Literatura

Como fazer rimas imperfeitas? Diferença, outros tipos e exemplos.

como fazer rimas imperfeitascomo fazer rimas imperfeitas
Sala do Saber - melhor cursinho online

Rima é um recurso utilizado para dar um som agradável ao texto. As letras de música são um belo exemplo disso. Há vários tipos de rima. As imperfeitas são aquelas que possuem uma pequena variação na pronúncia sem prejuízo ao ritmo final. Neste texto, você aprenderá como fazer rimas imperfeitas, os outros tipos existentes e exemplos. 

Neste texto sobre como fazer rimas imperfeitas você encontrará os tópicos abaixo. Clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que é Rima?
  2. Como fazer rimas imperfeitas?
  3. Qual a diferença entre rimas imperfeitas e perfeitas?
  4. Imagem de uma lista contendo os outros tipos de rimas ( Disponível para download). 
  • Após estudar sobre como fazer rimas imperfeitas, você pode praticar com o Simulado Beduka! O melhor simulado enem do Brasil!

O que é Rima?

Antes de descobrirmos como fazer rimas imperfeitas, é fundamental entender o que é uma rima. Ela está presente em todos os dias das nossas vidas, das mais variadas formas.

O principal exemplo disso são as letras musicais. Essas letras são produzidas com o intuito de dar um embalo agradável ao serem representadas pela voz de um cantor, ao mesmo tempo que são acompanhadas por instrumentos musicais.

A musicalidade está tão presente em nossas vidas, que já nem paramos para pensar nos porquês que a envolvem. 

Há muitos anos atrás, os gregos, bons questionadores que eram, logo perceberam que dar uma espécie de gingado às palavras era uma forma super eficiente de alcançar o indivíduo. Assim, começaram a produzir textos nos quais as palavras coincidissem no som. 

Na época, devido a escrita não ser um recurso acessível, os era preciso utilizar a oralidade, inclusive para a educação. 

Foi assim que surgiram os poemas. Isso possibilitou, mais a frente, o surgimento das rimas. Pois os gregos a produziam de forma mais intuitiva do que pensada.  

Vale ressaltar, que foi algo tão eficiente que se propagou e perdura até os dias atuais. É bem louco parar para pensar nisso, não? Foi assim que as frases começaram a ser pensadas com intuito de terem musicalidade, sonoridade e ritmo. 

Antes de continuarmos e descobrirmos como fazer rimas imperfeitas, vamos entender um pouco a sutil diferença entre essas três palavrinhas?

Musicalidade: Refere-se a algo que é musical, que tem características musicais. Portanto, em relação ao gênero textual poema, sinaliza seu caráter musical.

Sonoridade: Refere-se ao som, ou seja, as rimas são criadas para que um poema tenha um som agradável. 

Ritmo: É uma alternância desses sons, digamos que ele que dá gingado ao poema.

Esses recursos são empregados por meio de frases curtas e diretas, os versos, as famosas linhas do poema. E por intermédio das estrofes (o conjunto desses versos).

Haverá uma combinação fonética (da pronúncia, som) do final das palavras e da devida posição que ocupam nas estrofes (conjunto de versos). Essa informação será bem útil na hora de aprender como fazer rimas imperfeitas.

Entretanto, não podemos passar para o próximo tópico e descobrir como fazer rimas imperfeitas, sem antes mencionarmos um fator bastante relevante. Trata-se dos chamados versos brancos ou versos soltos, aqueles que não possuem rimas.

Veja a seguir, um exemplo de versos sem rima:

“Nunca conheci quem tivesse levado porrada.

Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,

Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,

Indesculpavelmente sujo.”

Poema em Linha Reta, Fernando Pessoa

Com ou sem rima, os textos poéticos são impactantes, você não acha?

Simplificando… O que é rima?

Rima é o modo encontrado e utilizado para dar um som agradável ao texto, ou seja, para que esse texto  tenha musicalidade, sonoridade e ritmo. Esse recurso também é bastante utilizado nas estrofes musicais.

Como fazer rimas imperfeitas?

É hora de aprendermos como fazer rimas imperfeitas, isso será bastante útil e relevante, pois elas são um dos tipos mais empregados na produção poética. Vamos lá?

O legal dessas rimas é que elas são parcialmente idênticas, portanto mais fáceis de fazer. Mas do que se trata essa parcialidade na igualdade? Há alguns fatores que veremos a seguir.

Primeiro, pode haver uma combinação entre vogais idênticas (mesma letra) mas que divergem quanto à acentuação. Essa combinação ocorre entre vogais semiabertas e semifechadas.

