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Os 5 melhores exercícios sobre Soneto com Gabarito!

Os 5 melhores exercícios sobre Soneto com GabaritoOs 5 melhores exercícios sobre Soneto com Gabarito
Mentoria para o Enem

Você sabe o que é Soneto? É um tipo de poema com um número determinado de versos e estrofes. Sabia que Shakespeare produziu muitos sonetos? Leia o resumo para aprender mais sobre o assunto e teste seus conhecimentos com os 5 melhores exercícios sobre Soneto! O gabarito está no final do texto.

Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios sobre soneto, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

O que é Soneto?

Olá, tudo bem?

Você com certeza já ouviu falar a respeito dos nomes literários Vinícius de Moraes e Shakespeare. Pois, apesar de não serem os criadores desse tipo de poema, produziram sonetos consagrados e bastante conhecidos na literatura.

O Soneto inglês, no entanto, tem uma particularidade, que abordaremos em um tópico específico. Mas no geral, soneto é uma forma de produzir poemas com critérios pré-estabelecidos por seu criador.

Por falar em criador, a criação do Soneto é atribuída ao poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374). A palavra soneto também origina-se do italiano: “sonetto”, que significa pequeno som. Referindo-se ao som produzido pelos versos que o compõem.

Mas, apesar desta informação ser amplamente divulgada, permanece no campo da hipótese. Não há registros realmente precisos e verídicos a respeito do surgimento dos sonetos.

Essas “regras”, ou melhor, estruturas pré-estabelecidas pelo seu criador, referem-se à quantidade de estrofes, e à quantidade de versos que elas possuem. Devido a isso, fazem parte da categoria de poemas de forma fixa.

Isso é soneto: uma forma fixa de poema, na qual o número de estrofes, versos e os tipos de rima são numericamente pré-determinados.

Agora, ficou bem mais simples resolver os exercícios sobre Soneto, não é mesmo?

Quais as características de um Soneto?

Antes de mais nada, é preciso saber quais são os tipos de estrofes! Por que? Porque o soneto é formado obrigatoriamente por dois desses tipos. 

  • monóstico – estrofe com um verso
  • dístico: dois versos;
  • terceto: três versos;
  • quadra ou quarteto: quatro versos;
  • quinteto ou quintilha: cinco versos;
  • sexteto ou sextilha: seis versos;
  • sétima ou septilha: sete versos;
  • oitava: oito versos;
  • novena ou nona: nove versos;
  • décima: dez versos.

As destacadas em negrito são as que formam o Soneto. As duas primeiras estrofes são compostas de quatro versos cada, e as duas últimas, três versos cada.

Ou seja, dois quartetos ou quadras (estrofes formadas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes formadas por três versos). Totalizando 14 versos.

Vamos ver isso na prática? Observe o exemplo a seguir:

Um soneto de Olavo Bilac

Deixa que o olhar…

Deixa que o olhar do mundo enfim devasse         (verso 1)

Teu grande amor que é teu maior segredo!          ( verso 2)

Que terias perdido, se, mais cedo,                       ( verso 3)

Todo o afeto que sentes, se mostrasse?              ( verso 4)

*******************************************************

Basta de enganos! Mostra-me sem medo             (verso 1)

Aos homens, afrontando-os face a face:               ( verso 2)

Quero que os homens todos, quando eu passe,   (verso 3)

Invejosos, apontem-me com o dedo.                     (verso 4)

*******************************************************

Olha: não posso mais! Ando tão cheio                  (verso 1)

Desse amor, que minh`alma se consome              (verso 2)

De te exaltar aos olhos do universo.                      (verso 3)

******************************************************

Ouço em tudo teu nome, em tudo o leio:               (verso 1)

E, fatigado de calar teu nome,                               ( verso 2)

Quase o revelo no final de um verso.                     (verso 3)

As estrofes estão cuidadosamente separadas por asteriscos para que você possa compreender.

Poema, poesia, soneto, subjetivamente tendemos a acreditar que é tudo a mesma coisa, não é mesmo? Porém, quando vamos enfrentar questões que cobram conhecimentos estruturais (como as de linguagem do Enem) nos deparamos com um entrave!

Sem desespero, que bom que você tem o Beduka! Aqui não deixamos nada passar batido!

Observe que a característica geral de um poema permanece vinculada ao soneto. Essa característica é: estrutura formada por estrofes e versos. 

No entanto, os poemas possuem uma infinidade de combinações possíveis. Já os sonetos sempre seguiram a estrutura do exemplo acima. 

Lembrando que ,Olavo Bilac também é um importante nome literário na criação de sonetos.

