não igualdade total. Ou seja, no caso das rimas imperfeitas, há uma combinação parcial representada por uma pequena alteração que não prejudica o ritmo final do texto.
Veja no exemplo a seguir:
“Eu agora — que desfecho!
Já nem penso mais em ti…
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?”
Trecho do poema “Do Amoroso Esquecimento”, de Mario Quintana.
No exemplo acima, você pôde perceber que a igualdade relaciona-se apenas às vogais. Já as consoantes diferem entre si.
Simplificando, nas perfeitas há um grau total de semelhança, enquanto nas imperfeitas há um grau parcial de semelhança. Agora, você não só sabe como fazer rimas perfeitas, como também sabe produzir as imperfeitas.
Imagem de uma lista contendo os outros tipos de rimas.
(Disponível para download)
Os 8 exercícios sobre rimas perfeitas!
Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você.
Obrigado por ter lido até aqui!
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Questão 1- (Planejar)
“Verso” é o nome que se dá a cada uma das linhas que constituem um poema. Ele apresenta quatro elementos principais: metro, ritmo, melodia e rima:
I – Metro: é o nome que se dá à extensão da linha poética. Pela contagem de sílabas de um verso, podemos estabelecer seu padrão métrico e suas unidades rítmicas.
II – Ritmo: é a sequência de notas (no caso da poesia, de sons) que, apresentando organização rítmica com sentido musical, se relacionam reciprocamente, de modo a formar um todo harmônico, uma linha melódica.
III – Melodia: é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares. No verso, a melodia é formada pela sucessão de unidades rítmicas resultantes da alternância entre sílabas acentuadas (fortes) e não-acentuadas (fracas); ou entre sílabas construídas por vogais longas e breves.
IV – Rima: é a igualdade ou semelhança de sons na terminação das palavras: asa, casa; asa, cada. Na rima asa, casa há paridade completa de sons a partir da vogal tônica; na rima asa, cada a paridade é só das vogais. As rimas do primeiro tipo se chamam consoantes; as do segundo, toantes.
Está CORRETO o que se afirma em:
a) Todas as afirmativas.
b) Apenas II, III e IV.
c) Apenas I e IV.
d) Nenhuma das alternativas.
Questão 2- (MS Concursos) Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.
( ) Ritmo é a cadência de sons produzida pela sucessão de sons fortes (sílabas tônicas) e sons fracos (sílabas átonas).
( ) Estrofe é cada conjunto de versos.
( ) Rimas ricas: ocorrem geralmente com palavras de mesma classe gramatical.
( ) Rimas graves, ou femininas: rimam-se as palavras oxítonas, ou monossílabos tônicos.
( ) Rimas esdrúxulas: rimam-se as palavras proparoxítonas.
a) V – V – F – F – V.
b) V – V – V – V – F.
c) V – V – V – F – V.
d) V – V – F – V – V.
Questão 3- (MS Concursos)
ELOGIOS E BAJULAÇÕES
Elogios sinceros resistem a vendavais
Bajulações não resistem a uma brisa.
Quem tem paz sobrevive aos chacais.
O amor alimenta o poeta, a poetisa.
Elogio sincero é como sal em alimento,
Bajulação é como sujeira em ferida aberta
Ou não ter bálsamo após ferimento,
Ou como enfrentar o frio sem coberta.
Bajulações não resistem a uma brisa
Mesmo que se ouça a mais linda poetisa
Ou que se apoie em forte viga.
Elogios sinceros resistem aos vendavais
Por todos os lados a verdade impera
A falsidade não se pendura em varais.
DUARTE, Valdeci. Disponível em: <https://pagina20.net/ elogios- e-bajulacoes/>. Acesso em: 13 dez. 2018 (adaptado).
Do ponto de vista formal, pode-se dizer que o poema acima é:
a) um estribilho
b) uma balada
c) um soneto
d) uma quadra
e) uma sextilha
Questão 4 – (COSEAC)
Banzo
Raimundo Correia
Visões que n‟alma o céu do exílio incuba,
Mortais visões! Fuzila o azul infando…
Coleia, basilisco de ouro, ondeando
O Níger… Bramem leões de fulva juba…
Uivam chacais… Ressoa a fera tuba
Dos cafres, pelas grotas retumbando,
E a estralada das árvores, que um bando
De paquidermes colossais derruba…
Como o guaraz nas rubras penas dorme,
Dorme em ninhos de sangue o sol oculto…
Fuma o saibro africano incandescente…
Vai co‟a sombra crescendo o vulto enorme
Do baobá… E cresce n‟alma o vulto
De uma tristeza, imensa, imensamente…
(In: RAMOS, Péricles Eugênio da Silva. Panorama da poesia brasileira. Rio, Civilização Brasileira, 1959, v. III, p. 90-1.)