Veja no exemplo a seguir: 

Como se ama o crepúsculo da aurora,

A mansa viração que o bosque ondeia,

O sussurro da fonte que serpeia,

Uma imagem risonha e sedutora;

Trecho do poema Como eu te amo, de Gonçalves Dias.

Perceba que na palavra aurora o “o” representa uma vogal com o som semiaberto, enquanto na palavra sedutora o “o”  representa uma vogal com o som semifechado. 

Segundo, pode ocorrer uma combinação entre vogais idênticas (na escrita, ou seja, mesma letra), mas que irão divergir quanto ao som. Sendo que dessa vez, essa diferença e combinação ocorrerá entre uma vogal nasal e a outra oral. Veja no exemplo a seguir como fazer rimas imperfeitas.

De que ele, o sol, inunda

O mar, quando se põe,

Imagem moribunda

De um coração que se foi…

(João de Deus)

No vocábulo põe, o “o” é acrescido do (~) e representa uma vogal nasal. Já na palavra foi, o “o” que representa uma vogal oral. 

Nessa combinação parcial de sons, ainda temos a divisão das rimas imperfeitas em toantes e aliterantes. Veja a seguir:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

1- Toantes

Nas rimas imperfeitas toantes ou consoantes, a combinação parcial para que ocorra a rima é feita por meio das vogais. Ou seja, por intermédio da repetição de sons vocálicos. Observe no exemplo abaixo:

  • boca/moça;
  • pálida/lágrima;

Como já dito, nos exemplos citados a igualdade ocorre por meio das vogais e dos sons que elas produzem. Já a diferença é encontrada por intermédio das consoantes representadas pelas letras “c” e “ç” e, “d” e “m”, que também acabam ocasionando alteração fonética.

Esse é um dos modos mais comuns de como fazer rimas imperfeitas.

2- Aliterante

Nesse tipo de rima imperfeita, haverá concordância entre sons consonantais. Portanto, as consoantes serão iguais e as vogais representarão a diferença fonética. Veja abaixo:

  • medo/moda.

Compreender como fazer rimas imperfeitas é bem interessante, pois elas podem ser criadas e lidas sem que a gente perceba. No entanto, na hora de responder uma questão do Enem é importante que saibamos esses detalhes teóricos de como fazer rimas imperfeitas.

Esse método de como fazer rimas imperfeitas é o mais complexo. Devido a isso, requer mais atenção na hora da identificação

Diferença entre rimas perfeitas e imperfeitas.

Podemos dizer que a diferença entre esses dois tipos de rimas é bastante sutil. As rimas perfeitas são elaboradas por intermédio de combinações idênticas relacionadas à pronúncia. Na maioria das vezes também possuem igualdade total relacionada à grafia. 

Veja no exemplo a seguir, um trecho do poema “ Um Beijo”, de Olavo Bilac.

“Foste o beijo melhor da minha vida,

ou talvez o pior…Glória e tormento,

contigo à luz subi do firmamento,

contigo fui pela infernal descida!”

Perceba que as palavras que rimam são compostas pelas mesmas vogais e consoantes. Portanto, nesse caso, há uma total (não parcial) igualdade fonética (pronúncia) e escrita.

Já nas imperfeitas, como você pôde aprender no tópico anterior sobre como fazer rimas imperfeitas, há uma igualdade parcial. Ou seja, há uma pequena alteração que não prejudica o ritmo do texto.

Veja no exemplo a seguir:

“Eu agora — que desfecho!

Já nem penso mais em ti

Mas será que nunca deixo

De lembrar que te esqueci?”

Trecho do poema “Do Amoroso Esquecimento”, de Mario Quintana.

Notou como há uma igualdade escrita apenas relacionada às vogais? Já as consoantes diferem entre si.

Basicamente, em uma há um grau total de semelhança. Enquanto na outra, há um grau parcial de semelhança. Agora, você não só sabe como fazer rimas imperfeitas, como também sabe produzir as perfeitas.

Imagem de uma lista contendo os outros tipos de rimas.

(Disponível para download)

Gostou do nosso artigo sobre como fazer rimas imperfeitas? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! 

Você já tem certeza da profissão que quer seguir pelo resto da vida? É muito tempo, né? O  Raio X do Beduka pode te ajudar a escolher o caminho certo, sem perder tempo! É mais que um teste vocacional, através dele você vai poder se conhecer e se planejar melhor. Isso fará toda a diferença!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários

  • Acerca da produção de rimas:

    Sou grato pelo breve ensinamento,
    Expresso nesta pequena página virtual.
    Faculta a chance ao aprendiz atual
    De desenvolver o seu poético pensamento.

    • Seus versos são o motivo das minhas rimas imperfeitas
      A alegria de ter alcançado, nesse universo virtual tão vasto
      Uma alma com sede de aprendiz!