Ao analisar a estrutura mais uma vez, vamos deixar de lado a subjetividade. Não iremos falar de emoções ou tentar fazer supostas interpretações. Iremos apenas contar. Os asteriscos separam quatro estrofes, todas numeradas ao lado quanto ao número de versos. 

Agora ficou bem mais simples resolver os exercícios sobre Soneto! Não deixe de praticar após o próximo tópico.

Qual a estrutura do Soneto Inglês?

O soneto inglês também segue uma forma pré-estabelecida, mas as estruturas que o compõem não são as mesmas. Se cair algo sobre isso na sua prova, a partir de agora você saberá responder.

Ele também é chamado de Soneto shakespeariano, e como já foi dito, possui um esquema estrófico independente e diferenciado. Você quer saber qual é?

Então, vejamos a seguir…

Vamos começar pelo que há em comum! O soneto inglês também totaliza 14 versos. Mas ao invés de duas quadras, ele possui três. E, ao invés de dois dísticos, ele possui apenas um, aquele que finaliza o soneto. 

Sua criação, apesar de incerta, é geralmente atribuída a Spenser, ou Henry Howard, poetas que viveram um pouco antes de Shakespeare, no século XVI.

Quais são os tipos de métrica de um Soneto?

Você sabe o que são métricas? Elas são responsáveis pela contagem poética dos versos de um poema.  As sílabas poéticas não são contadas como a divisão silábica gramatical. Portanto, geralmente elas não coincidem.

Quando vamos realizar a contagem de sílaba poética, há dois requisitos fundamentais para nos auxiliarem. São eles:

1- Só se conta até a última sílaba tônica 

2- Vogal não forma sílaba poética sozinha. 

Referente aos sonetos, eles geralmente são compostos por dez sílabas poéticas, ou seja, são decassílabos. Classificados em dois tipos:

1- Versos Heróicos: nos quais as sílabas tônicas se encontram nas posições 6 e 10.

2- Versos Sáficos: nos quais as sílabas tônicas se encontram nas posições 4, 8 e 10.

Veja quais são os tipos de métricas:

  • Monossílabo – verso que possui uma sílaba poética
  • Dissílabo – verso que possui duas sílabas poéticas
  • Trissílabo – verso que possui três sílabas poéticas
  • Tetrassílabo – verso que possui quatro sílabas poéticas
  • Pentassílabo – verso que possui cinco sílabas poéticas
  • Hexassílabo – verso que possui seis sílabas poéticas
  • Heptassílabo – verso que possui sete sílabas poéticas
  • Octossílabo – verso que possui oito sílabas poéticas
  • Eneassílabo – verso que possui nove sílabas poéticas
  • Decassílabo – verso que possui dez sílabas poéticas
  • Hendecassílabo – verso que possui onze sílabas poéticas
  • Dodecassílabo – verso que possui doze sílabas poéticas

Veja a contagem métrica caracterizada pela (/) do Soneto de Fidelidade, Vinicius de Moraes:

“De/ tu/do ao/ meu/ a/mor/ se/rei/ a/ten/to

An/tes/, e/ com/ tal/ ze/lo, e/ sem/pre, e/ tan/to

Que/ mes/mo em/ fa/ce/ do/ mai/or/ en/can/to

De/le/ se en/can/te/ mais/ meu/ pen/sa/men/to.

**************************************************

Que/ro/ vi/vê-/lo em/ ca/da/ vão/ mo/men/to

E em/ seu/ lou/vor/ hei/ de es/pa/lhar/ meu/ can/to

E/ rir/ meu/ ri/so e/ de/rra/mar/ meu/ pran/to

Ao/ seu/ pe/sar/ ou/ seu/ con/ten/ta/men/to.

**************************************************

E a/ssim/, quan/do/ mais/ tar/de/ me/ pro/cu/re

Quem/ sa/be a/ mor/te, an/gús/tia/ de/ quem/ vi/ve

Quem/ sa/be a/ so/li/dão/, fim/ de/ quem/ a/ma.

**************************************************

Eu/ po/ssa/ me/ di/zer/ do a/mor/ (que/ ti/ve):

Que/ não/ se/ja i/mor/tal,/ pos/to/ que é/ cha/ma

Mas/ que/ se/ja in/fi/ni/to en/quan/to/ du/re.”

Lembre-se! Só se conta até a última sílaba tônica, que acima estão representadas em negrito. Portanto, você pode desconsiderar o que vem após a última barra. Esses são os versos decassílabos mais famosos da literatura brasileira!

5 exercícios sobre Soneto!

