BoletoFies

Segunda via do boleto Fies: saiba como gerar, imprimir e pagar!

Segunda via do boleto Fies: atrasou? Saiba como gerar imprimir e pagarSegunda via do boleto Fies: atrasou? Saiba como gerar imprimir e pagar!
Instagram Beduka

Se atrasar o pagamento de um boleto, você corre o risco de perder o benefício que conseguiu para estudar em uma faculdade… E isso é péssimo!

Além disso, a inadimplência pode impedir que você tenha uma formatura! Imagine, passar anos estudando para no final… perder tudo.

Por isso, vamos te mostrar o que fazer caso seu boleto tenha atrasado, como emitir a segunda via do boleto Fies em 2023 e onde pagá-lo. 

Esse artigo conta os detalhes sobre a segunda via do boleto do Fies. Se quiser, clique em um dos temas abaixo para ir diretamente ao conteúdo:

  1. O que acontece se eu atrasar o boleto do Fies em 2023?
  2. Como tirar a segunda via do boleto do Fies em 2023?
  3. Como imprimir a 2a via do boleto do Fies 2023?
  4. Onde pagar a segunda via do boleto do Fies em 2023?
  5. Nós conectamos você à faculdade!

Aqui, vamos tratar especialmente da segunda via do boleto do Fies. Se você quiser entender as regras e tudo sobre o boleto, leia nosso artigo sobre como funciona o pagamento geral do Fies.

O que acontece se eu atrasar o boleto do Fies em 2023?

Você pode ser um daqueles que recebem o boleto trimestral porque ainda está no curso, ou um dos que recebem o boleto mensal porque já se formaram. Mas sempre há a possibilidade de atrasarem a entrega do seu boleto ou de você simplesmente esquecer.

Se esse atraso aconteceu na primeira via, você só precisa atualizar seu boleto e pagá-lo dentro do novo prazo. E isso você consegue emitindo a segunda via!

Só não “deixe pra lá” e evite que a nova via atrase de novo. Se não, pode chegar em uma situação drástica:

Se acontecer durante o período de estudos, a inadimplência (não pagamento, calote) pode inviabilizar sua formatura…

Se for depois de formado, você pode perder o direito de usar o benefício novamente e passa a ter uma dívida regida por regras normais. Ou seja, ela será muito maior e a multa pode chegar a 50 reais por dia…

Agora que você já sabe que não dá para ignorar o atraso do boleto, vamos te contar o que fazer em cada situação para não deixar chegar ao extremo!

5 passos para tirar a segunda via do boleto do Fies em 2023!

Para tirar a segunda via do boleto Fies, é só seguir os 5 passos abaixo:

  1. Acesse o site do banco que você firmou contrato (BB ou Caixa);
  2. Procure pela opção Fies e clique;
  3. Procure pela opção Boleto e clique;
  4. Na tela aberta, digite os dados que forem pedidos (CPF ou nº do Contrato, data de nascimento e código de verificação);
  5. Clique em Iniciar Operação e o boleto será emitido!

Outra opção é entrar em contato com a Central de Atendimento do seu banco.

Agora vamos ver como isso acontece especificamente nos bancos mais famosos: Caixa e Banco do Brasil. Olha só!

Como gerar segunda via do boleto Fies 2023 na Caixa Econômica Federal?

Um dos bancos mais comuns que firmam contrato no Fies é a Caixa. Por isso vamos te mostrar o passo a passo nessa operadora:

Lembre-se que o horário para impressão neste banco é de 9 às 19 horas, somente em dias úteis. 

E você também pode emitir a segunda via em uma Agência Caixa ou pelo site do Fies!

Como gerar segunda via do boleto Fies 2023 no Banco do Brasil

Outro banco que costuma firmar contrato com o Fies é o Banco do Brasil. Ele só não tem um serviço próprio de 2ª via, mas há a “atualização do boleto” que surte o mesmo efeito.

O passo a passo nessa operadora é bem parecido. 

  • Entre neste site do Banco do Brasil;
  • Insira os dados pedidos;
  • Digite o código de verificação;
  • Clique em “confirmar”.

Tranquilo né? Depois disso o boleto será automaticamente gerado. Mas pode ter surgido outra dúvida na sua cabeça…

Cronograma de estudos

Como imprimir a 2ª via do boleto do Fies 2023?

Aqui é mais tranquilo ainda. Alguns sites já aparecem com a opção imprimir logo depois que ele é gerado. Aí é só conectar seu aparelho a uma impressora e clicar nesta opção.

Porém, se você quer levar para uma gráfica ou não tiver a opção imprimir, aí você deve salvar o boleto. Ele se tornará um documento como outro qualquer e você poderá enviá-lo por email, colocar em um pendrive ou imprimir normalmente.

Onde pagar a segunda via do boleto Fies 2023? E se for com atraso?

O boleto do Fies não é muito diferente das outras contas que estamos acostumados a lidar. Sendo assim:

  • A segunda via dentro do prazo pode ser paga em qualquer banco, inclusive pelo internet banking;
  • A segunda via fora do prazo deve ser atualizada para incluir as multas sobre o atraso e só pode ser paga no banco responsável pelo financiamento. Ou seja, mesmo que o boleto seja emitido online, você precisará comparecer a uma agência bancária para fazer o pagamento.

Portanto, procure manter-se atento aos prazos e nunca deixe para pagar de última hora. Isso vai te evitar muita dor de cabeça. Mas se acontecer, siga os passos neste artigo e resolva de uma vez por todas!

A seguir temos uma oportunidade incrível que pode mudar sua vida, não deixe de conferir!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível entrar em uma excelente universidade, no curso dos seus sonhos, sem fazer o Enem ou vestibular? 

É isso mesmo! Estamos falando do Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é uma plataforma online que te conecta com bolsas de estudos nas melhores universidades! 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, com bolsas que podem chegar até 65% de desconto no valor da mensalidade, e de quebra, você ainda ganha a matrícula gratuita!

Você não pode perder essa oportunidade.

Acesse o Beduka Bolsas agora e saiba mais!

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Gostou do nosso artigo contando como lidar com a segunda via do boleto Fies? Compartilhe com o seu amigo que também pode precisar de ajuda!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.