Dentre os recursos formais a seguir, o poeta evita recorrer apenas ao que se lê em:
a) enjambements expressivos.
b) rimas soantes.
c) rimas entre palavras da mesma classe.
d) versos graves.
e) versos isométricos.
Questão 5- (IOBV)
Os poemas podem ser compostos por rimas que apresentam distintas classificações. Com base nessa assertiva explicativa, assinale a alternativa incorreta:
a) ‘Sereno’ e ‘moreno’ e ‘neve’ e ‘leve’, foneticamente falando, constituem rimas perfeitas.
b) ‘Prece’ e ‘adormece’ e ‘arde’ e ‘covarde’, segundo o seu valor, constituem rimas ricas.
c) ‘Mágico’ e ‘trágico’ e ‘lírico’ e ‘onírico’, conforme a posição de seu acento tônico, constituem rimas esdrúxulas.
d) ‘Deus’ e ‘céus’ e ‘estrela’ e ‘vela’, foneticamente falando, constituem rimas raras.
- Nossa! Você já fez metade das questões sobre rimas perfeitas. Vamos lá!
Questão 6- (CONSULPAM)
“Leia o texto e responda a questão.
Até nas flores se vê
O destino e a sorte
Umas enfeitam a vida
Outras enfeitam a morte
Marque a opção verdadeira:
a) O texto é um poema de quatro versos.
b) O texto é uma estrofe onde os quatro versos rimam.
c) O texto é um verso onde as quatro estrofes rimam.
d) O texto é uma estrofe onde nenhum dos quatro versos rima.
- Ufa! Agora só faltam mais dois exercícios sobre rimas perfeitas.
Questão 7- (UERJ)
A***
Falo a ti – doce virgem dos meus sonhos,
Visão dourada dum cismar tão puro,
Que sorrias por noites de vigília
entre as rosas gentis do meu futuro.
Tu m’inspiraste, oh musa do silêncio,
Mimosa flor da lânguida saudade!
Por ti correu meu estro ardente e louco
Nos verdores febris da mocidade.
Tu, que foste a vestal dos sonhos d’ouro,
O anjo-tutelar dos meus anelos,
estende sobre mim as asas brancas…
Desenrola os anéis dos teus cabelos!
ABREU, Casimiro de. Obras.
Rio de Janeiro: MEC, 1955, p. 49-50.
Vocabulário:
estro = imaginação criadora
vestal = mulher casta ou virgem
anelo = desejo ardente
Analisando os aspectos estruturais do texto, é possível identificar as seguintes características formais:
a) A presença de versos brancos e de versos livres.
b) A simetria das estrofes e o ritmo de seus versos.
c) O uso da redondilha maior e a forma fixa de soneto.
d) O emprego de rimas emparelhadas e da ordem inversa.
Questão 8 – (FMU)
“De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encanto mais meu pensamento”.
(Soneto da Felicidade – Vinícius de Morais)
Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto acima:
a) é obrigatoriamente de quatro versos.
b) pode ser de três ou quatro versos.
c) poderia ter sido escrito em intuir liberdade quanto ao número de versos.
d) necessita de outra estrofe de quatro versos para terminar a poesia.
e) necessita de outras estrofes de três versos para terminar a poesia.
- Parabéns, você fez todos os exercícios sobre rimas perfeitas. Confira agora o Gabarito:
Gabarito das questões sobre as estrofes
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: c) Apenas I e IV.
Exercício resolvido da questão 2 –
Alternativa correta: a) V – V – F – F – V.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: c) um soneto
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: a) enjambements expressivos.
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: d) ‘Deus’ e ‘céus’ e ‘estrela’ e ‘vela’, foneticamente falando, constituem rimas raras.
Exercício resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: b) O texto é um poema de quatro versos.
Exercício resolvido da questão 7 –
Alternativa correta: b) A simetria das estrofes e o ritmo de seus versos.
Exercício resolvido da questão 8 –
Alternativa correta: a) é obrigatoriamente de quatro versos.
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