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

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Questão 1- (ENEM

“Soneto  VII”

Onde estou? Este sítio desconheço:

Quem fez tão diferente aquele prado?

Tudo outra natureza tem tomado;

E em contemplá-lo tímido esmoreço.

Uma fonte aqui  houve; eu  não  me esqueço

De estar a ela um dia reclinado:

Ali em vale um monte está mudado:

Quando pode dos anos o progresso!

Árvores  aqui vi  tão  florescentes

Que faziam perpétua a primavera:

Nem troncos vejo agora decadentes.

Eu me  engano: a região esta  não era;

Mas que venho a estranhar, se estão presentes

Meus males, com que tudo degenera.

(COSTA, C.M. Poemas. Disponível em  www.dominiopublico.gov.br. Acesso em 7 jul  2012)

No soneto de  Claudio Manuel da Costa, a contemplação da  paisagem permite  ao  eu  lírico uma reflexão em que transparece uma

a) angústia provocada pela sensação de solidão.

b) resignação diante das  mudanças do  meio ambiente.

c) dúvida existencial em  face do espaço desconhecido.

d) intenção de recriar o passado por meio da paisagem.

e) empatia entre os sofrimentos do eu e  a agonia da terra.

Questão 2 (Beduka)

Soneto de fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinicius de Moraes)

No que se refere à composição estrutural do texto acima, assinale a alternativa incorreta:

a) Os versos são decassílabos.

b) Trata-se de um soneto, pois possui duas quadras e dois dísticos.

c) Possui um total de 14 versos.

d) É um poema de forma fixa.

e) Apresenta-se da mesma maneira que o soneto inglês.

Questão 3- (Beduka)

E o olhar estaria ansioso esperando

e a cabeça ao sabor da mágoa balançado

e o coração fugindo e o coração voltando

e os minutos passando e os minutos passando…

(Vinícius de Moraes, O olhar para trás)

O trecho acima pertence a um poema, mas não é um soneto. Sabendo que a estrofe do texto “O olhar para trás” possui algo em comum com as de um soneto, análise e marque a alternativa que também refere-se, corretamente, as estruturas dos Sonetos:

a) O conectivo “e” que inicia os quatro versos da estrofe é uma anáfora.

b) A estrofe possui quatro versos, assim como as três primeiras estrofes de um soneto.

c) Se o autor acrescenta-se a esse trecho mais três estrofes de três versos, teríamos um Soneto.

d) É uma estrofe de quatro versos.

e) Se o autor acrescenta-se a esse trecho mais uma quadra e dois dísticos, teríamos um Soneto.

  • Ufa! Agora só faltam mais dois exercícios sobre Soneto.

Questão 4 – (Ufscar)

Soneto de fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

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E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinicius de Moraes)

Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta

a) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.

b) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.

c) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.

d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.

e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.

Questão 5- (EsPCEx)

Coluna 1

( 1 ) elegia

( 2 ) écloga

( 3 ) ode

( 4 ) soneto

Coluna 2

( ) o(a) mais conhecido(a) das formas líricas. Poema em 14 versos, organizados em dois quartetos e dois tercetos.

( ) poema originado na Grécia Antiga que exalta os valores nobres, caracterizando-se pelo tom de louvação.

( ) poema pastoril que retrata a vida bucólica dos pastores, em um ambiente campestre.

( ) trata de acontecimentos tristes, muitas vezes enfocando a morte de um ente querido.

a) 4, 3, 2, 1

b) 3, 2, 1, 4

c) 2, 1, 3, 4

d) 1, 2, 4, 3

e) 4, 3, 1, 2

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Soneto. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das questões sobre Soneto

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) empatia entre os sofrimentos do eu e  a agonia da terra.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) Apresenta-se da mesma maneira que o soneto inglês.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: e) Se o autor acrescenta-se a esse trecho mais uma quadra e dois dísticos, teríamos um Soneto.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: a) 4, 3, 2, 1

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2 Comentários

  • Exercício resolvido da questão 3 –

    Alternativa correta: e) Se o autor acrescenta-se a esse trecho mais uma quadra e dois dísticos, teríamos um Soneto.

    Essa alternativa apresenta um erro de escrita. O certo seria “acrescentasse” – confesso que a palavra parece estranha mas é a conjugação correta para o verbo em questão.

    O mesmo ocorre na alternativa: c) Se o autor acrescenta-se a esse trecho mais três estrofes de três versos, teríamos um Soneto.

    • Percebemos Sandra, mas não temos autoridade para mudar a questão, pois os direitos sobre ela não são nossos. Apenas podemos reescreve-la.